Podcast é uma série de mídia de vídeo, áudio ou streaming distribuída pela Internet. Eles podem ser baixados para um dispositivo pessoal e ouvidos ou assistidos a qualquer momento conveniente. Ao mesmo tempo, o conteúdo digital se assemelha às transmissões de televisão e rádio de maneiras familiares. Os podcasts geralmente apresentam um ou dois apresentadores que se concentram em um tópico específico ou evento atual. Seu conteúdo pode ser pré-agendado ou improvisado. Alguns episódios de podcast parecem sites com links, transcrições, comentários, notas, fontes adicionais, informações de convidados e muito mais.
Significado e história
No outono de 2000, Tristan Louis propôs anexar arquivos de vídeo e áudio a feeds RSS. A ideia foi implementada por Dave Winer, autor de RSS e programador de software especializado. O resultado de seu trabalho foi a ampla utilização do podcasting, pois esse método é muito procurado para a utilização de conteúdos não só para uso pessoal, mas também para fins corporativos.
O primeiro aplicativo que transformou a teoria em prática foi o iPodderX. Ele surgiu graças aos esforços de August Trometer e Ray Slakinski, que o desenvolveram. Essa transição deu um forte impulso ao desenvolvimento da teoria do podcast e ao seu uso generalizado. Em 2007, o novo formato tornou possível fazer o que antes se fazia apenas no âmbito das emissões de rádio. O primeiro programa de bate-papo foi lançado por Matt Schichter em 2003 e se chamava The BackStage Pass.
O programa de uma hora foi gravado ao vivo e convertido para áudio de 16 kbps para streaming por meio de uma conexão de switch. Como resultado, o programa foi renomeado para Entrevistas de Matt Schichter e se tornou o primeiro podcast a aparecer na Internet.
Também digno de nota é outro programa – Daily Source Code, que foi lançado em 2004 por Adam Curry. Na verdade, ele popularizou a nova tecnologia, oferecendo não apenas transmissões de notícias e crônicas da vida diária das celebridades, mas também novos podcasts que estavam surgindo naquela época.
2013 – presente (Windows)
Em 2013, um ícone pessoal para plataformas Windows Phone foi lançado em várias versões – de 8.1 a 10. Embora o padrão e a cor de fundo sejam definidos pelos usuários individualmente, existe um esquema geral de logotipo. É um quadrado esmeralda com um grande microfone em uma haste. O próprio microfone se parece com um oval vertical com o formato correto, e sua perna se assemelha a um símbolo perpendicular e se parece com um “T” invertido.
Ondas etéreas irradiam do microfone em diferentes direções, que simbolizam o processo de transmissão. Eles se parecem com colchetes matemáticos. Existem quatro deles – dois de cada lado. A palavra “Podcast” está escrita no canto esquerdo inferior do quadrado. É derivado de dois pilares: “iPod” e “broadcast”. De uma palavra o começo é tirado, da outra – o fim.
2018 – presente (Google)
Em 2018, o Google também lançou sua própria versão de uma plataforma de distribuição de podcast. O logotipo deste serviço não é absolutamente semelhante aos ícones da Apple e da Microsoft, mas é feito no estilo corporativo de todos os emblemas da empresa. São pontos e travessões alinhados na forma de um losango de cores diferentes. Nesse logotipo, os desenvolvedores tentaram transmitir a percepção do som para uma pessoa que viu pela primeira vez o logotipo do Google Podcasts.
2019 – presente (macOS)
Em 2019, uma versão do logotipo para macOS 10.15 versão 1.0 foi aprovada. Este sinal parece um pouco diferente do primeiro. Um círculo roxo com uma borda escura é usado para isso. No centro, há um grande ponto branco, sob o qual uma perna improvisada está localizada. Tem a forma de uma oval vertical. O lado inferior é mais estreito do que o superior. Todos os elementos são circundados por anéis abertos, simbolizando a ampla cobertura do território pela radiodifusão.
Fonte e cores do logotipo
Para o logotipo do Windows Phone, os designers optaram por uma fonte sem serifa com letras bem espaçadas. Não há texto no logotipo do macOS.
Embora a paleta do logotipo seja diferente, eles estão unidos pela cor branca: está presente em ambas as variantes. Também disponível em esmeralda e roxo.