Punisher é o apelido criativo para o anti-herói de fantasia cunhado pelo escritor Gerry Conway e pintado pelos artistas John Romita Sr. e Ross Andru. De acordo com o roteiro, esse personagem se chama Francis Castiglione, e seu nome verdadeiro é Frank Castle. É usado na Marvel Comics, onde apareceu pela primeira vez em 1947 na edição 129 da revista The Amazing Spider-Man. Lá ele atuou como o único governante da justiça sobre o submundo. Segundo a trama, o anti-herói é um veterano de guerra, bem familiarizado com diferentes tipos de armas, artes marciais e táticas secretas de movimento. Nos anos 80 do século passado, ele também se tornou um personagem com um destino aleijado e um colapso psicológico, usado nos quadrinhos The Punisher Armory, The Punisher War Zone e Punisher War Journal. Três filmes e uma série de televisão de mesmo nome foram rodados com a participação de Frank Castle.
Significado e história
O que é o Justiceiro?
Esta é uma franquia americana e seu personagem principal. No início, Punisher era um comic da Marvel e, depois de ganhar popularidade, recebeu várias sequências em diferentes gêneros. O nome verdadeiro do anti-herói é Frank Castle, um veterano de guerra que administra a justiça.
O anti-herói foi criado por pelo menos quatro especialistas, pois além do escritor e dois artistas, Stan Lee, editor e editor-chefe da Marvel, participou do processo. Acredita-se que foi ele quem deu o nome ao novo personagem. Em geral, toda uma equipe trabalhava: seus integrantes discutiam a imagem, o personagem, a aparência e os detalhes do figurino, apresentando opções próprias. Em um dos esboços de Corners, o Justiceiro tinha uma caveira no peito. Em seguida, John Romita Sr. ampliou-o para que o desenho sinistro ocupasse mais espaço no peito do vilão. Ross Andru finalizou então o logotipo.
De acordo com Gerry Conway, ele foi inspirado pelo Carrasco, inventado por Don Pendleton. Portanto, o Justiceiro essencialmente substituiu outro personagem que Jackal teve que usar para lutar contra o Homem-Aranha. E há pelo menos duas suposições sobre a aparência de seu emblema individual. Primeiro, o design é inspirado no conhecido atirador vietcongue. Segundo: a base do logotipo era a imagem do demônio Olivier – um dos supervilões da Marvel.
Mas, inicialmente, o anti-herói não tinha uma imagem atraente. Ele simplesmente se opunha ao Homem-Aranha e outros super-heróis. Punisher ganhou características interessantes e carisma depois, tornando-se mais positivo, atraente e popular.
O conceito de seu logotipo também se expandiu. Agora não é apenas um símbolo pessoal pelo qual um personagem específico é reconhecido. Destina-se a outros propósitos também: por exemplo, o sinal de caveira ajuda a atrair fogo inimigo para uma área da armadura que tem maior força em comparação com outras áreas do corpo. O logotipo também intimida os adversários, é um símbolo de injustiça que retorna para quem cometeu um crime. A caveira também se tornou uma lembrança do Vietnã, onde o personagem de quadrinhos anteriormente lutou e usou o emblema para insultar aqueles que o capturaram.
Agora, o significado do logotipo se tornou muito mais amplo e foi muito além do universo da Marvel Comics. É usado ativamente por muitas organizações e indivíduos – é tão popular e reconhecível. Muitos adeptos do emblema da caveira servem no exército e na polícia, ao qual um escândalo nos Estados Unidos foi até associado há algum tempo. Portanto, o emblema alongado do crânio agora é muito mais popular do que seu dono, o Justiceiro. É usado como tatuagem, marca de identificação, marca de sinal, impressão, decoração, etc.
O emblema é controverso e ambíguo. No entanto, como o próprio Justiceiro, por um lado, ele resiste ao mal, e por outro, ele mesmo é esse mesmo mal. Além de determinação e honra, o personagem personifica destruição e agressão incontrolável. Portanto, seu logotipo não é padronizado: não é construído com a designação da letra em nome do anti-herói.
O emblema mostra uma caveira não clássica – com uma parte frontal alongada. As quatro listras verticais têm pouca semelhança com os dentes, mesmo os alongados. Em vez disso, eles se parecem com uma crista, presas ou uma paliçada irregular. Na maçã do rosto esquerda, é visível uma protrusão em forma de gancho, que não está no lado direito. Os seios da face também não são os mesmos: eles são mais estreitos do que o normal e estão localizados um acima do outro. As órbitas dos olhos são alongadas diagonalmente e parecem os olhos de um alienígena – tão grandes e assustadores.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo usado para quadrinhos geralmente não tem texto. Mas na versão para filmes, está presente e está localizado sob a icônica caveira. Inscrição na fonte Punição, desenhada por Checkered Ink. A fonte contém letras de estêncil com pernas largas e bordas borradas (levemente borradas).
A paleta corporativa é monótona: monocromática, composta por preto e branco. Na versão clássica, a caveira é branca e tem um fundo preto, mas agora a versão oposta é equivalente – com uma caveira escura sobre um fundo claro.