O principal serviço da Redbox é o aluguel de vídeo em quiosques autônomos de autoatendimento. Em seu primeiro ano de operação, a empresa não se especializou em discos de filmes e videogames. Seus pontos estavam localizados em restaurantes McDonald’s e tinham permissão para comprar bens de consumo. Foi apenas em 2004 que eles foram reaproveitados para aluguel de DVD.
Significado e história
Redbox era originalmente um projeto do McDonald’s voltado para a aquisição de novos clientes. Seu criador, Gregg Kaplan, representou a equipe de desenvolvimento de negócios. Ele também propôs a ideia de alugar um vídeo, e possibilitou a devolução dos discos em qualquer quiosque, independentemente de sua localização.
Em seguida, a rede de fast food tentou se livrar do Redbox e vendeu esta marca Coinstar peça por peça. As últimas ações foram compradas em 2009. O novo proprietário popularizou o aluguel de DVD e Blu-ray e expandiu o número de locais para incluir muitas farmácias, lojas e locais de fast food. Em 2016, a empresa passou a ser propriedade da Apollo Global Management.
A única coisa que nunca mudou é a cor vermelha das barracas e o logotipo da Redbox. Ele reflete a essência do nome e é o elemento mais marcante da imagem corporativa.
2002 – 2016
A primeira marca nominativa foi uma letra “redbox” vermelha brilhante, para a qual os designers usaram uma fonte sans serif em negrito. Todas as letras eram minúsculas e com cantos arredondados. Uma linha curva se estendia de “r” a “e”, formando um arco. Este logotipo saiu de uso em 2016, embora ainda seja encontrado em quiosques individuais.
2016 – 2017
O redesenho deveu-se ao fato de que a empresa Redbox passou a ser propriedade da Apollo Global Management. As letras e o arco permaneceram no lugar, mas a cor assumiu um tom rosa escuro pronunciado e as letras tornaram-se mais finas e angulares.
2017 – presente
Em 2017, houve outra atualização do logotipo, mas nem todos os clientes do Redbox gostaram. Uma onda de críticas foi causada pelo negrito, por causa do qual quase todo o espaçamento entre letras desapareceu. As grossas serifas horizontais nas extremidades do “r” e do “x” também receberam pouca aprovação pública. Muitos consumidores não gostaram do ponto roxo no final da palavra. Mas todas as mudanças foram aceitas porque a empresa não ia abandonar a nova identidade e seguia em frente com segurança.
No passado, o elemento mais emblemático do logotipo da Redbox era o arco curvo. Ela parecia unir todas as cartas, mostrava suas semelhanças e denotava a inextricável conexão da empresa com os clientes. Em 2017, o arco foi retirado, mas após a inscrição apareceu um círculo roxo, que, devido à sua localização (canto inferior direito), foi utilizado como ponto. Definir o estilo do título para redbox. agregou originalidade à imagem da empresa.
Fonte e cores do logotipo
A primeira fonte do logotipo era uma variante do Target Book. O tipógrafo Tomi Haaparanta projetou uma fonte original evitando cantos e serifas. A maior parte da atenção foi atraída para o “e” minúsculo com um traço diagonal no meio. A marca nominativa moderna também usa letras com cantos arredondados, apenas o “r” e o “x” têm serifas nas bordas. Eles são tão largos quanto o resto das linhas.
A cor das letras corresponde ao nome Redbox, embora tenha uma leve tonalidade rosa (# E41644). Este tom rosa-avermelhado faz com que a marca nominativa funcione bem com o ponto roxo que é colocado na parte inferior após o redesenho de 2017.