Playboi Carti é um artista de rap e compositor de Jordan Terrell Carter dos Estados Unidos. Ele também é conhecido pelos nomes artísticos A$AP Carti, Sir Cartier, King Vamp e Cash Carti. Este é um músico jovem, mas já cult, nascido em 1996. Sua terra natal é a cidade de Atlanta, Geórgia. Jordan canta no estilo do hip-hop experimental e gótico, por isso se considera o rei dos vampiros. Ele atraiu a atenção geral para sua pessoa em 2017, lançando seu álbum de estreia. Foi uma mixtape que incluiu singles que atingiram a parada musical Billboard Hot 100 dos EUA. Ele apresentou sua primeira compilação de estúdio um ano depois. Além disso, Die Lit (como era chamado) foi para a terceira posição na Billboard 200. O segundo álbum apareceu após uma pausa de dois anos e subiu imediatamente para a primeira linha das classificações mundiais.
Significado e história
A vida de um jovem que cresceu na cidade provincial de Fairburn não foi fácil. Portanto, ele sempre tentou escapar do ambiente que o sugou e sair para as pessoas. Mas Carter mal se formou na escola, porque estava constantemente envolvido no trabalho para o futuro. Ele foi treinar porque gostava de basquete e sonhava em fazer carreira na NBA. No entanto, não conseguiu: abandonou este esporte devido a desentendimentos com o treinador.
Paralelamente, Playboi Carti estudou música e muitas vezes faltava à escola para trabalhar em suas composições. Como resultado, ele mal completou seus estudos. A razão para a rejeição de um alto nível de educação após a escola foi a situação desagradável em que Jordan Terrell Carter se meteu. Então ele ficou com o único caminho na vida – o rap, embora ele não tenha pensado nisso inicialmente.
O pseudônimo criativo do jovem, sua aparência de palco e identidade pessoal foram fortemente influenciados pelo ambiente em que ele cresceu. O músico vestia-se de forma simples, mas pretensiosa, barata, mas fora do padrão, dando preferência principalmente às roupas da comissão. Daí seu desejo pela direção gótica e pelo hip-hop experimental.
O rapper considera o preto como a cor base. É esta paleta que prevalece no design de cartazes e álbuns. Vermelho (a cor do sangue) e branco (um fundo de contraste ideal) são adjacentes a ele. O músico não possui logomarca própria – há uma busca nas tentativas de se expressar. Um dos símbolos está associado ao nome da revista Playboy, em homenagem à qual o artista recebeu seu apelido.
A imagem mostra um coelho de orelhas compridas com uma gravata borboleta. Está no primeiro terço da palavra “Playboi”, após as letras “P” e “L”. Os sinais são estreitos, esticados para cima, desiguais em altura e separados. A fonte é capital, decorada com serifas afiadas. Na parte inferior (na segunda linha) desajeitadamente acrescentou – “Carti”. As letras são leves, de contorno, embora sejam desenhadas em linhas irregulares – como se por uma mão trêmula. Duas borboletas estão voando ao redor. Eles são de grande importância na identidade do músico, por isso estão frequentemente presentes em seus cartazes.
Fonte e cores do logotipo
Para o último álbum, lançado em 2020, o artista escolheu um logotipo chocante. Ele ecoa o nome Whole Lotta Red e consiste em uma inscrição sangrenta em um fundo branco. A palavra “Vermelho” é escrita à mão em itálico. Listras descem das letras, aterrorizantes, porque evocam uma associação com incisões na pele das quais escorre sangue.
Para auto-expressão, o rapper escolhe estilos que não possuem análogos. A mesma abordagem é aplicada ao design de álbuns de música. O nome, assim como o pseudônimo, são escritos em uma fonte individual. Em um caso, são letras alongadas verticalmente com serifas pontiagudas, no outro, são sinais ocos delineados ao longo do contorno com uma linha irregular. A paleta pessoal do artista consiste em uma combinação de preto, vermelho e branco. Há também cartazes multicoloridos.