Sam’s Club é uma rede de armazéns americana. Seu nome oficial é Sam’s West, Inc. A empresa começou a operar em 1983 em Midwest City, Oklahoma. Agora, sua sede foi transferida para Bentonville, Arkansas. O fundador da organização é o empresário Sam Walton, que deu seu nome. O serviço agora é gerenciado diretamente por seu Walmart Inc. Na primavera de 2021, ela tinha quase 600 clubes membros em 44 estados dos EUA, nas Ilhas Virgens e em Porto Rico. Além disso, ela possui muitas lojas no exterior: 32 na China e 165 no México. Sam’s Club ocupa o segundo lugar entre os concorrentes em termos de vendas. Seus pontos de venda também operam no Brasil. Recentemente, ela teve a ideia de converter alguns deles em centros de comércio eletrônico, por isso está fechando armazéns impopulares.
Significado e história
O que é o Sam’s Club?
Esta é uma rede de shopping centers do tipo clube dos Estados Unidos. Ela tem por objeto a venda de mercadorias a granel de armazéns, é administrada pelo Walmart. Seu fundador é Sam Walton, de quem recebeu o nome. Sam’s Club foi fundado em 1983 em Midwest City, Oklahoma.
Sam Walton lançou um novo tipo de comércio 21 anos após a abertura da rede de atacado e varejo Walmart. O Sam’s Club fez sua primeira grande aquisição em 1987, quando comprou o SuperSaver Wholesale Warehouse Club, localizado em West Monroe, Louisiana. Isso permitiu que a marca expandisse significativamente sua rede em 24 pontos de depósito. Ele iniciou sua expansão para o nordeste do país com New Jersey, aumentando gradativamente o número de lojas.
Os clubes são, na verdade, depósitos. Eles vendem a maior parte das mercadorias em embalagens de fábrica e em paletes, ou seja, a granel. As mercadorias neles são armazenadas em contêineres. O sortimento básico consiste em roupas, itens colecionáveis, joias, flores, eletrônicos, cristais, copos, carnes e outros produtos alimentícios. Muitos objetos possuem departamentos de floricultura, ótica, padaria, fotografia, montagem de pneus, farmácias e cafés.
No início de 2018, a rede anunciou a redução do quadro de funcionários e o fechamento de alguns pontos de venda. No total, ela liquidou 63 lojas. Além disso, os funcionários não foram avisados com antecedência sobre a medida categórica: foram notificados às pressas por e-mail regular em 11 de janeiro. Mas, ao mesmo tempo, a administração anunciou que com base nos antigos pontos de venda Sam’s Club abrirá outras empresas de atacado, onde os ex-funcionários podem conseguir um emprego novamente. E era tudo sobre a reforma tributária estadual.
Apesar do fechamento de várias dezenas de depósitos, a empresa ainda conseguiu salvar sua cara. Ela simplesmente modificou os emblemas antigos, criando novos sinais a partir deles, mantidos no estilo corporativo. No total, existem cinco logotipos em seu arsenal.
1983 – 1990
No início, uma placa que consistia no nome de uma rede comercial era considerada um emblema. Foi usado não apenas para designar um ponto de venda, mas também para fins de marketing – para veiculação em meios de publicidade. Era uma inscrição preta em um fundo retangular cinza. Metade do espaço estava ocupado pela palavra grande “Sam’s”. Um pouco menor era a frase “Wholesale Club”, localizada à direita dela. Em letras muito pequenas estava a frase no canto inferior direito – “Uma Divisão da Wal-Mart Stores Inc.”. Estava separado do texto principal por três faixas: uma larga e duas estreitas.
1990 – 1993
Após o rebranding da rede de lojas de atacado, a administração aprovou um logotipo diferente. Era no mesmo estilo do anterior: a mesma fonte, os mesmos ângulos retos e um retângulo horizontal. Do contrário, tudo era diferente. O fundo superior é branco e o fundo é preto. A palavra clara “Clube” apareceu no retângulo escuro, enquanto o esquema de cores da parte superior era o oposto: a inscrição preta “Sam’s” em um fundo branco. Os desenvolvedores removeram a maioria dos elementos, focando no minimalismo.
1993 – 2006
As mudanças empreendidas em 1993 trouxeram muitas novidades à identidade. E a principal inovação foi a combinação gráfica do emblema anterior com o design inovador do logotipo atual. Para isso, os autores pegaram a inscrição e colocaram-na diagonalmente em um losango. Outro fator importante na modificação do emblema é a cor. O preto e branco monocromático deu lugar a uma paleta de azul e branco.
2006 – 2019
O emblema de 2006 consistia em um losango aprimorado. Para atingir o equilíbrio perfeito entre gráficos e texto, os desenvolvedores removeram o fundo da palavra “Clube”, mas deixaram-no com um grotesco elegante. A primeira parte do nome, localizada acima, foi desenhada em uma fonte diferente – com serifas e com letras maiúsculas e minúsculas. Acima deles, os designers colocaram uma placa em miniatura formada por dois losangos translúcidos sobrepostos um ao outro. O esquerdo era de cor azul, o direito era verde.
2019 – presente
Na tentativa de obter o logotipo ideal, a rede de varejo e armazém simplificou ao máximo para mostrar aos clientes a ampla disponibilidade da marca e dos produtos que ela oferece. O nome recebeu uma fonte simplificada em minúsculas, sem um único canto ou transições nítidas. Um ícone composto por dois ponteiros apareceu à direita. Eles são posicionados para formar um diamante.
A identidade de um clube comercial é baseada em formas simples e compreensíveis – retângulos, até mesmo contornos, losangos, listras largas e estreitas. O único elemento complicado é a palavra serifada “Sam’s” no logotipo de 2006-2019. O resto dos detalhes são apresentados de forma clara e reconhecível, mesmo com a colocação diagonal do nome da rede de armazém.
Fonte e cores do logotipo
Uma das fontes usadas no logotipo do Sam’s Club é chamada New Caledonia Regular. Foi desenvolvido por William Addison Dwiggins e apareceu pela primeira vez na Adobe. E a fonte moderna é uma reminiscência do Odudo Soft Regular.
Seguindo o princípio da simplicidade e do minimalismo, a empresa optou por cores contidas para o logotipo. Entre eles estão o preto, o azul escuro, o oliva, o branco e o azul.
O que significa o logotipo Sams Club?
O logotipo do Sam's Club mudou muito, então a versão moderna parece diferente da de estreia. Consiste em dois suportes triangulares frente a frente. Eles formam um losango estilizado. À direita está o título em minúsculas.
O Sam's Club mudou seu logotipo?
Sim, seu logotipo mudou várias vezes. Em 1993, houve um afastamento da simples inscrição - nela apareceu pela primeira vez um losango, simbolizando uma caixa com o nome do clube. Em 2019, a caixa desapareceu e foi substituída por dois colchetes triangulares dobrados.
Qual fonte é o logotipo do Sam's Club?
Uma das fontes do logotipo Sam's Club anterior é New Caledonia Regular, projetada por William Addison Dwiggins. Agora o nome é executado em uma fonte elegante sem serifa, próximo ao Odudo Soft Regular.
O que o Sam's Club tem?
As lojas do Sam's Club oferecem todos os tipos de produtos - de combustível a alimentos. A rede é especializada em preços acessíveis e compras em massa que estão disponíveis apenas para membros do clube. Ou seja, as lojas oferecem aos clientes o principal: economia.