Spar é um varejista holandês de propriedade privada. Fundada por Adrian van Well em 1932. Inicialmente, o nome da marca era um pouco diferente, ou seja, DESPAR. Hoje, a empresa opera em quase 50 países ao redor do mundo e o número total de lojas ultrapassa 13.000. O fundador da empresa surgiu com o nome, graças à abreviatura, que se traduz literalmente como “todos trabalham melhor juntos”. A sede da Spar está localizada em Amsterdã. Além de países europeus, a empresa abre supermercados na Ásia, Oceania e África. O número de funcionários em todos os supermercados é de 370 mil pessoas. A receita de 37,1 bilhões de euros, a partir de 2019, torna a empresa uma das mais bem-sucedidas do mercado holandês.
Significado e história
O que é Spar?
Esta é uma organização internacional. A geografia das atividades da empresa é impressionante. Ao mesmo tempo, dado o volume de vendas e autoridade no mercado, a gestão de uma rede de lojas precisa abordar a questão da criação de uma identidade com grande responsabilidade.
A empresa Spar tem uma história rica e, portanto, não é de surpreender que, com o desenvolvimento da marca, seu logotipo também tenha sido modernizado. Seus idealizadores levaram em conta as tendências atuais e, por isso, a rede de supermercados sempre esteve em demanda entre o público-alvo. A mensagem chave na formação do logótipo foi chamar a atenção dos compradores para os principais valores da Spar, nomeadamente a qualidade e o património que a empresa possui. Cabe destacar que em determinados períodos a identidade da empresa para alguns países era diferente. Por exemplo, desde 1960 logotipos ligeiramente modificados têm sido usados na Itália e na Áustria.
1932 – 1940
A primeira versão do logotipo foi apresentada ao público no ano de fundação da empresa. Sua base foi o uso da tecnologia de letras, ou seja, desenhar letras, e não escrevê-las. Mesmo assim, o elemento-chave foi a árvore de Natal da marca, colocada dentro do círculo. O nome e o slogan de Spar são representados em letras brancas sobre fundo vermelho. Para inscrições, o autor utilizou letras maiúsculas em negrito.
1940 – 1950
O logotipo original durou em estilo idêntico por oito anos. Já em 1940, os contornos do emblema foram refinados. Os autores decidiram remover o slogan, que estava impresso na moldura do logotipo. Por sua vez, o nome da empresa De Spar permaneceu o mesmo, feito com letras maiúsculas em negrito. Minimizar a carga de texto possibilitou aumentar a árvore diretamente, tornando-a mais volumosa e poderosa aos olhos do público-alvo.
1950 – 1960
Em 1950, a direção da empresa decidiu mudar o nome, retirando “De”. Como resultado dessas ações, o logotipo também foi redesenhado. Além de encurtar o nome, também ocorreram mudanças na imagem da árvore. Foi criado usando um método geométrico, com linhas retas e cantos vivos, além de dimensões um pouco ampliadas. No entanto, a mudança na escala da imagem principal foi compensada pelo aumento do nome da empresa no logotipo, pois dessa forma a moldura também sucumbiu ao engrossamento. O esquema de cores permaneceu idêntico.
1960 – 1968
Durante esse período, os autores reduziram significativamente o tamanho da árvore, enquanto a estrutura, ao contrário, sucumbiu a um aumento significativo. A fonte do nome Spar, por sua vez, ficou mais fina, e o espaçamento entre as letras é mais significativo. Assim, o logotipo da empresa nesta fase parece mais fresco em comparação com as versões anteriores.
1968 – presente
O redesenho mais notável da empresa veio em 1968. A árvore verde, que até esse período era o elemento chave do logotipo, consistia em apenas um triângulo e uma borda, feitas em verde. À esquerda da imagem está diretamente o nome da empresa, feito em letras brancas sobre fundo vermelho. Ele ocupa aproximadamente 70% do tamanho total do logotipo. Na verdade, o nome e a árvore são elementos independentes um do outro.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo da rede internacional de lojas Spar é feito em uma fonte o mais próxima possível de Consilio Bolde e Nedian Bold. Como regra, foram usadas letras maiúsculas em negrito, cujas linhas são levemente apontadas no final. Neste caso, os contornos nas letras “P” e “R” estão abertos.
Fundo branco, verde e vermelho foram usados como esquema de cores. As mudanças em cada etapa foram pequenas, mas adaptaram claramente o logotipo da empresa às realidades modernas.