Publix é uma marca comercial da Publix Super Markets, Inc. dos EUA, que é uma rede regional de supermercados. É uma empresa privada e de propriedade total de membros da família Jenkins, bem como de funcionários da empresa. Os supermercados operam em toda a zona sudeste do país, incluindo Flórida, Geórgia, Alabama, Virgínia, Carolina do Norte, Tennessee, Carolina do Sul. O maior número de pontos de venda (831) está concentrado no estado da Flórida. O escritório central está localizado na cidade de Lakeland. O fundador da organização é George W. Jenkins, que a registrou em 1930. Hoje, ocupa a 12ª posição entre as 100 maiores empresas americanas em termos de condições de trabalho. Estes são os dados da revista Fortune para o ano de 2019. E a Forbes a classificou em 7º na lista das maiores empresas privadas da América.
Significado e história
O que é Publix?
Publix é uma rede de supermercados dos EUA fundada pelo empresário George W. Jenkins em 1930. Legalmente, é uma empresa privada com participações detidas por seus funcionários e familiares do fundador. O escritório está localizado em Lakeland, Flórida.
A rede de lojas foi aberta por uma pessoa que entende de vendas: antes disso, Jenkins foi gerente e vendedor da Piggly Wiggly por quatro anos. Ele montou seu primeiro ponto de venda em Winter Haven, Flórida, em um prédio de 3.000 pés quadrados. Cinco anos depois, ele lançou uma segunda loja, chamando-a de Economy Food Store.
Apesar da grande depressão no país, sua rede comercial era lucrativa, então em 1940 o proprietário abriu o primeiro supermercado. Foi equipado com a mais recente tecnologia: ar condicionado, musica ambiente, freezers, vitrines refrigeradas, portas automáticas, departamentos de venda de flores e donuts. Após a Segunda Guerra Mundial, o empresário George W. Jenkins comprou mercearias concorrentes da All American e as substituiu por Publix Super Markets.
Em 1957, o empresário lançou uma padaria com serviço completo em cada estabelecimento. Eles suplantaram os departamentos de donuts. Além dos produtos de panificação, a rede comercial também produz iguarias próprias, laticínios e outros produtos alimentícios. Atualmente, possui 1.239 pontos de venda localizados no mercado interno.
Ao abrir a primeira loja, Jenkins escolheu o nome Publix para ela. Costumava fazer parte do nome dos cinemas de luxo em ruínas Publix Theatres Corporation. O fundador disse que apenas gostou do som da palavra, mas os cinemas estavam fechando mesmo assim, e não precisavam mais. Portanto, ele o pegou emprestado, fazendo a base do emblema. Em geral, existem quatro modificações no logotipo.
1930 – 1972
A primeira versão da placa decorou as fachadas das lojas até 1972. Era simples e consistia em um nome longo e em negrito com uma linha pontilhada ao longo do contorno. O lugar central era ocupado pela palavra “Publix”, e abaixo havia uma pequena inscrição “mercado”. Era quase imperceptível, prestando atenção à parte superior. Todos os elementos estavam em um círculo branco, colocados em um quadrado preto.
1972 – presente
Esse período é famoso pelo fato de ter marcado o início da versão icônica do logotipo – colorido, com letras arredondadas e conceitualmente próximo à estratégia da empresa. Foi ele quem inaugurou a era da capital “P”. A placa não fazia apenas parte do nome dos supermercados – indicava uma rua com estacionamento. Portanto, pode ser interpretado como um símbolo de boas-vindas que convida todos os transeuntes e de passagem a embrulharem-se na loja.
A primeira letra do nome da rede comercial é usada como um ícone. É pintado de branco para contrastar melhor com os elementos verdes. O lúmen superior (anel) tem um preenchimento verde escuro sólido e um fundo quadrado verde claro está localizado ao redor do sinal. No canto inferior direito está a palavra “Publix”. Consiste em caracteres minúsculos, exceto o primeiro. Além disso, “P” se parece com um “b” invertido – tanto em forma quanto em tamanho. O ponto acima do “i” ficou muito maior do que o normal para coincidir com o círculo no lúmen da letra do gráfico.
1976 – presente
O sinal da marca pessoal é uma inscrição com um arranjo de letras mais amplo do que na primeira versão. Os designers retiraram o resto dos detalhes, deixando a designação verbal da rede comercial, destinada não apenas ao emblema, mas também aos letreiros. O logotipo parece quase idêntico à versão anterior – com os mesmos símbolos arredondados sem cantos, linhas suaves, o mesmo “P” e “b”. A cor também é preservada. A única diferença está na presença de espaço livre entre as letras e no ponto reduzido acima do “i”, que os desenvolvedores retornaram ao seu valor normal.
2012 – presente
A última atualização de identidade ocorreu em 2012, quando a trading mudou para um ícone gráfico, às vezes acompanhado de uma inscrição corporativa. O ícone tem uma forma redonda e contém a letra “P” dentro, que ecoa a versão original do logotipo. Os designers encurtaram a perna, mas mantiveram a semelhança com o anel viário. A letra é branca e a lacuna e o fundo são verdes.
Fonte e cores do logotipo
O símbolo da identidade visual do Publix sempre foi baseado no seu nome. Foi usado de várias maneiras, mas sempre se manteve arredondado, macio, com transições suaves e linhas suaves. Além disso, os desenvolvedores transferiram o estilo do texto para o ícone, que também utilizou um elemento do nome da rede de supermercados – a letra “P”.
Para combinar com o conceito escolhido, os designers optaram por uma fonte que lembra o Opificio Bold e o Sinn Bold. Embora não sejam idênticos ao que é mostrado no logotipo, eles ainda são bastante próximos, principalmente as letras “u” e “b”. As diferenças dizem respeito principalmente ao “P”, que tem mais curvas e é caracterizado por um visual amigável. A segunda fonte foi projetada por Alec Julien e publicada pela primeira vez pela Haiku Monkey.
A paleta de identidade chave é uma combinação de luz branca e verde e tons escuros. Essa escolha não é acidental, uma vez que a marca não se dedica apenas à comercialização dos produtos, mas também à sua produção. É dada ênfase particular aos produtos de panificação à base de farinha e laticínios, que geralmente são brancos. Verde na paleta significa naturalidade, pois é a cor da natureza, símbolo de segurança e respeito ao meio ambiente dos produtos. Ele também está associado a farmácias que operam em supermercados Publix.
O que significa o logotipo Publix?
No logotipo da rede de varejo no centro do círculo há um P, que representa o anel viário, convidando você a passar na loja de forma hospitaleira. Abaixo está o título. Nele, as letras P e b se repetem exatamente entre si e o caminho com o estacionamento ao redor do supermercado.
Qual é o lema Publix?
A rede de varejo, que agora se tornou uma franquia de ciclo completo de atendimento ao cliente, tem seu próprio slogan. Seu lema é Onde Comprar é um Prazer. Foi adotado em 1954 e nunca mudou, dando suporte ao conceito de supermercado.
Quando Publix mudou seu logotipo?
A transição para uma marca única ocorreu em 1972. E as últimas alterações na logomarca da rede varejista ocorreram em 2012, quando foi aprovada a versão atual do emblema: um P branco no centro de um círculo verde. Nesse caso, todas as versões anteriores também são usadas.
Qual é a cor do logotipo Publix?
A cor do logotipo Publix é verde. Mas com o passar dos anos, seus tons variaram do claro ao escuro. De acordo com o padrão RGB (código # 3e902d), ele contém mais da metade do verde (56,47%), quase um quarto do vermelho (24,31%) e um pouco do azul (17,65%).