A Força Espacial, ou a versão completa da Força Espacial dos Estados Unidos (USSF), é uma jovem unidade militar que se transformou em uma unidade de combate independente no inverno de 2019. No entanto, existe como um Comando Espacial do Exército dos EUA desde o outono de 1982. O serviço fornece consciência espacial, supervisiona a segurança e apóia a projeção do poder de combate no espaço.
Significado e história
O que é Força Espacial?
A Força Espacial (ou USSF para abreviar) é a unidade militar incipiente do Exército dos Estados Unidos. Embora tenha existido desde 1982, foi separado no serviço militar independente apenas em 1991. Sua principal tarefa é controlar o espaço próximo à Terra.
Hoje, a Força Espacial é a menor divisão militar dos Estados Unidos, com 77 foguetes espaciais e cerca de 2.500 militares. O conceito básico da formação do serviço remonta a 1945, quando surgiu a Western Development Division – o primeiro departamento espacial especializado da América. Foi comandado pelo General Bernard Schriever. Foi formado involuntariamente, quando a Guerra Fria começou, exigindo tecnologia moderna. Hoje, o departamento continua a funcionar como um elo fundamental no Comando Espacial da Força Aérea.
O próprio emblema deste serviço militar do Exército dos Estados Unidos foi aprovado no ano seguinte após sua separação de uma unidade independente: em dezembro, apareceu uma unidade, e em janeiro recebeu um sinal pessoal. Mas o logotipo provocou uma onda de críticas, pois era quase idêntico ao simbolismo da Frota Estelar da famosa série de TV Star Trek. Portanto, após uma reação crítica do público e sob pressão da Netflix, que entrou com uma ação judicial, os militares decidiram mudar seu logotipo.
Além disso, tal situação crítica surgiu de uma sobreposição absurda. O fato é que a produtora de filmes insistiu em uma ação judicial sobre os direitos de propriedade intelectual da marca depois que sua série de comédia foi ao ar. No entanto, o USSF começou a usá-lo muito antes, tendo-o introduzido por volta do final dos anos 80 – início dos anos 90. Mas o serviço de entretenimento de TV foi o primeiro a registrar o emblema entrando em contato com o Patent and Trademark Office.
Com base nisso, as regras para o uso da propriedade intelectual ficaram do lado do cinema. E a Força Espacial dos Estados Unidos foi forçada a mudar seu logotipo. Caso contrário, ela só poderia usar os símbolos antigos dentro do país. Os militares postaram recentemente sua nova insígnia no Twitter.
Janeiro de 2020 – julho de 2020
O emblema de estreia tem a forma de uma estampa redonda com rebordo duplo. Na faixa externa larga, os nomes dos serviços militares estão escritos: no topo – “Força Espacial dos Estados Unidos”, na parte inferior – “Departamento da Força Aérea”. À direita e à esquerda, as frases são separadas por sinais curvos na forma de uma ponta de seta.
A parte central é ocupada por um círculo formado por uma fina linha branca. Ele contém um globo azul, alinhado com uma grade de meridianos e paralelos. No fundo, há uma grande figura triangular semelhante a uma nave espacial e uma faixa improvisada de órbita ao redor do globo. Existem também aglomerados brilhantes na forma de pequenos pontos e estrelas únicas com raios: um grande (na metade superior) e dois pequenos (abaixo).
Julho de 2020 – presente
O segundo logotipo do USSF é radicalmente diferente do primeiro. Não tem abundância de detalhes e nem mesmo a forma clássica de impressão. Os militares seguiram um caminho inovador e criaram um símbolo moderno. Parece uma ponta de flecha alongada ou um ônibus espacial colocado verticalmente. Devido à alternância de formas escuras e claras, parece volumoso.
Existe uma linha cinza ao longo da borda externa do cone, imediatamente seguida por uma linha preta. O elemento central é uma ampla faixa escura com uma estrela de quatro pontas na parte inferior. Dois triângulos cinza escuro pontiagudos se estendem dele em duas direções. Eles são jogados com sombras, então parecem tridimensionais.
Fonte e cores do logotipo
O símbolo Delta (letra A maiúscula em grego) foi usado pela primeira vez em 1961. Ele transmite o legado do comando militar e dos serviços espaciais dos EUA. A linha externa prateada representa proteção contra quaisquer ameaças do espaço sideral. A faixa preta que o segue denota a escuridão sem limites do espaço sideral.
Duas torres de luz, localizadas verticalmente, simbolizam a aspiração do foguete ao espaço (seu lançamento). As quatro peças chanfradas transmitem a unidade das forças armadas do país em apoio à missão espacial – fuzileiros navais, marinha, exército e forças aéreas.
Na parte inferior central está a Estrela Polar de quatro pontas – a personificação dos valores brilhantes, puros e nobres do USSF. Abaixo do gráfico está a frase “Força Espacial dos Estados Unidos”. Mas no geral, de acordo com os usuários, o novo emblema se assemelha a um logotipo da Pontiac invertido.
Para o texto, os criadores do logotipo escolheram um tipo sans serif calmo, confiante e direto – Sharp Sans. Sua alternativa é a fonte Trebuchet (com algumas modificações).
O espectro de cores é estritamente limitado e inclui apenas uma paleta discreta: prata (cinza em vários tons), preto e branco.
O que significa o logotipo da Força Espacial?
O logotipo contém um sinal simbólico que combina várias imagens. Primeiro, ele se assemelha a uma ponta de seta apontando para cima. Segundo: é um símbolo delta, uma letra grega antiga. Terceiro: o ícone parece um foguete sendo lançado ao espaço.
A Força Espacial roubou o logotipo de Star Trek?
Não, a Força Espacial não roubou o logotipo de Star Trek. A série foi lançada em 1987 e o emblema militar apareceu em 1961 e foi desenvolvido com base em um emblema que existia em 1946. É que a TV imediatamente registrou seu logotipo, mas os militares não.
Posso usar o logotipo da Força Espacial?
O logotipo da Força Espacial não se destina a uso comercial, público ou individual. É protegido por decreto estadual, como todos os outros selos militares. Seu uso por pessoas não autorizadas é punível por lei.
Qual é o lema da Força Espacial?
A menor unidade militar dos EUA (6.434 pessoas servindo na Força Espacial) tem seu próprio lema. Esta é a frase latina Sempre Supra. Isso se traduz como Sempre acima.