PBS Kids é o nome genérico de uma rede de programas de televisão para crianças do American Public Broadcasting Service. Mas essa é principalmente a marca do bloco de programas, uma vez que alguns dos programas infantis da TV pública não são produzidos pelas emissoras afiliadas à PBS, ou são produzidos por distribuidores independentes como a American Public Television. Uma rede separada tem um nome semelhante, que passou por duas reorganizações: a versão anterior existia em 1999-2005, a última começou em 2017. Além da América, está disponível na África – em países localizados ao sul do Deserto do Saara. Sua sede está localizada no condado de Arlington, Virgínia.
Significado e história
O que é PBS Kids?
É a marca americana de programas infantis de televisão veiculados pelo Public Broadcasting Service e pelo canal de televisão de mesmo nome. O programa apareceu pela primeira vez em 1994 e, em 2017, tornou-se um canal 24 horas. Seu site foi lançado mais tarde.
O PBS Kids foi lançado em 1993 como uma iniciativa de seu próprio projeto Ready to Learn, aberto para facilitar o acesso a programas educacionais para crianças de famílias de baixa renda. Em 1994, os autores combinaram os programas em um bloco PTV e adicionaram um novo emblema P-Pals. Ele coletou personagens animados na forma de logotipos da rede PBS, que representavam materiais educacionais de seu mundo de fantasia do PTV Park.
No outono de 1999, o Public Broadcasting Service reabriu o PBS Kids, incluindo várias transmissões e programas de vídeo sob uma marca comum. Eles eram destinados a crianças de três a oito anos. O canal infantil trabalhou nesse formato durante seis anos. Então, em 2000, Bookworm Bunch foi adicionado a ele – um bloco de sábado que foi ao ar pela manhã. Em 2004, surgiram os Programas PBS Kids Go !, voltados para o último ano do ensino médio.
Em 2005, a rede fechou, dando lugar aos canais comerciais a cabo e via satélite. Por muito tempo, o serviço de TV infantil existia separadamente e fazia parte de um pacote de vários reprodutores de streaming. Seu relançamento final ocorreu no inverno de 2017 em várias plataformas. Cada grande atualização trouxe seu próprio logotipo. Havia cinco deles no total.
1993 – 1999
A logomarca de estreia do PBS Kids apareceu simultaneamente com a abertura do canal e foi animada. Foi desenvolvido pelo estúdio WGBH-TV, que incluiu os designers Chris Pullman e Gene Mackles. Foi baseado no logotipo do canal de teste de 1984 Ready To Learn, que operou em onze mercados de teste. O logotipo consistia em três cabeças estilizadas de cores diferentes, decoradas com padrões.
A imagem representava criaturas antropomórficas com braços e pernas. Eles foram chamados de P-Pals e foram colocados contra um fundo branco neutro. Na versão animada, suas cores mudavam constantemente, parando em azul, laranja e verde, respectivamente. Os pequeninos dançaram e cantaram “Este é o P-B-S!”, E então congelaram quando um cachorro vermelho latindo apareceu na parte inferior da tela. Neste momento, a cabeça extrema estava dizendo “Woo-hoo-hoo!”, E o boné de beisebol voou para longe. No canto inferior estava o nome do canal PBS. Foi pintado de preto. Desde 1997, um balão com a designação E / I aparecia no logotipo, desta forma, o emblema existiu até 1999.
Paralelamente, foi utilizada uma versão impressa, estática, sem animação. Também foi baseado em três cabeças – apenas em uma paleta monocromática. A primeira cabeça era preta, a segunda era branca e a última também era preta. Apenas o primeiro era claramente visível, enquanto o resto era representado em espaço negativo e funcionava como pano de fundo para o extremo. No lado direito havia uma grande placa “PBS for Kids” pintada em cores diferentes (vermelho, verde e azul). As letras estavam “pulando”, então iam além dos limites de uma linha reta. Os designers as complementaram com largas serifas retangulares.
1994 – 1999
No verão de 1994, o canal infantil foi renomeado para PTV. Mas essa medida não foi um rebranding radical, já que o logotipo com as cabeças P-Pals foi usado até 1999 inclusive. A versão do P-Head foi baseada em outro emblema da PBS de 1971. O novo logotipo apresentava uma cabeça azul voltada para a esquerda (nas versões anteriores, a cabeça estava apontando para a direita). Ao lado dele estava a letra “T” composta por bolas vermelhas em miniatura e um “V” preto e branco em um retângulo verde vertical.
