Real é uma rede de hipermercados alemã de propriedade da Metro AG até 2020. As primeiras lojas a operar sob esta marca foram abertas em 1992. Isso foi possível pela fusão de várias outras cadeias, incluindo Continente, Basar, Divi, Real-Kauf e Esbella. Por muito tempo, o Real funcionou não só no nível alemão, mas também no internacional. Até 2014, os hipermercados da cadeia abriram na Ucrânia, Turquia, Polónia e Roménia. No entanto, eles foram posteriormente comprados pelo Grupo Auchan. A Metro em 2018 decidiu vender a marca Real. Posteriormente, a cadeia de hipermercados reduziu significativamente o número de lojas, até 2020, e os direitos da mesma foram transferidos para Edeka, Rewe, Globus e várias outras organizações. Com isso, apenas 60 lojas devem permanecer sob a marca Real.
De acordo com informações de 2018, a receita da rede foi de 7,4 bilhões de euros. Naquela época, a organização empregava 36 mil funcionários, mas seu número diminuiu desde a venda de parte dos direitos.
Significado e história
O que é Real?
Somente depois de ler o nome, os clientes em potencial da rede de lojas sentem algo que vale a pena. A rede de hipermercados apresentada é conhecida muito além das fronteiras da Alemanha, o que merece atenção especial.
Durante o período em que a marca Real era propriedade da Metro AG, e após sua venda, a logomarca tem um estilo brilhante, chamativo e que atrai a atenção do público-alvo. O próprio nome indica que a organização é especializada em algo real e significativo. O logotipo da rede de hipermercados sofreu apenas uma mudança em toda a história da marca. A primeira opção durou de 1992 a 2017. A segunda ainda é relevante hoje.
1992 – 2017
O logotipo original do Real tinha uma paleta de cores vermelha e azul em um fundo branco. O nome da marca foi feito em letras cursivas minúsculas. Depois de “Real”, dois paralelogramos foram adicionados como emblema, que ficavam um em cima do outro. Assim, um ângulo foi criado. Cores calmas e a ausência de elementos desnecessários devem evocar uma sensação de confiabilidade, força e lealdade entre os visitantes da web. Não há elementos adicionais, incluindo marcas de direitos autorais, no logotipo, o que permite que o cliente não se distraia diretamente da mensagem incorporada na imagem.
2017 – presente
Depois de mudar o logotipo, ele começou a parecer ainda mais minimalista do que na versão anterior. Apenas uma cor foi usada, ou seja, azul escuro. Deve criar não apenas uma sensação de confiabilidade, mas também o profissionalismo da empresa. Ao mesmo tempo, os logotipos que são colocados nas lojas da rede têm um tom mais claro. Os paralelogramos usados na versão 1992-2017 foram removidos. Agora, o logotipo Real consiste apenas no nome da rede. Todas as letras também estão em estilo cursivo minúsculo.
Analisando a imagem, pode-se chegar à conclusão de que o principal valor da marca é a qualidade. A presença de letras minúsculas sem elementos adicionais causa simpatia e carinho para o público-alvo.
Fonte e cores do logotipo
A fonte do logotipo está próxima de Gentona. Os criadores do logotipo usaram letras cursivas minúsculas para o logotipo.
Como observado acima, a paleta de assinatura do Real é composta por duas cores: vermelho e azul, assim como suas tonalidades. Elementos adicionais, incluindo imagens, estão ausentes em ambas as variações do logotipo. No entanto, após 25 anos de uso da versão original, a empresa decidiu atualizá-la com um estilo uniforme que usava apenas um tom azul escuro. Consequentemente, a rede Real se destaca da concorrência com seu minimalismo, que atrai a atenção de potenciais compradores e não os distrai da mensagem principal.