A franquia de mídia Rugrats é mais conhecida por sua primeira série animada, que estreou em 1991. Este é um programa de comédia e aventura sobre a vida de crianças pequenas que constantemente se encontram em situações difíceis. A transmissão foi realizada até 2004 no canal de TV Nickelodeon. Foram mais de 170 episódios no total. Todos foram filmados por Klasky Csupo, Inc. Com base na série, vários desenhos animados completos foram criados, além de quadrinhos, videogames e livros de mesmo nome. Agora vem a continuação do Rugrats com animação 3D.
Significado e história
Paul Germain, Arlene Klasky e Gábor Csupó produziram uma série animada sobre bebês para a rede a cabo Nickelodeon. Eles foram auxiliados no desenvolvimento do personagem por Peter Chung. Em sua opinião, as crianças não eram “fofas”, mas muito “estranhas”. A maior ressonância foi causada pela garota Angélica – a principal antagonista. Paul Germain a fazia parecer um valentão de suas memórias de infância. Os criadores do desenho animado frequentemente discutiam sobre ela: Arlene Klasky condenava o comportamento de Angélica e não queria que ela agisse com tanta crueldade.
O trio começou a trabalhar no Rugrats em 1989. O episódio piloto foi concluído em 1990. Os clientes gostaram, então assinaram um contrato para comprar o conteúdo. Quando episódios suficientes se acumularam, a Nickelodeon exibiu a primeira temporada. Então, em 1991, os espectadores viram pela primeira vez o logotipo da série animada – tão engraçado e infantil quanto o próprio programa de TV. Foi criado por Klasky Csupo, Inc. O gráfico mudou um pouco em 2021 com a reinicialização do Rugrats. Tornou-se brilhante e tridimensional para combinar com a animação colorida do computador.
1991 – 2004
O logotipo da primeira série animada parecia uma explosão no estilo dos quadrinhos. Era uma grande bolha de diálogo com bordas afiadas assimétricas. Contra o fundo da figura roxa clara estava a inscrição preta “Rugrats”, sublinhada por duas linhas irregulares. Cada letra foi desenhada à mão descuidadamente, como se tivesse sido desenhada por uma criança no Paint. Em locais de dobras e lacunas entre letras, eram visíveis manchas multicoloridas: azul, amarelo, verde e rosa.
2021 – presente
A série original deixou uma marca significativa na história da cultura pop, então a Nickelodeon decidiu dar uma segunda vida. A sequência de Rugrats estreou em 2021 no serviço online Paramount Plus. O novo programa de TV difere do antigo em seu formato moderno: os desenvolvedores fizeram animações tridimensionais para deixar o desenho animado colorido. O mesmo efeito foi usado para o logotipo. Na sua estrutura, assemelha-se à versão anterior, mas no design é completamente diferente.
Agora a inscrição “Rugrats” parece plasticina. O volume é dado a ele por sombras azuis escuras e um gradiente. A base é azul, mas não monocromática: uma linha lilás com desenho 3D é desenhada ao longo da borda.
Fonte e cores do logotipo
O estilo do signo gráfico corresponde à série animada. Assemelha-se ao desenho de uma criança e, se a primeira opção era bidimensional (como no programa Paint), a segunda está mais próxima da computação gráfica moderna. Esta evolução reflete o desejo de Rugrats de acompanhar os tempos para ser mais compreensível para a geração mais jovem do século XXI.
O nome da série animada está escrito muito desleixado – como se tivesse sido feito por uma criança. As letras saltam: algumas ficam penduradas na linha, enquanto outras descem. Os traços irregulares e as linhas trêmulas apenas sustentam a teoria de que o logotipo é estilizado como um desenho infantil, ou melhor, um aplique, como pode ser visto no design 3D. Caracteres minúsculos e maiúsculos são misturados. Tanto “R” quanto “G” estão em maiúsculas, “u”, “a” e “t” estão em minúsculas. “S” geralmente tem uma forma indefinida: parece um arco com espirais torcidas nas extremidades.
As cores dos emblemas das duas séries Rugrats são quase as mesmas. Apenas na nova versão, um gradiente de azul escuro (em vez de preto) foi adicionado ao roxo claro, amarelo, azul e verde, e o vermelho veio para substituir o rosa.