Power Rangers é uma franquia de mídia de entretenimento dos EUA baseada na série de televisão de super-heróis. Seus criadores são Haim Saban e Shuki Levy. Eles usaram o clássico da TV japonesa, Super Sentai, produzido pela Toei Company, como base. Agora o projeto inclui uma grande lista de produtos: séries animadas, filmes, quadrinhos, brinquedos, videogames, um jogo de tabuleiro e até uma peça. Seu primeiro personagem é o ranger Mighty Morphin, que apareceu em 1993. A franquia teve vários proprietários: por algum tempo o programa foi lançado pela Saban Entertainment (até 2002), depois foi comprado pelo estúdio Walt Disney (de propriedade até 2010), depois pela Saban Brands (até 2018). Atualmente é propriedade da Hasbro.
Significado e história
A ideia de adaptar a série Super Sentai para os telespectadores norte-americanos existe desde a década de 1970. Isso aconteceu após um acordo de troca de conceito assinado pelo estúdio americano Marvel Comics e a agência japonesa Toei Company. Eles co-criaram um projeto de televisão do Homem-Aranha para o Japão e apresentaram três episódios da série Super Sentai, que foi um grande sucesso entre os telespectadores. Haim Saban decidiu convertê-lo para o formato dos Estados Unidos.
Essa ideia lhe ocorreu nos anos 80 do século passado, durante uma viagem à Terra do Sol Nascente. Depois instalou-se num hotel, onde viu um sensacional programa de TV. O desenvolvedor estava empolgado com a ideia de criar algo semelhante para a América, porque super-heróis lutando contra monstros pareciam interessantes para ele. Ele então filmou um episódio de teste, mas não foi aceito por nenhum estúdio americano. O projeto só decolou em 1992, quando Saban se voltou para a Fox Kids. Um ano depois, o programa foi ao ar.
Na história relativamente curta da franquia, sua identidade visual foi alterada oito vezes, então ela tem nove emblemas originais. Apesar da semelhança à primeira vista, eles ainda têm algumas diferenças.
1993 – 1996
O logotipo de estreia consiste em uma composição tridimensional executada em uma paleta rica e delicada. Suas cores principais são: verde gradiente, fúcsia de um espectro rosa contido, roxo, prata, amarelo. No centro está um relâmpago dourado, que tem vários ziguezagues. Eles são volumosos, com um topo tridimensional maciço e um fundo afiado. No final há uma reflexão, recolhida a partir de traços caóticos. Simboliza uma descarga elétrica poderosa. Este elemento separa as palavras “Power” e “Rangers”, confirmando o superpoder dos heróis. A inscrição é sublinhada com linhas em forma de plataforma. Uma parede está localizada ao lado dela em um semicírculo, a parte do texto é separada do fundo – um círculo preto cercado por um anel largo.
1996 – 2002
Os designers mudaram a fonte, estilo, cor e layout do emblema, mas mantiveram os componentes principais. Nesse caso, a inscrição principal parece mais brutal do que antes. As letras são grandes, maciças, sem serifa, com sombras e cantos recortados. A placa na qual eles estão localizados não é curvada para dentro, mas para fora. O esquema de cores é azul frio com destaques cromados e um brilho gelado. Lightning não é colocado de lado, mas diretamente e ainda fica no meio do nome da franquia, dividindo-o em duas partes. Ao lado (canto superior esquerdo) está a palavra “Saban’s” em letras pequenas.
2003 – 2009
Desta vez, os desenvolvedores mantiveram completamente o sinal de identidade visual, mas mudaram sua paleta e adicionaram alguns elementos. Assim, um triângulo apareceu abaixo, apontando para fora com uma ponta afiada, e um clarão dourado na ponta do relâmpago. Tanto o texto quanto o plano de fundo receberam um traço preto em negrito. A cor do espectro frio tornou-se quente e tornou-se vermelho-prata. O verde também desapareceu – o azul é usado em seu lugar. A inscrição “Saban” foi removida.
2010 – 2018
Em 2010, os designers removeram o fundo, então o texto permaneceu como o único elemento da identidade dos Power Rangers. É feito em cromo brilhante gradiente. A sombra nas letras adquiriu uma rica cor vermelha, que acrescentou expressivo contraste ao emblema.
2011 – 2012
O logotipo passou por três mudanças. Em primeiro lugar, a inscrição de “Saban” voltou ao seu lugar original, como no emblema de 1996. Em segundo lugar, o zíper ficou tão grande que sua ponta afiada era tão longa quanto as letras salientes “P” e “S”. Em terceiro lugar, todos os elementos receberam uma borda preta comum.
2013 – 2016
Este emblema lembra muito a variante prata/vermelho de 2018. A diferença entre eles está apenas em dois detalhes: a palavra “Saban’s” e uma fina linha preta que cobre todo o logotipo. Autores de Lightning reduzidos ao tamanho anterior.
2017
Esta versão é radicalmente diferente do resto do logotipo. O texto nele está localizado diretamente, e não na forma de um arco. As letras são convexas de dois lados: elas têm sombras tanto abaixo quanto acima. O “R” no início da palavra “Rangers” tem uma ponta afiada na haste esquerda. O relâmpago é descrito como clássico – suave, com bordas claras e ziguezagues afiados. A inscrição “Saban” é de cor vermelha e movida para a direita.
2018
O logotipo novamente tem um zíper curvo largo com um topo maciço e um fundo afiado. Na verdade, esta é uma repetição idêntica do emblema de 2010, mas com a palavra “Saban’s” feita no mesmo estilo do elemento principal. As letras são metálicas, com efeito cromado. As sombras são vermelhas, sombra profunda.
2019
O novo emblema foi anunciado com antecedência quando a marca Hasbro adquiriu os direitos de mercadorias da marca Bandai – em particular, três meses antes da compra de toda a franquia. O logotipo mostra um relâmpago de assinatura com um reflexo brilhante no final, do qual os raios divergem para a direita e para a esquerda. As letras são geométricas, grandes, oblíquas. Eles não têm serifas e sombras largas – apenas uma faixa estreita com iluminação de espectro de arco-íris. E cada letra tem sua própria cor. Os designers moveram a palavra “Saban’s” para a esquerda (no início do nome) e a colocaram atrás do “P”.
2019 – presente
Na versão moderna do logotipo, a designação “Saban” e os raios coloridos do arco-íris são removidos, assim como o ponto brilhante na parte inferior do raio. As transições de gradiente entre as cores cinza e grafite foram suavizadas. Caso contrário, a versão atual corresponde à anterior.
Fonte e cores do logotipo
Apesar de muitas modificações, o logotipo manteve sua identidade original: um raio e uma inscrição dividida em duas metades. As mudanças afetaram detalhes relacionados ao surgimento de novos produtos de franquia ou sua transição de um proprietário para outro. A paleta também mudou de complexa para simples. Portanto, a princípio, prevaleceram cores variadas e brilhantes, e agora o esquema de cores é limitado a prata e vermelho.
A inscrição no emblema é individual, pois foi criada especificamente para este projeto. As letras são grandes, rígidas, volumosas, com bordas uniformes e cantos recortados. As cores do logotipo são principalmente restritas e consistem em branco, vermelho, preto, amarelo e prata em vários tons.