Space Jam é um mashup de esportes de desenho animado com elementos de ação. Esta é uma comédia clássica em que Michael Jordan resgata personagens dos Looney Toons. Ela fez sua estréia em meados dos anos 1990. e se tornou o filme de basquete de maior bilheteria do mundo. E não tanto pelo ícone da NBA, mas pelos principais favoritos das crianças: Patolino, Pernalonga e outros personagens da Disney. Na verdade, o filme foi originalmente destinado à geração mais jovem – os millennials, então seus desenvolvedores criaram o site Space Jam. Ele ainda existe, encantando os visitantes com seu design incomum da era “pré-Google”. No entanto, foi recentemente movido para um endereço web diferente, a fim de reorientar o domínio original para anunciar o segundo filme sobre a aventura do jogador de basquete e os personagens Looney Toons. A sequência foi lançada em julho de 2021.
Significado e história
O surgimento da comédia cult está diretamente relacionado à carreira de Michael Jordan. Antes de se aposentar do esporte, tentou desenvolver ao máximo outros projetos para transformar seu nome em uma super marca. No contexto dessas ambições, o jogador de basquete brigou com a Nike, envolvida em sua promoção, e recusou parcialmente seus serviços. A estrela da NBA começou a trabalhar com patrocinadores sem intermediários. Uma das conquistas da época foi o filme Space Jam, onde Jordan anunciava produtos de todas as marcas que o apoiavam financeiramente. Estes incluíam a cadeia de restaurantes McDonald’s, a linha de bebidas Gatorade da PepsiCo, a marca de cereais matinais Wheaties (General Mills), a marca de tênis Nike e a marca de roupas Hanes.
Claro que a Nike apoiou publicamente a atleta, mas na verdade ela não gostou da ideia de um filme de Hollywood. Seus funcionários chamaram o Space Jam de “compulsão de caça” e acharam que isso prejudicaria a qualidade da publicidade. No entanto, Michael Jordan realizou suas ambições de negócios: a comédia foi lançada em 1996, tendo arrecadado mais de 230 milhões de dólares como resultado.
Os internautas lembraram dela em 2010, quando um dos blogueiros do Reddit chamou a atenção para a existência do antigo site promocional do Space Jam. Como se viu, por muitos anos ele não desapareceu, tendo sobrevivido a quatro presidentes dos EUA e a um salto acentuado na evolução da tecnologia. O recurso da web foi criado em uma época em que ninguém assistia ao conteúdo virtual, para que os designers pudessem fazer o que quisessem com ele.
A principal estrela do site é o logotipo do filme. Mais precisamente, não uma estrela, mas um sistema estelar inteiro, porque em estrutura se assemelha a algo entre uma galáxia e as órbitas dos planetas. Esta marca registrada estreou com Space Jam. Foi introduzido um pouco antes da data de lançamento em 1996 e foi usado nos pôsteres originais. Quando a segunda comédia de ficção científica chamada Space Jam: A New Legacy (2021) foi lançada, descobriu-se que seus criadores mantiveram o design original do logotipo e o modernizaram apenas um pouco.
A composição gráfica consiste em elipses concêntricas inclinadas com gradiente. A letra “J” do título do filme é enfiada no meio. Assim, a inscrição pode ser considerada o centro de rotação dos planetas, a base de todo o mundo. Por outro lado, o desenho colorido parece um portal para outra dimensão. Esse significado ecoa o enredo do filme, onde pessoas reais e personagens animados são misturados.
Fonte e cores do logotipo
Para decorar o texto, os criadores do logotipo usaram uma fonte semelhante à modificação Lithos Black de Carol Twombly. Caracteriza-se por linhas largas, formas geométricas e um grande número de ângulos. Os designers do Space Jam adicionaram ainda mais assimetria ao soltar as letras e cortar algumas das linhas em ângulo. Além disso, os elementos da inscrição não são apenas distorcidos – eles rastejam uns sobre os outros, porque os intervalos entre letras estão praticamente ausentes. Isso aumenta o efeito de estilo de desenho animado.
Na versão original, os anéis concêntricos são pintados de vermelho escuro com um gradiente e separados por finas linhas laranja claro. O centro também é laranja. O título do filme é verde, mas há uma transição adicional para um tom amarelo. Ao mesmo tempo, as letras são contornadas em amarelo e projetam sombras pretas de diferentes larguras. Há também opções com outros esquemas de cores: o texto pode ser azul e os anéis podem ser amarelo-marrom.