Como membro da Big Ten Academic Alliance, a Rutgers University faz parte de uma associação de 14 instituições educacionais de elite dos EUA que estão envolvidas em atividades de pesquisa. Além disso, um de seus campi regionais faz parte da Associação de Universidades Americanas desde 1989. O fato de a universidade ter recebido um convite para ser membro de uma organização de prestígio indica sua alta posição no ranking.
Significado e história
A Modern Rutgers University consiste em três grandes campi, onde operam dezenas de escolas diferentes. A gama de especialidades é muito ampla – desde negócios e engenharia até artes plásticas e medicina. E tudo começou mais do que modestamente: a instituição educacional surgiu em 1766 como Queen’s College, onde você podia obter uma educação espiritual. No início, as aulas de teologia para futuros ministros da igreja eram realizadas em uma das tavernas de Nova Jersey. Pouco depois foram transferidos para casas particulares. Ao mesmo tempo, a instituição de ensino ganhava dinheiro com o tráfico de escravos, mas ainda carecia de financiamento. Seu próprio prédio foi construído com dinheiro de filantropos.
Em 1825, ocorreu outro evento importante na história do Queen’s College: passou a ser conhecido como Rutgers College em homenagem ao Coronel Henry Rutgers. Este homem, segundo os dirigentes da universidade, era a personificação dos valores cristãos. Lisonjeado com essa honra, Henry doou vários milhares de dólares e uma enorme cúpula para a instituição educacional.
Rutgers recebeu o status de universidade estadual em 1945. Mais tarde, a Universidade de Newark se juntou a ela, que se tornou a base de um dos três campi regionais. Todos os departamentos da universidade estão unidos por um sistema comum de identificação visual. A identidade moderna foi adotada em 2006 e aprovada pelo Conselho de Governadores. Inclui um logotipo de assinatura e selo oficial. O licenciamento da marca teve início em meados da década de 1980, com a instituição de ensino se beneficiando com a venda efetiva do direito de uso de seus ícones e nome.
Antes de 2006
O logotipo anterior, assim como o moderno, continha o nome completo da instituição de ensino. A palavra “RUTGERS” foi escrita em grandes letras vermelhas com serifas triangulares. A frase “A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE NOVA JERSEY” estava no topo. Os designers o tornaram preto e o reduziram um pouco para que ambos os pontos combinassem em comprimento. Linhas escuras foram desenhadas acima e abaixo do texto.
2006 – presente
Após o redesenho, as listras horizontais desapareceram e a palavra “RUTGERS” tornou-se a principal. As letras permaneceram vermelhas, mas sua forma mudou visivelmente. Agora eles são finos e elegantes, especialmente o “R” com uma haste estendida. No novo sistema de identidade, a frase “THE STATE UNIVERSITY OF NEW JERSEY” é considerada um texto de identificação. Ele contém letras cinzas finas e é deslocado para o canto inferior direito. Para fazer com que a inscrição secundária ocupe menos espaço, ela foi disposta em duas linhas.
Selo
O selo universitário pode ser encontrado em diplomas, contratos e outros documentos. Consiste em três círculos concêntricos com um sol branco no meio. A luminária, cercada por várias dezenas de raios finos, simboliza a luz do conhecimento e da verdade. Isso confirma o lema, escrito em letras vermelhas no anel branco mais próximo: “SOL IUSTITIAE ET OCCIDENTEM ILLUSTRA”. Combina passagens dos textos bíblicos Mateus 13:43 e Malaquias 4:2.
Tanto a frase latina (com pequenas edições) quanto o sol foram retirados do selo oficial da Universidade de Utrecht, que apareceu em 1636. Inicialmente, a fonte de luz representava Deus, mas depois o simbolismo mudou. Agora seu significado se reduz ao desejo de iluminar o Novo Mundo com os raios do conhecimento.
O Queen’s College aceitou o primeiro selo por volta de 1770. por sugestão de um dos graduados – John Henry Livingston. Claro, a versão moderna parece diferente. Além do sol e do lema, possui elementos adicionais: a inscrição branca “RUTGERS THE STATE UNIVERSITY OF NEW JERSEY”, colocada em um anel vermelho, e uma borda decorativa na forma de muitas linhas onduladas curtas. O ano de fundação da universidade (1766) está localizado ao lado do ditado latino.
