O Pittsburgh Steelers é um time de futebol profissional que compete na National Football League como membro da divisão norte da American Football Conference. Sua história remonta ao clube esportivo regional J.P. Rooneys (o Hope-Harvey Football Club e os Majestic Radios no passado), fundado por Art Rooney em 1921.
Embora o futebol fosse extremamente popular em Pittsburgh na época, a lei azul proibia qualquer competição atlética no domingo. Desde que as autoridades da cidade iam cancelar esta lei no outono de 1933, Art Rooney solicitou uma franquia com a NFL. Seu pedido foi atendido em 19 de maio de 1933, após o pagamento de uma taxa de inscrição de US $ 2.500. Então J.P. Rooneys se juntou à Liga como o Pittsburgh Pirates. O nome foi retirado do time de beisebol local.
Em 1940, o clube e o Pittsburgh Post-Gazette realizaram um concurso com o nome da equipe. O grupo liderado por Joe Bach, ex-técnico dos Piratas, selecionou “Steelers” entre outras entradas, que mais tarde foram aprovadas por Art Rooney. Esse nome foi uma homenagem à maior indústria de produção de aço de Pittsburgh. Cada vencedor (vinte e uma pessoas) recebeu um prêmio: US $ 5 e acesso anual a todos os jogos em casa da temporada regular.
A Segunda Guerra Mundial tornou impossível preencher a lista, então o Pittsburgh Steelers teve que se fundir com outras franquias. Em 1943, eles se consolidaram com o Philadelphia Eagles para formar o Phil-Pitt Eagles, amplamente conhecido como Steagles. Em 1944, o Pittsburgh Steelers e o Chicago Cardinals fundaram o Card-Pitt, apelidado de Carpets ou Car-Pitts. A franquia voltou ao seu próprio nome em 1945.
Acredita-se que a família Rooney tenha mantido o controle do clube por toda a sua história. De fato, foi fundado e possuído por Art Rooney por um longo período de tempo, desde 1988 o clube pertence a Dan Rooney, seu filho, desde 2017 o clube é de propriedade de Art Rooney II, seu neto. Na verdade, em dezembro de 1941, Art Rooney vendeu o Steelers ao empresário de Nova York Alexis Thompson por US $ 160.000. Em seguida, Art Rooney comprou 50% de participação no Philadelphia Eagles, de propriedade de Bert Bell. Thompson, Bell e Rooney dividiram os jogadores convocados entre dois clubes.
Em janeiro de 1941, Alexis Thompson renomeou a franquia para os Iron Men e decidiu realocá-la para Nova York. Naturalmente, Art Rooney era contra essa decisão, então ele se ofereceu para fazer uma troca. Em 3 de abril de 1941, eles fizeram um acordo: os Eagles, liderados por Art Rooney e Bert Bell, foram para Pittsburgh para se tornar o Steelers, enquanto os Iron Men, de propriedade de Alexis Thompson, se mudaram para a Filadélfia como Eagles. Embora o clube de Pittsburgh jogasse como o Steelers, nos primeiros anos foi chamado de Philadelphia Eagles Football Club, Inc. Como todos esses eventos ocorreram na entressafra e o Steelers nunca perdeu um jogo em Pittsburgh, a NFL considera a história do esporte do Steelers inteiro.
Significado e História
O que é Pittsburgh Steelers?
O Pittsburgh Steelers é uma franquia da AFC North, anteriormente conhecida como Pittsburgh Pirates, Phil-Pitt “Steagles” e Card-Pitt. Entre suas realizações estão seis campeonatos do Super Bowl e mais de vinte campeonatos de divisão. A equipe passou sua primeira temporada em 1933.
O logotipo do Pittsburgh Steelers possui uma história incrivelmente emocionante, que está entrelaçada com a história do próprio clube. De 1933 a 1944, a equipe mudou seu nome várias vezes, o que também levou à alteração do logotipo. No final de sua história, o nome “Pittsburgh Steelers” não mudou, mas o logotipo do Steelers foi atualizado cinco vezes. Quase todos os logotipos incluíam preto e dourado, as cores oficiais da franquia. Essa paleta de cores foi emprestada da bandeira triband em preto e dourado de Pittsburgh.
1933 – 1939
O primeiro logotipo do Pittsburgh Pirates foi o brasão da cidade. Parecia um escudo heráldico barroco na forma de uma “pele estendida” com um castelo de torre tripla na parte superior. O escudo também continha três bezants dourados com águias erguendo-se com asas. Esses eram os elementos simbólicos do Grande Selo dos Estados Unidos que significavam magnanimidade, domínio e poder. O meio do escudo era cortado com uma ampla faixa horizontal com um padrão quadriculado em azul e branco. O fundo estava preto.
1940 – 1942
Depois de mudar seu nome para o Pittsburgh Steelers, o clube teve que modificar seu logotipo. O novo logotipo do Steelers tinha uma forma de elipse para se parecer com um futebol americano. O emblema apresentava fábricas de aço com cachimbos, uma casa de fundição e um metalúrgico. As imagens eram confusas e incompletas. A elipse foi cortada com uma borda branca, contendo uma marca de texto preta. As letras maiúsculas “Pittsburgh Steelers” e “Football Club” foram colocadas na parte superior e inferior, respectivamente.
