Homem-Aranha é o nome do super-herói do personagem que se chama Peter Parker na “vida comum”. Uma franquia de mídia associada ao protagonista da série de quadrinhos tem o mesmo nome. O criador da imagem original é Stanley Martin Lieber, roteirista e editor da grande editora americana Marvel Comics. A ideia proposta por ele foi concretizada pelo artista Stephen J. (Steve) Ditko. Ele também desenhou o traje e o emblema do Homem-Aranha.
Significado e história
Os logotipos do super-herói Homem-Aranha e da franquia de mídia Homem-Aranha são duas coisas completamente diferentes. De um lado está um personagem de um mundo fictício cujo traje é adornado com a imagem de uma aranha. Por outro lado, existe o próprio Universo, representado não apenas pelos quadrinhos, mas também por longas-metragens, desenhos animados, séries de TV, videogames e até performances teatrais.
1963 – 1979
Nas capas dos primeiros quadrinhos do Homem-Aranha, o título da série estava escrito – amarelo brilhante, com contornos laranja, ligeiramente curvado para cima. Seu design foi realizado por artistas envolvidos no desenho da história da aventura. Tudo isso com a aprovação da editora Marvel Comics.
1979 – 1985
Em 1979, os desenvolvedores mudaram o estilo das letras. Eles fizeram as letras brancas, circundaram-nas com grandes contornos vermelho-laranja e organizaram o título do quadrinho em um arco. Um componente visual incomum era um gradiente de luz que o fazia parecer infantil.
1985 – 1990
1985 trouxe outra mudança para o logotipo. Nos cinco anos seguintes, foi usada uma versão com a inscrição SPIDER-MAN oblíqua. As proporções especialmente selecionadas davam a impressão de que as palavras estavam caindo para a frente. Ao mesmo tempo, a vista de cima criou uma sensação de peso, imponência, solidez. As letras eram laranja com bordas largas e amarelas. Em primeiro plano, em frente ao “M”, os artistas representavam uma aranha pendurada em uma teia de aranha.
1990 – 1994
1994 – 2005
A história em quadrinhos começou a ganhar popularidade, então o estúdio de animação da Marvel Films decidiu filmar uma série animada baseada nela. Em 1994, os espectadores viram o Homem-Aranha: a série animada pela primeira vez nas telas. Paralelamente, foi apresentado o seu emblema: a inscrição irregular “HOMEM-ARANHA”, executada em fonte com serifa individual. As partes inferiores das letras tinham ângulos agudos, tremiam e eram desproporcionalmente longas.
A versão básica usava branco para a colocação e preto e vermelho escuro para os contornos. Mas havia outra opção – com uma inscrição amarela e um contorno laranja. Ele foi complementado por um desenho de um super-herói em seu traje.
2005 – presente
O logotipo, ainda hoje em uso, foi lançado em 2005. Comparado com as versões anteriores, parece mais moderno, pois os designers atentaram para a simetria e a clareza das linhas, o que antes não era observado. Mas, ao mesmo tempo, a inscrição não pode ser chamada completamente uniforme: sua primeira e última letras projetam-se para baixo, formando uma espécie de arco. Às vezes, o nome da franquia de mídia é complementado com a marca Marvel.
Fonte e cores do logotipo
O personagem do Homem-Aranha usa uma fantasia com uma aranha no peito. Este é o famoso logotipo do super-herói, que, se alguma vez, mudou apenas ligeiramente. Os artistas experimentaram sua cor e tamanho sem afetar o conceito geral. No início era preto, mas em 1984 foi feito branco. Em 1988, a versão dark voltou novamente. Foi usado até 1994, quando outro designer desenhou uma aranha vermelha. Em 2013, uma placa com um grande inseto apareceu no traje, que tinha pernas desproporcionalmente longas. Seu autor e desenvolvedor é Humberto Ramos.
O logotipo da franquia de mídia é a inscrição “SPIDER-MAN”. Ele tem um toque moderno em uma fonte sem serifa personalizada. Devido ao fato de as letras na parte superior serem ligeiramente estreitas, parece que as palavras estão em um plano inclinado.
A paleta contém apenas três cores: branco para o corpo, vermelho para os contornos internos e preto para a borda externa. A propósito, o mesmo esquema de cores é usado no emblema de um super-herói chamado Homem-Aranha, apenas o preto prevalece ali, e o branco e o vermelho atuam como adicionais.