Ray Ban é uma empresa altamente especializada que fabrica armações e óculos de sol. Na década de 1920. um testador de aeronaves abordou a Bausch & Lomb para fazer óculos de proteção confortáveis para os pilotos porque os acessórios disponíveis não resolviam o problema de proteção solar. O primeiro protótipo foi criado em 1937. Um ano depois, a empresa apresentou os famosos aviadores, projetados especificamente para pilotos.
Significado e história
A primeira e única marca Ray Ban surgiu em 1937, simultaneamente com a estreia da marca americana. Consiste em uma inscrição sem acréscimos gráficos. Para torná-lo mais brilhante, os designers combinaram cores contrastantes: vermelho e branco. Além disso, eles usaram um tipo de letra que imita a caligrafia caligráfica. O logotipo minimalista e simples torna a marca reconhecível.
Fonte e cores do logotipo
Os produtos Ray Ban são adornados com emblemas que atestam sua originalidade. A lente esquerda está sempre gravada no canto com as letras “RB” não pintadas e a direita tem as palavras brancas “Ray-Ban”. A ausência de logotipos ou sua baixa qualidade indicam uma falsificação. Também existem versões com o rótulo “Ray-Ban P”. Acontece em modelos com lentes polarizadas.
Os óculos de sol com armação de metal têm a marca registrada do fabricante no centro das almofadas do nariz. Neste caso, é feito em relevo. Além disso, a assinatura adorna capas, lenços de limpeza e outros acessórios relacionados.
O design do emblema Ray Ban reflete o estilo dos óculos: é tão contido, sofisticado e minimalista. A inscrição está localizada diagonalmente de baixo para cima. Isso simboliza o desenvolvimento da marca, o crescimento de sua popularidade, o aprimoramento da tecnologia e o desejo de progresso. Existe um grande ponto entre as palavras, que as divide em duas partes.
Embora o logotipo não tenha elementos gráficos chamativos, ele se tornou moderno e atemporal. Foi graças a ele que o nome Ray Ban, registrado em 1937 no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, ganhou ampla publicidade. Às vezes, é complementado com o slogan “Genuíno desde 1937”. A frase está na parte inferior para enfatizar a marca.
A versão clássica apresenta uma inscrição ‘Ray Ban’ em bisel branco com um fundo retângulo vermelho. Essa combinação de cores foi escolhida não apenas por causa do contraste, mas também por causa do profundo simbolismo. O vermelho representa a esfera emocional, enquanto o branco representa sofisticação e pureza.
Seguindo o mesmo princípio, os designers escolheram uma fonte individual. Linhas simples e curvas de luz têm um significado profundo. A inscrição parece “fluida”, transmite liberdade, dinamismo, energia. Talvez seja por isso que a corporação Ray Ban nunca mudou sua identidade corporativa em toda a sua história.