1943
Em 1943, a equipe foi fundida com o Philadelphia Eagles e chamou o Phil-Pitt Eagles. Foi a primeira vez que a franquia alterou sua paleta de cores, abandonando a cor dourada. O logotipo de 1943 mostrava uma águia negra batendo as asas com um capacete preto nas garras. Os contornos internos foram delineados com linhas brancas desiguais. A paleta deprimente e a imagem transmitiam o humor pesado da Segunda Guerra Mundial.
1944
Em 1944, outra fusão ocorreu. Depois de ingressar no Chicago Cardinals, a franquia Pittsburgh Steelers recebeu o nome de Card-Pitt. O novo nome era o elemento principal do novo logotipo, que apresentava um cartão-Pitt vermelho-escuro em um fundo branco. As palavras em maiúsculas foram escritas em fonte antiga em negrito com serifas largas perpendiculares no final de todos os caracteres, exceto “C”.
1945 – 1961
Em 1945, o clube voltou a solo. Retornou seu nome anterior “Pittsburgh Steelers” e o logotipo 1940-1942. O logotipo do Pittsburgh Steelers continha uma figura geométrica em forma de bola, combinando os temas do futebol e da indústria produtora de aço de Pittsburgh.
1962 – 1968
O próximo logotipo foi introduzido em 1962. A composição complicada foi substituída por um metalúrgico que chutava uma bola de futebol. O logotipo do Pittsburgh Steelers exibia um metalúrgico cartunista vestido com um uniforme de construção: botas, camisa, macacão e capacete protetor. Um personagem sorridente estava em uma perna dobrada, equilibrando-se em uma viga de aço com as mãos afastadas. Sua segunda perna foi esticada para frente para vencer o futebol. A imagem amarelo-dourada foi aparada com contorno preto.
1969 – 2001
Em 1969, a Republic Steel, com sede em Cleveland, sugeriu que o Pittsburgh Steelers usasse o logotipo do American Iron and Steel Institute como seu emblema. Foi projetado pela empresa US Steel, com sede em Pittsburgh, e inicialmente continha seu nome, mas os proprietários da franquia fizeram o possível para obter permissão da AISI para adicionar “ers” a “Steel”. A inscrição foi colocada no centro-esquerdo. À direita, havia três estrelas astroides de quatro pontas – hipocicloides (amarelo, azul e vermelho) na forma de losangos curvos com ângulos agudos. Eles queriam dizer que o aço brilharia com muito trabalho e lazer, além de ampliar as oportunidades oferecidas pelo mundo ao redor. Todos os elementos foram tirados em um anel de prata.
2002 – presente
O logotipo do Pittsburgh Steelers em 2002 permanece quase o mesmo: as cores estão mais saturadas agora e um anel cinza escuro é contornado com um contorno preto. Os Astroids representam as matérias-primas utilizadas na produção de aço: amarelo brilhante (carvão), vermelho (minério de ferro) e azul (sucata). Essas são as designações padrão na indústria de fabricação de aço. O logotipo Astroid provou ser o mais brilhante, pois seu design foi influenciado pela própria cidade de Pittsburgh, amplamente conhecida por muitas de suas siderúrgicas.
Fonte e cores do logotipo
O emblema atual do clube Pittsburgh Steelers contém seu apelido e três estrelas de quatro pontas dentro de um círculo branco dentro de um anel cinza claro. É uma cópia exata do logotipo do American Iron and Steel Institute desenhado pela U.S. Steel. O time de futebol americano usou esse emblema pela primeira vez em 1969, por recomendação da empresa Republic Steel, de Cleveland. Ela não alterou o design original e adicionou apenas as letras “ers” à palavra existente “Aço”.
A inscrição está do lado esquerdo. À direita estão os hipociclóides – losangos com bordas côncavas e cantos pontiagudos. Cada elemento representa Pittsburgh como o centro da indústria siderúrgica, já que a cidade abriga algumas das maiores siderúrgicas dos Estados Unidos.
A palavra “Steelers”, que é representada dentro do anel de prata, é escrita em tipo sans serif. Uma de suas características é o topo angular da letra “t”. O espaçamento entre os caracteres é mínimo. As letras pretas se destacam brilhantemente contra o fundo branco. Próximo a ele estão estrelas astroides de cores azul, vermelho e amarelo.
Cada tonalidade representa um tipo específico de matéria-prima que é usada para fazer aço. Azul simboliza sucata, vermelho – minério de ferro e amarelo, respectivamente, carvão. Essas são designações comuns – todos que trabalham na indústria do aço as conhecem.
Como é chamado o logotipo do Steelers?
O logotipo do Pittsburgh Steelers não tem nome oficial. Mas o emblema, com base no qual foi criado, é: Steelmark. Este símbolo é propriedade do American Iron and Steel Institute.
O que o logotipo do Pittsburgh Steelers representa?
A marca gráfica que serviu de base para o logotipo do Pittsburgh Steelers foi originalmente criada para a United States Steel Corporation. Portanto, todos os elementos simbolizam a indústria do aço e seus principais componentes. O hipociclóide azul representa a sucata de aço, o laranja representa o minério de ferro e o amarelo representa o carvão metalúrgico (coque).
Quais são os diamantes no logotipo do Steelers?
Na verdade, o logotipo do Steelers não representa diamantes, mas hipociclóides com quatro saliências. Em sua forma, as figuras de quatro pontas se assemelham mais a astroides.
Qual foi o primeiro logotipo do Steelers?
Inicialmente, a equipe usou o brasão da cidade de Pittsburgh como logotipo. Consistia em um escudo heráldico preto com três águias retiradas do Grande Selo e um padrão xadrez branco e azul. Havia um castelo de três torres no topo.