Santa Cruz é uma lendária marca americana de bicicletas de skate. Faz parte da NHS, Inc., que distribui equipamentos e equipamentos esportivos. Os fundadores da marca são três amigos: Richard Novak, Doug Haut e Jay Shuirman, que apoiaram entusiasticamente a nova direção dos esportes radicais e contribuíram para seu desenvolvimento ativo. A empresa foi fundada em 1973. Sua localização é a cidade de Santa Cruz, Califórnia.
Significado e história
O que é o logotipo da Santa Cruz?
A Santa Cruz é uma fabricante americana de lendários skates e bicicletas de última geração. Surgiu em 1973 por meio de uma parceria comercial de três amigos: Rob Roskopp, Rich Novak e Mike Marquez. Em 1993, a empresa iniciou a produção de bicicletas.
O logotipo atual é um círculo vermelho, através do qual o nome da marca está localizado, e abaixo em letras minúsculas está marcado “SKATEBOARDS”. A inscrição central é colocada diagonalmente, a inferior – em semicírculo. No Papai Noel, os dois A’s são em forma de rampa.
Em primeiro lugar, foi fundada a empresa-mãe NHS, com o nome de três amigos. Para obter uma forma concisa e compreensível, eles usaram as primeiras letras de seus nomes – Novak, Haut, Shuirman. No início, a empresa se especializou no fornecimento de materiais para pranchas de surf. O skate na vida de jovens empreendedores veio depois, quando o telefonema fatídico do chefe da McCully’s Bike Shop, no Havaí, tocou no escritório. Ele os abordou com um pedido para customizar 500 skates. Amigos aceitaram o pedido e em 1973 apresentaram os skates Santa Cruz pela primeira vez. Ao mesmo tempo, as famosas rodas e bases Road Rider Wheels e Independent Trucks foram produzidas.
Os modelos de estreia se assemelhavam a um minicruzeiro. Os decks eram pequenos e pareciam mais ou menos com os skates Penny modernos. Naquela época, as pranchas eram a principal tarefa do skate – downhill rápido e corrida de velocidade. Portanto, seu design era ligeiramente diferente: uma base estreita, rodas grandes e macias, rolamentos barulhentos. Mas com o advento da era do truque, eles foram refinados, então acredita-se que a Santa Cruz fabrica os melhores componentes de skate e suas rodas são vendidas separadamente.
Com o desenvolvimento da base de produção e a melhoria no desempenho dos skates, as rampas começaram a aparecer massivamente nos quintais dos americanos e os skateparks em todos os cantos dos Estados Unidos. Paralelamente, surgiram rolamentos de precisão, rodas de uretano e placas com o icônico logotipo. Os proprietários da marca também se concentraram em gráficos altamente artísticos para seus decks.
Mas na década de 1980, a empresa-mãe e todas as marcas que ela possui de repente entraram em crise com o falecimento de Jay Shuirman. A Thrasher Skateboard Magazine ajudou a salvar o dia. Ele se tornou a bíblia dos skatistas, chamou a atenção para o esporte e literalmente colocou a indústria de pé. O renascimento desta marca ocorreu em 1984-1985 com a ajuda de Eric Swenson e Fausto Vitello, fundadores da Novak e da Independent Trucks.
Em meados da década de 1970, o NHS contratou o designer freelance Jim Phillips, que foi fundamental para o sucesso da marca. Foi ele quem desenhou os lendários emblemas da Road Rider Wheels, o logo “oblíquo” da Santa Cruz, os emblemas “Red Dot” da Santa Cruz e o símbolo da “cruz” para caminhões independentes.
Além disso, ele apresentou uma série de decks com o logotipo Rob Roskopp, que em 1989 se tornou o mais popular. Antes disso (em 1985), Jim tinha um design revolucionário que se tornou um ícone do estilo do skate. Este é o símbolo lendário da Mão Gritante. Esteve presente em quase todos os painéis das marcas e até chamou a atenção de mostras mundiais de arte. A marca Santa Cruz também possui outros ícones icônicos do skate. Este é o logotipo de Neptune & Sungod (Jason Jessee), Toybox (Jeff Grosso), Atomic Man (Jeff Kendall). Todos eles ganharam uma popularidade incrível e se tornaram clássicos do design de skate.
O selo oblíquo com a palavra “Santa Cruz” é o rótulo icônico da empresa. Está associada à cidade em que os skates foram produzidos pela primeira vez. A marca consiste em um disco vermelho com uma linha preta na borda. No centro está o nome da marca diagonalmente em letras amarelas com um pequeno itálico. A fonte está em maiúsculas. Cada personagem tem uma sombra, o que faz com que o texto pareça tridimensional. “S” (é alongado, em forma de fita) e ambos “A” (feito em forma de pirâmide) têm um desenho incomum. Na parte inferior do círculo vermelho está a palavra “Skateboards”.
Outro emblema icônico é a Mão Gritante. É o logo mais reconhecível no skateboarding, equiparado a uma obra de arte. Sua base é uma mão esquerda virada, que é representada com a palma da mão aberta para a frente. É de cor azul e parece um toco, como evidenciado pelas veias e sangue. Uma boca é desenhada na palma. Ele se abre em um grito de terror. Dentes fortes e brancos e uma língua vermelha são claramente visíveis contra o pano de fundo da escuridão. Todos os elementos são complementados com sombras, o que torna a mão volumétrica. “Santa Cruz” está escrito abaixo do lábio inferior em letras minúsculas.
Fonte e cores do logotipo
Embora a inscrição seja feita em uma fonte de nosso próprio desenho, é muito semelhante à fonte Santa Carla. Seu criador é Kirk Shelton, que apostou no estilo techno. O S parece um corrimão e uma rampa de skate ao mesmo tempo.
A paleta da marca é brilhante, suculenta, rica, correspondente a este esporte, pois os skatistas estão sempre no auge de suas emoções. Preto, azul, vermelho, branco e amarelo são os principais componentes do esquema de cores do logotipo.
De onde veio o logotipo da Santa Cruz?
Esta marca possui vários logotipos lendários, cada um dos quais surgiu a partir de um conceito criativo. The Screaming Hand foi sugerido pelo artista gráfico Jim Phillips. E ele criou a versão atual do Red Dot junto com Jay Shuirman.
O que a mão gritando simboliza?
The Screaming Hand é um ícone de estilo no mundo das marcas de skate. O logotipo é equiparado a obras de arte e representa um grito de horror, porque seu autor (Jim Phillips) é um artista incomparável de vários emblemas em um estilo chocante.
Pelo que é conhecida a marca Santa Cruz?
A marca Santa Cruz é conhecida pelos skates lançados em 1973 e pelas bicicletas de montanha. Ela lançou sua produção em 1993, separando-a em uma divisão independente.