Petco é uma pet shop americana especializada em serviços para animais de estimação. Ele é especializado na venda de alimentos, suprimentos para animais de estimação e cuidados para animais de estimação. A rede também vende hamsters, répteis, pequenos pássaros, peixes de aquário, porquinhos-da-índia e outros pequenos animais. A empresa possui lojas reais e virtuais, que somam mais de 1.500 unidades. Eles estão localizados nos Estados Unidos e no México. Além disso, a empresa opera a marca Unleashed by Petco com 85 pontos de venda, oferece tosa e adestramento de cães. O ano do aparecimento da marca é 1965. Seus escritórios corporativos estão localizados em duas cidades: San Diego e San Antonio, Califórnia. A empresa agora é de propriedade conjunta do CPP Investment Board e da CVC Capital Partners, cada uma com 50% de participação.
Significado e história
A tarefa inicial da empresa era vender produtos veterinários. Mas o negócio foi tão bem sucedido que ela teve que abrir novos escritórios e expandir. No final do século XX, atraiu a atenção de grandes players do mercado empresarial: em 2000, foi comprada pela TPG Capital e Leonard Green & Partners, a quem passou a ser propriedade.
Além disso, a Petco atua na filantropia animal e opera dois grandes centros de saúde animal. A marca tem parceria com milhares de grupos de bem-estar animal. Nisso ele vê sua principal missão.
Ambas as lojas e escritórios da empresa e seus centros são facilmente reconhecíveis pelo emblema temático. Acima da entrada estão um gato azul e um cachorro vermelho sentados lado a lado. Ao longo dos anos, a rede mudou sete logotipos.
1965 – 1974
Inicialmente, foi utilizado um sinal padrão. A empresa atuava como Upco Ranch & Kennel Supply, com foco no segmento veterinário. Ela vendia todos os tipos de comida para animais de estimação e os tratava. Com o advento de produtos para animais de estimação e vários acessórios para animais de estimação, a Petco se desmembrou e formou sua própria marca.
1974 – 1979
Após o rebranding, a empresa tornou-se Upco Animal Supplies, aprofundando seu compromisso de apoiar animais de estimação em todos os níveis. Como emblema, ela escolheu uma simples inscrição que consistia em seu nome. O texto na placa formava duas linhas. No topo estava a palavra “UPCO”. Ele ocupava toda a fileira e era grande, ousado, sem serifa. As letras lisas estavam localizadas a uma distância ideal umas das outras, para que não se tocassem e fossem bem lidas. Na parte inferior estava o resto do título: Animal Supplies Unlimited. As palavras foram feitas em letras maiúsculas e correspondiam ao estilo geral – estrito, profissional, minimalista. Todos os elementos foram colocados em um amplo retângulo cinza.
1979 – 1989
Após o estabelecimento da marca Petco, a empresa passou por mais um rebranding com o redesenho do logotipo. Além disso, o signo da identidade visual mudou drasticamente. Ele apresentava as três figuras de animais em que a empresa se concentrava. Ela oferecia produtos para gatos, cães e cavalos. Agora o signo tornou-se multiestrutural: não tinha apenas uma parte textual, mas também gráfica. Atrás da palavra “Petco”, em letras grandes de vários tamanhos, havia um cavalo (esquerda) e um cachorro (direita). Juntos, eles olharam para o centro onde o gato estava localizado. As imagens estavam em estilos diferentes: os artistas desenhavam o cavalo de forma realista, e o gato e o cachorro – como para um desenho animado.
A menor era a letra “E”. Ao mesmo tempo, conectou-se com “P” e parecia sua continuação. “O” tinha uma forma alongada, então parecia um oval. O “C” também era pequeno. Além disso, os desenvolvedores o ampliaram para parecer uma ferradura. Uma inscrição explicativa apareceu sob o nome da loja de animais: “Supermercados de suprimentos de animais”. Foi digitado em uma fonte suave e maiúscula.
