Pink Floyd é uma banda de rock lendária famosa por seus shows épicos, letras profundas, experimentos acústicos e longas composições. O período oficial de seu surgimento é considerado 1965. Na verdade, o coletivo entrou em cena dois anos antes, mas com um nome diferente.
Significado e história
O que é Pink Floyd?
Esta é uma lenda do rock britânico que se tornou famosa por seus shows grandiosos, canções filosóficas, som experimental da música e designs de capas incomuns. O líder mais famoso da banda foi Syd Barrett. O Pink Floyd não existe desde 2015.
O Pink Floyd possui muitos símbolos gráficos, porque para os membros da banda, desenhar emblemas já foi um aspecto tão importante da criatividade quanto fazer música. No entanto, até 1985 eles não tinham um logotipo específico. Imagens e elementos de teste das capas de novos álbuns, regularmente publicados desde 1967, foram usados como sinais temporários. Recentemente, os músicos usaram frequentemente um dos símbolos reconhecíveis: uma faixa multicolorida de arco-íris com uma linha em ziguezague. Acima está o nome da banda na escrita Rockwell.
1967 – 1972
O primeiro emblema da banda era uma simples inscrição “Pink Floyd”. O layout, a fonte e o estilo das palavras mudavam constantemente. O nome da banda de rock foi escolhido por um de seus ideólogos – Roger Keith “Syd” Barrett. Sem pensar duas vezes, ele simplesmente combinou os nomes dos artistas de blues Pink Anderson e do Floyd Council.
1973 – 1978
A imagem mais memorável do Pink Floyd era um prisma triangular através do qual um raio passava, refratando e decaindo em todo o espectro de cores. Este desenho se tornou a decoração principal de O Lado Escuro da Lua. Seu autor é Storm Elvin Thorgerson. O designer gráfico levou em consideração o ângulo de deflexão da onda de luz do ponto de vista da física e deu atenção especial ao contraste: as cores do arco-íris destacam-se intensamente contra o fundo preto.
1979 – 1985
Em 1979, houve um novo álbum chamado The Wall. Esse momento acabou sendo um ponto de inflexão: a capa “brick” trazia a frase “Pink Floyd”, que acabou virando o logo. A inscrição foi adivinhada pela caligrafia de Gerald Scarfe – o homem que fez muitas animações para o grupo. Posteriormente, os tipógrafos desenvolveram a fonte Floydian com base no logotipo.
1985 – 2011
Em 1985, o baixista Roger Waters deixou a banda, deixando o guitarrista David Gilmour livre para atuar. O novo capítulo decidiu que a banda precisava de emblemas oficiais, então, pouco antes da compilação do Division Bell ser publicada, ela tinha seu próprio símbolo de monograma, consistindo em um “P” maiúsculo e um “f” minúsculo. Um pouco mais tarde, foi criado um logotipo chamado The Boatman, no qual o “P”, “F”, “D” e “G” foram criptografados.
Fonte e cores do logotipo
A identidade corporativa do Pink Floyd não é limitada por molduras rígidas: os membros da banda abordaram essa questão de forma criativa. Eles acumularam muitos logotipos icônicos, como o feixe refratado de prisma triangular ou o monograma The Boatman.
Cada álbum tinha seu próprio design original, então a aparência das inscrições mudava constantemente. Por exemplo, a capa de The Wall usa uma fonte escrita à mão fina com letras extensas – uma amostra da caligrafia do próprio Gerald Scarfe.
A paleta clássica do Pink Floyd é uma combinação contrastante de preto, branco e todas as cores do arco-íris. Tornou-se famoso logo após o lançamento de The Dark Side of the Moon em 1973.
O que significa o logotipo do Pink Floyd?
O último logo do Pink Floyd, que estava em uso antes do fim da banda, parecia estilizado com letras brancas P e F em um círculo preto. Além disso, F consistia em apenas duas linhas horizontais. Essas letras representavam o nome da banda.
Como o Pink Floyd conseguiu seu logotipo?
Cada logotipo da banda de rock foi inspirado na arte ou nas letras das capas de seus álbuns. Por exemplo, um prisma que refrata a luz primeiro adornou o disco The Dark side of the Moon, e só então se tornou o emblema do Pink Floyd.
Qual é o símbolo no álbum do Pink Floyd?
Se falamos do símbolo mais famoso do Pink Floyd, é um prisma triangular pelo qual a luz passa. Ela é destaque na capa de The Dark side of the Moon. Esta imagem resume os shows de luzes da banda e as letras cósmicas.
Por que Roger deixou o Pink Floyd?
Roger Waters entrou em conflito com Dave Gilmour porque seu conceito criativo não correspondia aos desejos de outros músicos. Como resultado, ele embarcou em uma carreira solo e deixou o Pink Floyd, confiante de que sem ele o grupo definitivamente entraria em decadência.