Sonic Team é um criador de videogame de propriedade da Sega (Japão), parte da Sega CS Research and Development No.2. O grupo foi formado em 1990 e inicialmente consistia de três profissionais: Yuji Naka (programador), Naoto Ohshima (artista) e Hirokazu Yasuhara (designer de níveis). Em 1991, a equipe escolheu um nome para si, tendo lançado seu primeiro jogo – Sonic The Hedgehog para a plataforma Sega Genesis. Seus outros produtos mais famosos são Nights into Dreams e Phantasy Star Online. A sede americana da empresa está localizada em São Francisco, Califórnia.
Significado e história
Naka e Yasuhara então se mudaram para os Estados Unidos, onde desenvolveram jogos no Sega Technical Institute, enquanto Ohshima trabalhava neles no Japão no Sonic CD. Em 1994, Naka voltou para sua terra natal e assumiu o comando do CS3, que mais tarde foi rebatizado de P&D No.8. Ao mesmo tempo, a divisão aceitou o Sonic Team, mas passou a criar videogames sem esse personagem. Mas em 1998, o lançamento de Sonic Adventure apareceu, após o qual vários funcionários da Sonic Team se mudaram para os Estados Unidos para formar a empresa de mesmo nome e trabalhar no Sonic Adventure 2.
A Sega então dividiu seus estúdios em departamentos separados. Assim, em 2000, a empresa SONICTEAM Ltda. (com base em R&D # 8) e um grupo subsidiário da Sonic Team USA. Então, a organização controladora começou a passar por dificuldades financeiras e uma série de aquisições ocorreram. Em 2003, a equipe Sonic se uniu à United Game Artists. Em 2004, Sonic Team USA se tornou Sega Studios USA.
Ao mesmo tempo, a Sammy Corporation adquiriu a Sega e a Sonic Team tornou-se o departamento de P&D da Sega GE1. Posteriormente, foi renomeado para CS2. Em 2008, Sega Studios USA fundiu-se com a Equipe Sonic novamente. Nos anos que se seguiram, eles se tornaram uma plataforma para experimentar várias formas do nome Sonic. No total, são cinco tipos de logotipos na carreira dessa marca.
1991 – 1996
A versão mais antiga do emblema era incrivelmente simples. Não usava nada além de texto – o nome Sonic Team Presents, em letras maiúsculas. A fonte era lisa, sem serifa. A inscrição tinha uma forma alongada e foi colocada horizontalmente ao mesmo tempo. Seu fundo era um retângulo preto na forma de uma faixa estreita. O nome foi escrito em caracteres brancos que eram claramente visíveis em um substrato contrastante.
1996 – 1999
Nessa época, o emblema real apareceu pela primeira vez, que consistia em um oval sólido preto. Estava posicionado horizontalmente e continha uma imagem roxa gradiente da cabeça de um ouriço, delineada em um contorno prateado e complementada por destaques. O personagem era lustroso, volumoso, olhava para a esquerda e tinha olhos muito grandes – na verdade, órbitas vazias através das quais um fundo escuro podia ser visto.
À direita havia uma inscrição em negrito, disposta em três linhas: na parte superior – “Sonic”, no meio – “Equipe”, na parte inferior – “Presentes”. As palavras estavam em uma fonte estilosa sem serifa. Na primeira palavra, as letras tinham uma forma heterogênea, nas demais eram iguais. Particularmente proeminentes foram o “O” inclinado para a direita e o “C” com pontas cortadas de maneira irregular. Esta fonte é chamada de Nise SegaSonic e foi originalmente usada para a série de videogames Sonic the Hedgehog. O autor do logotipo é Hirokazu Yasuhara.
No mesmo período, surgiu outra variação do logotipo, composta pelos mesmos elementos, mas de forma reagrupada. O nome ocupava duas linhas junto com um sinal gráfico: na primeira linha estava a frase “Sonic Team”, feita em fonte corporativa e separada pela cabeça do personagem principal. Na parte inferior havia a inscrição “Presentes”, executada em pequeno grotesco com letras bem espaçadas. A cor predominante do emblema era roxo escuro. Um retângulo preto serviu de fundo.
1998 – 1999
Ao final desse período, outra versão da logomarca foi aprovada, rodeada por um redemoinho. Era preto e branco, plano e consistia em uma cabeça de ouriço disposta em um semi-perfil. Estava acima do nome da marca e da palavra “Presents”, que estavam na mesma fonte do logotipo anterior. De acordo com o conceito dos designers, o círculo recebeu quatro pontas agudas nas bordas, e a imagem do Sonic ficou branca e foi colocada em um fundo preto.
1999 – presente
O logotipo atual consiste na cabeça do personagem principal, que Hirokazu Yasuhara tornou mais expressivo e distinto. Como resultado, os olhos e o nariz de Sonic agora são muito distintos, pois não se fundem mais. O texto está à direita e se estende por duas linhas porque a legenda “Presentes” desapareceu dele. A fonte é um Nise Sonic modernizado.
Fonte e cores do logotipo
Como um sinal gráfico, os desenvolvedores usaram o perfil de um personagem-chave do primeiro videogame – Sonic The Hedgehog. Ele é desenhado em meia volta com três pontas largas saindo de trás. Os olhos são grandes, com uma mini-oval contrastante no centro, que substitui a pupila.
Para o logotipo, os designers escolheram dois tipos de fonte corporativa: Nise SegaSonic (versão básica) e Nise Sonic (versão modernizada). Eles têm um “O” virado diagonalmente e um corte irregular “C”.
A paleta principal é azul. Mas agora é assim, e antes usava um gradiente preto, branco e roxo com uma transição do lilás para o cobalto.