A Sephora é uma cadeia francesa de lojas de varejo que vende cosméticos, perfumes, esmaltes, produtos para cabelo, rosto e corpo. Possui 2.600 pontos de venda em todo o mundo: seus escritórios de representação estão abertos nos EUA, Canadá e outros 33 países. Isso traz sua enorme renda anual: apenas a boutique da Champs Élysées em Paris é visitada por mais de 6 milhões de pessoas por ano. As lojas vendem produtos de produção própria (a marca de mesmo nome) e 300 outras marcas. Entre eles estão Lancôme, Milk e outros conhecidos representantes do segmento de beleza. A empresa foi fundada em 1970 em Limoges (Paris) e recebeu o nome da esposa do profeta Moisés, cujo nome era Zípora (Sepphora grega). O fundador da empresa é o empresário Dominique Mandonnaud. Agora ela faz parte do conglomerado da indústria da beleza LVMH.
Significado e história
Embora a empresa de cosméticos Sephora tenha sido lançada na década de 1970, atingiu sua fama máxima nos anos 90, depois que Dominique Mandonnaud a comprou e a anexou à sua rede de perfumes com o mesmo nome. Isso aconteceu em 1993. Assim nasceu a maior marca, focada na venda de uma vasta gama de produtos para a indústria da beleza.
Tornou-se popular não apenas devido à presença de uma enorme variedade de produtos, mas também devido à introdução de um sistema inovador de autoatendimento. Diferia radicalmente dos modelos de negociação usuais, oferecendo testar fundos antes de comprar diretamente nas lojas. Durante a década de 1990, a rede Sephora se expandiu rapidamente. Foi então que a boutique emblemática apareceu na Champs Élysées em Paris. Em 1997, Mandonnaud, juntamente com parceiros de negócios, vendeu a empresa para a gigante de cosméticos LVMH, que continuou seu desenvolvimento. Ele aumentou o número de produtos cosméticos e atraiu muitas marcas especializadas.
O novo proprietário concentrou-se nos mercados promissores do Oriente Médio, estabelecendo 44 pontos de venda nos Emirados Árabes Unidos e KSA. A marca entrou nos Estados Unidos em 1998, abrindo sua primeira loja em Nova York. Está presente no Canadá desde 2004 e na Austrália desde 2014. Em 2007, a Sephora introduziu o e-commerce e lançou sua própria loja online. Mas a empresa não para por aí: ainda continua ampliando parcerias com marcas de cosméticos exclusivas. Seus escritórios regionais estão espalhados pelo mundo, de modo que o logotipo minimalista é bem conhecido não apenas nas principais cidades do mundo.
A exclusividade deve ser sutil e concisa – de modo a atrair a obscuridade e o gosto refinado. Tanto o primeiro quanto o segundo dono da marca de cosméticos têm certeza disso. Por isso, seu signo de identidade visual se distingue por uma sofisticação inusitada, desconhecida na indústria da moda. Afinal, é conciso até o limite, além do qual começa o mundo da beleza divina. Além disso, do grego antigo “sephos” é traduzido precisamente como “beleza”.
O logotipo incorpora os valores e a estética da marca de cosméticos, embora à primeira vista não haja sinal de um ideal feminino nele. Mas este é apenas um exame superficial. Se você penetrar nas profundezas de sua filosofia, muitos significados serão revelados. Eles são refletidos no símbolo gráfico – a linguagem da chama contorcida, localizada acima do nome da empresa.
Em primeiro lugar, ele personifica o fogo que queima dentro de cada mulher. Em segundo lugar, transmite o nome da marca, pois tem a forma de um “S” suavemente curvo. Em terceiro lugar, simboliza uma mulher com curvas graciosas do corpo. Quarto, mostra um fio de cabelo perfeitamente arrumado. Em quinto lugar, oferece uma brecha estreita no mundo da beleza pura e brilhante. Em geral, o caráter alegórico do signo é ilimitado e elevado, assim como sua memorabilidade.
A linha ondulada e ligeiramente estendida está localizada verticalmente. Ele fica exatamente no meio das letras horizontais da Sephora, apresentando simplicidade, elegância e letras amplas. Os sinais são uniformes, lisos, grotescos: representam o padrão das fontes impressas, onde não há nada supérfluo. Graças a isso, os elementos gráficos e de texto formam a sofisticação indescritível do logotipo.
Fonte e cores do logotipo
A marca de cosméticos encomendou um pacote de fontes personalizado da Mucca Design para garantir que seus produtos e identidade reflitam o estilo pessoal em todas as áreas. Sephora Sans é uma fonte universal que é usada no emblema, no rótulo e nos documentos. O Sephora Serif Text é uma variante com excelente legibilidade em tamanhos pequenos de logotipo. O Sephora Serif Display é caracterizado pelo alto contraste.
O esquema de cores, pelo contrário, é escasso e consiste em uma combinação clássica de branco e preto. Mas quando combinado com fontes personalizadas, assume uma elegância sofisticada.