1998 – 1999
O nome PBS Kids surgiu como um conceito no início de 1997 e foi associado a um processo de renomeação como parte de pesquisas e experimentações contínuas. Este emblema tem sido usado em vídeos promocionais, telas de abertura e FableVision animado. Ele tinha um grande círculo vermelho com três cabeças, como o logotipo do PBS for Kids de 1993. Abaixo estava um largo meio-arco amarelo direcionado para cima. Ele continha o nome real do canal, seguido por um ponto de exclamação no final. A sigla “PBS” era branca, a palavra “Kids” era vermelha. A fonte usada é Lubalin Graph Demi. Desenhado por Big Blue Dot.
1999 – 2013
No dia da estreia de Dragon Tales, a imagem dos P-Pals (três cabeças multicoloridas) foi totalmente abandonada e foi aprovado o novo nome do canal de televisão – PBS Kids. Ao mesmo tempo, mascotes apareceram nele – Dash e Dot. Os logotipos foram projetados por Lee Hunt Associates, que incluía Richard McGuire, designer da The New Yorker, e Bob Shea. No início, a animação da identidade era realizada pela King Camera e Passion Pictures, mas em 2000, as versões atualizadas do logo da televisão foram lançadas pela empresa Primal Screen.
O logotipo redondo apresentava dois rostos sorridentes, um de menino e outro de menina. Eles tinham penteados diferentes, mas fora isso tudo parecia igual: olhos redondos (um grande, o outro pequeno), um nariz pontilhado e um meio-arco estendido para cima, indicando uma boca fechada. Pequenos círculos brancos irradiavam das cabeças, formando uma nuvem de fala onde “PBS” estava escrito em preto grotesco. Abaixo dos balões verdes estava a palavra “Crianças”, em uma fonte elegante e virada.
2008 – presente
Em 2008, o emblema sofreu uma pequena alteração. Os designers aumentaram o balão e o balão de diálogo para acomodar a legenda “Kids”. Como resultado, o nome da rede infantil tornou-se parte integrante. Os desenvolvedores também ajustaram a cor, tornando-a verde-oliva claro. Em 2013, a empresa abandonou o emblema Dot, deixando apenas a variante Dash. Mas nos programas, a versão excluída ainda é usada – agora junto com os novos personagens Dee e Del. Os principais criadores da imagem do PBS Kids no ar foram Primal Screen Studios, Interface Media Group e Karptoons.
Fonte e cores do logotipo
A identidade do canal infantil passou por uma longa e séria reformulação, após a qual recebeu a logomarca mais harmoniosa. O desenvolvimento mudou de formas multiestruturadas para simples e singulares. Portanto, agora, em vez de três faces de perfil, é usada uma, colocada de face inteira. É alegre, sorridente, o que corresponde ao clima do público infantil.
Em momentos diferentes, dois tipos de fontes foram usados no emblema: Lubalin Graph Demi e PBS KIDS Headline. Nas primeiras versões, a paleta de assinatura consistia em vermelho, azul, verde, nas últimas – seu amarelo, branco, preto e verde-oliva.
O que aconteceu com o logotipo da PBS Kids?
Em 2014, o personagem fictício Dash foi removido do logotipo da PBS Kids. Em alguns programas, Dee e Del, o irmão e a irmã mais novos, apareceram em seu lugar. A imagem Dash é usada em telefragments animados separados.
Quem desenhou o logotipo da PBS Kids?
O logotipo original da PBS Kids foi desenhado por Chris Pullman e Gene Mackles. E uma das últimas versões foi criada pelo artista Richard McGuire, que desenha personagens para a revista The New Yorker. Ele fez isso com Bob Shea. As fontes foram criadas pela Chank Co.
Qual é o slogan da PBS Kids?
O slogan deste canal de televisão, marca e holding é: PBS KIDS. Seja mais inspirado . Outra variação também está em jogo: A Little Wonder Goes A Long Way.
Como você faz o logotipo da PBS Kids?
Para fazer o logo do PBS Kids, você precisa pegar lápis, canetas hidrográficas, tintas e desenhar de acordo com as referências ou usar programas gráficos. Tutoriais de logotipo estão disponíveis gratuitamente online e no canal de vídeo do YouTube.