RCB é o nome curto para o popular time de críquete Royal Challengers Bangalore, que joga na Premier League indiana. O clube em si está sediado no estado de Karnataka (cidade de Bangalore), e a equipe é de propriedade de uma grande empresa indiana de destilados – United Spirits Limited.
Uma característica distintiva da equipe é o próprio nome. Royal Challengers Bangalore consiste em 2 nomes: a cidade e a marca de bebidas alcoólicas. A identidade também é evidente em um logotipo moderno e elegante que mostra energia, propósito e desenvolvimento.
Significado e história
RCB é uma equipe bastante incomum. Em toda a história de sua existência, nunca ganhou o IPL (Indian Premier League). Mas, ao mesmo tempo, o clube não é um outsider. O Royal Challengers Bangalore tem um bom desempenho consistente e muitas vezes se encontra entre as cinco melhores equipes. Nesses momentos, um logotipo elegante com a imagem de um leão com uma coroa na cabeça aparece nas avaliações.
Este conceito visual forte e poderoso retrata a motivação dos jogadores, bem como sua vontade de vencer campeonatos. O estilo “real” é complementado por um elegante esquema de cores que combina elitismo e energia.
2008 – 2015
O pré-requisito para a criação do popular clube de críquete indiano foi um anúncio do Cricket Control Board em 2007. Tratava-se de criar a Indian Premier League e planejar a competição do ano seguinte. Já em fevereiro de 2008, as equipes do jogo, incluindo Bangalore, foram colocadas em leilão. Sua franquia foi comprada por um conhecido empresário dono da United Spirits. A partir desse momento começou a história do Royal Challengers Bangalore.
A equipe recebeu uma identidade visual e um uniforme cheio de estilo. No mesmo ano, foi criado o primeiro logotipo. Foi baseado em um elegante medalhão redondo, complementado por inscrições elegantes. No centro do distintivo havia um monograma requintado e ao mesmo tempo lacônico. Ela estava cercada por uma moldura fina na forma de uma pequena linha pontilhada. Fora da moldura havia uma marca com o nome do clube.
Todas as letras foram feitas em maiúsculas. Acima do medalhão havia um brasão de armas em miniatura, decorado com uma coroa chique. Comparado aos logos de outros times, o escudo apresentado era bastante complexo. Mas, isso refletiu a essência do Royal Challengers Bangalore. Era uma equipe forte, composta por jogadores com temperamentos e estilos de jogo diferentes. Juntos, eles se complementaram e aderiram a uma única estratégia.
Além disso, a coesão e o desejo de sucesso se manifestaram em cores perfeitamente combinadas. Tons de ouro, vermelho brilhante, branco expressivo, preto estrito, bem como tons de prata foram escolhidos para decoração. A parte central foi feita em ouro e vermelho, cuja combinação evocava associações com a elite, energia e vitalidade. As letras pretas fizeram um acento bem-sucedido no nome, a linha pontilhada branca atualizou um pouco o logotipo e os tons de prata adornaram a coroa em miniatura.
2016 – 2019
Em 2016, a equipe RCB continuou sua jornada no críquete, e agradou o torcedor com excelentes resultados. Ao longo do período, a estrutura interna mudou várias vezes à medida que novos jogadores se juntavam ao Royal Challengers Bangalore. Além disso, as mudanças afetaram o emblema corporativo. Em 2016, a administração decidiu atualizar o design do logotipo. A nova versão consistia na mesma base em forma de medalhão, mas com algumas modificações.
Tons escuros apareceram no preenchimento interno. Eles distinguiram favoravelmente o monograma interno da marca nominativa na forma de uma inscrição. A demarcação mais clara deixou o logotipo mais moderno e extravagante. O próprio monograma ficou mais leve. Os tons dourados foram substituídos por uma cor bege clara. O vermelho não desapareceu em nenhum lugar, mas permaneceu apenas nas bordas e dentro do círculo central.
O brasão com uma coroa no topo do logotipo mudou para um poderoso leão em pé sobre duas pernas. Tal pose do animal significava um ataque, que transmitia o humor da própria equipe. Os jogadores estavam determinados e determinados a derrotar seu oponente. A imagem também foi complementada por uma nova fonte. As linhas ficaram mais ousadas e o próprio nome foi feito em uma fonte com serifa mais rígida e direta.
2020 – presente
Em 2020, houve mais uma renovação da composição. A equipe inclui jogadores promissores que estão determinados a ter sucesso (Chris Morris, Aaron Finch, Isuru Udana e muitos outros). Mudanças na equipe e estilo de jogo contribuíram para a mudança no conceito visual. O medalhão redondo que os antecessores tinham foi removido do logotipo e a figura de um leão também foi aumentada.
As mudanças confirmaram o espírito de luta da equipe e a disposição para melhorar as estratégias do jogo. O emblema parecia enfatizar que o Royal Challengers Bangalore é uma equipe de verdadeiros “predadores” que estão se movendo com confiança em direção ao gol. As cores do logotipo também mudaram. Manteve tons de preto, vermelho, ouro claro e branco básico.
Fonte e cores do logotipo
A moderna equipe indiana RCB usa a versão 2020 do logotipo. Este é um ícone orientado verticalmente baseado na figura de um leão. O animal fica em duas patas traseiras e as duas dianteiras estão no ar. Abaixo está um semicírculo com uma inscrição preta da cidade onde está sediado o clube de jogos, e ainda mais abaixo está a inscrição Royal Challengers, feita em branco.
O título é sublinhado com uma linha fina vermelha na parte inferior. Para o desenho do leão, foi escolhida uma cor dourada clara, que simboliza florescimento e luxo. A inscrição de dois níveis é feita em fontes diferentes. O nome da cidade está escrito em letras maiúsculas, e a parte inferior é feita no mesmo estilo, mas com serifas. Uma combinação chique de uma paleta de cores e uma fonte elegante demonstra um novo nível de desenvolvimento da equipe, bem como o desejo de atender ao nível moderno dos esportes.