Rutgers Scarlet Knights Logo
Como já se sabe, a universidade inclui três campi regionais. Cada um deles tem suas próprias equipes esportivas, que têm nomes diferentes e símbolos gráficos próprios. Na Rutgers University-New Brunswick, este é o Scarlet Knights, que recebeu um apelido tão incomum em 1955 após a eleição de um novo mascote. Eles participam da Big Ten Conference e competem em 27 programas esportivos, incluindo vôlei, tênis, softball, futebol, hóquei, basquete, beisebol e muito mais. A propósito, é Rutgers que é considerado o berço do futebol universitário, porque aqui aconteceu o primeiro jogo intercolegial da América.
1967 – 1972
O primeiro logotipo da equipe da Rutgers University era mais satírico do que sério. Ele transmitiu a pressão furiosa com que os atletas lutavam pela vitória, prontos para superar quaisquer obstáculos – tanto os cavaleiros (alunos) quanto seus “cavalos” de estribo. Portanto, o emblema esportivo retrata um cavaleiro em plena munição para proteção contra ataques. Isso é diretamente evidenciado por uma lança com uma longa lança, uma espada em uma bainha no cinto, um capacete e uma viseira, uma grande e afiada ponta no arreio do cavalo, seus dentes cerrados, ferraduras com entalhes com nervuras. A dinâmica do movimento é transmitida em faixas estreitas à esquerda, e a intensidade do momento é transmitida nas baforadas de vapor que saem das narinas do animal. O nome do departamento é indicado no cobertor – está marcado com um “R” maiúsculo.
1972 – 1981
A direção da universidade decidiu simplificar a identidade visual de sua equipe, para a qual realizou um rebranding. Como resultado, um local específico apareceu no logotipo – o estado de Nova Jersey. É descrito como uma única linha de contorno sem preenchimento interno. Em seu fundo há um capacete de cavaleiro com penas exuberantes e duas fendas estreitas. Está virado para a direita.
1981 – 1997
Em 1981, ocorreu a transição para o formato de texto do logotipo, para o qual foi desenvolvida uma fonte individual. As palavras “New Jersey” e “Rutgers” são organizadas em duas linhas pelos designers. No topo está o nome abreviado do estado – “N.J.”, abaixo – o nome completo do departamento de esportes. Letras vermelhas com uma borda preta ao redor do contorno são claramente visíveis, apesar das bordas mescladas. “N”, “g” e “s” têm longas listras apontando para a esquerda. Na linha inferior, eles formam um sublinhado elegante para criar um destaque visual espetacular.
1997 – 2001
O logotipo anterior era muito simbólico. Continha a imagem de um cavaleiro de armadura cinza e manto vermelho. O guerreiro mergulhou sua espada no texto abaixo dele, de modo que a arma substituiu o “T” na grande palavra estilizada “RUTGERS”. Um pouco mais abaixo havia uma placa branca com as palavras “SCARLET KNIGHTS” inclinadas em vermelho. E em uma placa preta semelhante sob o punho da espada estava o nome do estado de Nova Jersey. Muitos elementos, incluindo as letras “RUTGERS”, pareciam tridimensionais devido à combinação de várias cores e contornos em camadas.
2001 – presente
O emblema esportivo moderno é chamado Block R e se parece com uma letra “R” vermelha em negrito com serifas retangulares largas e um traço preto. Por causa desse símbolo, a universidade competiu com a Ruston High School, que usa um logotipo semelhante. Rutgers não a processou, mas exigiu em 10 anos (a partir de 2019) que abandonasse o Block R e removesse suas imagens de materiais impressos e sites. A mesma estipulação foi feita para outras escolas de ensino médio de Nova Jersey usando o “R” vermelho como marca registrada.
Fonte e cores do logotipo
A marca da instituição educacional é baseada em logotipos simples, mas elegantes. O símbolo de texto principal da universidade contém seu nome completo, e o logotipo das equipes esportivas inclui apenas a primeira letra da palavra “RUTGERS”. Em termos de multicomposição, são inferiores ao selo oficial, que reflete o lema da universidade e seu patrimônio histórico.
O sistema tipográfico é baseado em duas fontes: Formata BQ e ITC Giovanni. O primeiro grotesco é usado para identificar o texto (“THE STATE UNIVERSITY OF NEW JERSEY”). A segunda fonte com serifa foi escolhida para o lettering do selo, e sua versão modificada foi escolhida para a palavra “RUTGERS” na estrutura do logotipo. A fonte Formata BQ é licenciada pela universidade. Quanto ao símbolo esportivo Block R, ele contém uma letra com serifas retangulares largas.
A cor principal da escola é escarlate (#CC0033). Foi adotado oficialmente em 1900, mas começou a ser usado muito antes – já em 1869, durante a primeira partida intercolegial. Em estampa e logomarca, é complementado por tons mais calmos: cinza (#5F6A72), branco (#FFFFFF) e preto (#000000).