1989 – 1991
Depois que a rede veterinária se recusou a atender animais de grande porte (principalmente cavalos), a marca mudou seu logotipo. Ela não apenas recebeu uma atualização, mas foi especificada: um gato e um cachorro sentados ao lado dela permaneceram nele. Os olhos dos animais contornados foram direcionados para os espectadores, então eles pareciam muito fofos. O estilo de escrever a palavra “Petco” também mudou: as letras ficaram igualmente grandes e em negrito. A semelhança de “C” com uma ferradura desapareceu. Os entalhes foram removidos.
1991 – 2011
Nos dez anos seguintes, a marca veterinária usou um logotipo colorido. Consistia em animais mais amigáveis e, se assim posso dizer, os designers mudaram suas raças. O cachorro já parecia um simples vira-lata, que são muitos, e o gato era um vira-lata comum e não era tão “gordo” quanto antes. O estilo de desenho também mudou: tornou-se mais próximo da animação, com notas de afirmação da vida – alegres e positivas. As orelhas do cachorro estavam ridiculamente viradas para cima, e os bigodes do gato divergiam em diferentes direções em linhas retas paralelas.
Nos dez anos seguintes, a marca veterinária usou um logotipo colorido. Consistia em animais mais amigáveis e, se assim posso dizer, os designers mudaram suas raças. O cachorro já parecia um simples vira-lata, que são muitos, e o gato era um vira-lata comum e não era tão “gordo” quanto antes. O estilo de desenho também mudou: tornou-se mais próximo da animação, com notas de afirmação da vida – alegres e positivas. As orelhas do cachorro estavam ridiculamente viradas para cima, e os bigodes do gato divergiam em diferentes direções em linhas retas paralelas.
Os animais foram retratados em linhas de contorno pretas e sentados no final do nome da marca, contra o fundo de “O”. As letras foram ampliadas uniformemente e adquiriram o mesmo tamanho. Além disso, eles pareciam balões inflados, o que é típico do design de desenhos animados. Na parte inferior havia uma inscrição em um tipo de letra com serifa estrita com espaçamento mínimo entre as letras. Foi um chamado à ação – foi assim que a empresa expressou seu conceito.
2011 – 2020
Em 2011, o logotipo passou por uma nova atualização: foi usada uma fonte diferente e a imagem de um gato e um cachorro foi corrigida. Como resultado, os personagens tornaram-se mais claros, mais rígidos e mais suaves. O arredondamento nas extremidades desapareceu – em vez deles, surgiram cortes suaves. As letras foram convertidas para minúsculas. Esta versão foi desenvolvida com a participação do consultor criativo Lippincott.
2020-presente
O logotipo moderno é o mais minimalista de todos. Isso se deve a uma mudança na especificação da rede de pet shops, pois o setor de serviços passou a incluir a tosa e adestramento dos animais. Atividades beneficentes, cuidados com animais de estimação e sua distribuição para as casas também se intensificaram. O contingente daqueles que se destinam a alimentos e bens também mudou: agora incluem não apenas cães e gatos, mas também répteis, hamsters, porquinhos-da-índia, papagaios, ratos e outros pequenos animais que alegram a vida humana. Portanto, apenas uma inscrição permaneceu no logotipo – o nome.
Fonte e cores do logotipo
A evolução da identidade desta rede de comércio e veterinária mudou aos trancos e barrancos – do conteúdo simples ao complexo. Nas versões anteriores, era um texto informativo e publicitário imperceptível. Foi colocado em uma placa acima da entrada do edifício. Depois veio o desenho em forma de bichinhos. Para a versão atual, os designers novamente escolheram apenas a inscrição. Usaram o nome das lojas da versão anterior, ampliaram, coloriram de azul e corrigiram levemente as letras. Mas os consumidores ficaram descontentes com o desaparecimento de dois bichinhos fofos.
Os emblemas Petco usam as famílias de fontes Amatic e Gotham. A paleta oficial não é diversificada. As primeiras versões eram em preto e branco. As cores vieram depois, quando ocorreu a transição para a imagem de um cachorro vermelho e um gato azul.