Playboy é uma revista masculina que se tornou a base da editora Playboy Enterprises. É publicado todos os meses desde 1953. As páginas contêm conteúdo erótico, artigos sobre o show business, mercadorias, esportes, moda, contos de escritores clássicos e anedotas.
Significado e história
O logotipo da Playboy é a cabeça de um coelho. O famoso desenho foi criado pelo designer gráfico Arthur Paul. Ele foi questionado sobre isso pelo fundador e editor-chefe da revista Hugh Hefner, que queria que a Playboy tivesse o mesmo mascote memorável da The New Yorker e da Esquire.
O logotipo é um componente importante da capa. Ela aparece em todas as edições em todos os tipos de variações: em algum lugar o coelho fecha o olho e em algum lugar se esconde, obrigando os leitores a procurá-lo. Na maioria das vezes, os artistas brincam com o contexto visual.
Fonte e cores do logotipo
Acredita-se que Arthur Paul criou o visual do coelho em apenas dez minutos. O desenho é realmente simples: uma cabeça oval com um olho redondo, orelhas em forma de ovais pontiagudos e uma gravata borboleta composta por dois triângulos e uma linha chanfrada. Houve também uma versão feminina que surgiu em 1956. Era usada em itens de lembrança como camisetas, pulseiras ou abotoaduras.
O logotipo tem uma conotação erótica: a imagem de um coelho evoca noções subconscientes de brincadeira e fertilidade. A gravata borboleta, por sua vez, está associada à elegância das boates. Ao mesmo tempo, o emblema é percebido de forma ambígua, pois na verdade o desenho parece parte de uma animação, e os coelhos são considerados animais de estimação inofensivos.
Não há uma única inscrição na marca Playboy. O estilista apostou no mascote, escolhendo o preto como cor principal. O título da revista é mostrado na capa em tipo negrito serif padrão.