A Paramount é o maior e mais antigo estúdio de Hollywood e agora faz parte da Viacom. Ela possui muitas franquias de mídia de sucesso (Missão: Impossível, Star Trek, O Poderoso Chefão) e filmes de bilheteria (Titanic, Forrest Gump, Transformers, Homem de Ferro). Sua história começou em 1912, quando o dono da rede de cinemas Adolph Zukor fundou a Famous Players Film Company. Na mesma época, nasceu a Lasky Feature Play Company. Eles distribuíram seus filmes através da distribuidora Paramount Pictures Corporation e depois se fundiram com ele para formar a Famous Players-Lasky Corporation. A fusão ocorreu em 1916. Desde então, o estúdio foi renomeado várias vezes e até faliu, mas conseguiu voltar ao serviço com a ajuda da Viacom.
Significado e história
A Paramount Pictures é tão antiga quanto o cinema. Ela percorreu um longo caminho desde fazer filmes para trabalhadores imigrantes até um gigante da indústria cinematográfica que comprou a DreamWorks e se tornou dona de hotéis de luxo com cinemas particulares. Por cem anos, Hollywood introduziu novas tecnologias de produção cinematográfica, estilos modernos entraram na moda. Mas uma coisa não mudou – o logotipo da Paramount manteve sua estrutura clássica.
A imagem de uma montanha piramidal em um anel de estrelas é tão familiar aos espectadores quanto o planeta da Universal Pictures, o leão da MGM, o castelo mágico da Disney e o escudo azul e dourado da Warner Brothers. O pico da montanha coberto de neve abriu filmes desde os dias do cinema mudo, quando a tecnologia de filmagem síncrona não existia.
O símbolo icônico da Paramount é um dos mais enigmáticos de Hollywood. Poucos sabem de onde veio e o que significa. Na verdade, a vista majestosa da montanha foi projetada por William Wadsworth Hodkinson, que financiou os filmes e recebeu direitos exclusivos de distribuição. Foi Hodkinson quem iniciou a fusão das empresas que formaram o estúdio de cinema moderno e insistiu que se chamasse Paramount, não Famous Players. Ele desenhou o logotipo em papel mata-borrão enquanto se sentava na sala de reuniões com o produtor Adolph Zukor. O empresário retratou a montanha em uma auréola estrelada, e os fãs do cinema moderno começaram a procurar um significado oculto nela.
A maior preocupação para os fãs era onde esse pico de montanha poderia estar. A versão mais comum era que Hodkinson desenhou Ben Lomond Peak de Utah de memória. Ele estava lá quando criança quando acampou nas proximidades. Mas havia outras suposições também. Alguém acreditava que os picos do Monte Viso (nos Alpes) ou do Monte Artesonraju (nos Andes peruanos) estavam imortalizados no emblema.
O logotipo da Paramount Pictures mudou sutilmente. A neblina se dissipou ao redor da montanha e as nuvens engrossaram, que depois também desapareceram. O fundo foi alterado várias vezes até se tornar de uma cor. E o número de estrelas no halo diminuiu gradualmente de 29 para 22. Como resultado da evolução, o símbolo ganhou uma versão animada com design 3D.
1914 – 1918
A Paramount-Artcraft Motion Pictures tinha um logotipo oval com um contorno preto duplo. Foi decorado com uma moldura figurada, que parecia padrões esculpidos acima e abaixo. Dentro estava o nome da empresa, dividido ao meio em duas linhas. Os designers usaram uma fonte manuscrita. As primeiras letras das palavras pareciam caligrafia: tinham cachos elegantes nas pontas dos traços. O estilo como um todo correspondia ao conceito geral dos emblemas da época.
1914
Em 1914, a Lasky Feature Play Company e a Famous Players Film Company fizeram parceria com a distribuidora Paramount Pictures. Sua marca registrada era uma coroa com dez pontas no aro e uma pequena cruz no topo. A palavra “Paramount” estava escrita no capacete. Para isso, foi utilizada uma fonte fina, imitando a caligrafia caligráfica.
Na borda inferior estava a segunda parte do nome – “FOTOS”. Para isso, foi escolhida uma fonte serifada em negrito. E sob a coroa, os artistas retrataram um pergaminho com os dizeres latinos “IN EXCELSIS”.
1914 – 1917
O logotipo original do estúdio de cinema Paramount estreou em filmes da era do cinema mudo. De acordo com dados de arquivo, William Hodkinson o criou em 1916, quando discutia questões comerciais com o ex-proprietário da empresa Famous Players. Ele desenhou em papel mata-borrão a primeira coisa que lhe veio à mente: um pico de montanha cercado de estrelas. Ele pode ter sido inspirado por memórias de infância de Ben Lomond Peak.
Vinte e nove estrelas negras de cinco pontas formaram uma auréola ao redor da borda do círculo com as palavras “Paramount”. A fonte mudou um pouco: o “P” maiúsculo tem cachos espirais, e o restante das letras ficou mais fino e elegante. A metade superior do círculo foi pintada de preto. A parte inferior continha uma imagem de uma montanha contra um horizonte manchado de branco. Do outro lado do pico nevado estava a palavra preta “Pictures”, escrita no mesmo estilo de “Paramount”. A parte inferior da letra “P” perdeu-se no nevoeiro que se espalhou pela montanha.
1917 – 1967
Após um pequeno refinamento, o logotipo adquiriu contornos nítidos. Cinco estrelas foram removidas, então a corrente inquebrável se desfez. Provavelmente assim queria William Hodkinson, que considerou o novo design mais bem sucedido. A fonte das inscrições tornou-se limpa e não abrangente. As sombras do lado direito da montanha desapareceram e os pontos no horizonte se transformaram em linhas horizontais suaves. A névoa foi substituída por nuvens rodopiantes.
1967 – presente
O nome da marca Paramount Pictures não mudou até o final dos anos 1960. Então a empresa cinematográfica decidiu adaptá-lo ao minimalismo da moda e simplificou a imagem. Mais duas estrelas desapareceram do halo, restando apenas 22. A montanha, que antes parecia volumosa devido às sombras irregulares, tornou-se bidimensional. A base redonda agora é preta, então a silhueta branca do pico nevado é criada usando o espaço negativo. O mesmo efeito foi usado para a inscrição “Paramount”, que recebeu uma nova fonte. E a palavra “Fotos” desapareceu completamente junto com as nuvens.
Ainda não se sabe por que havia originalmente 29 estrelas e por que razão seu número foi reduzido para 22. Há rumores de que a constelação semicircular ao redor da montanha costumava denotar atores que assinavam um contrato com um estúdio de cinema. Mas essa suposição não é confirmada por nada, porque no início do cinema, William Hodkinson não assinou acordos com ninguém, e a Paramount estava envolvida na distribuição de filmes de outras pessoas.
De qualquer forma, o pico da montanha com um halo de estrelas é um dos símbolos mais famosos de Hollywood. Ele antecede o leão rugindo da MGM por quase uma década e mantém o conceito básico de design. A montanha personifica solidez, firmeza e durabilidade. As estrelas, por sua vez, são parte integrante de Hollywood e cumprem uma função decorativa no emblema.
Fonte e cores do logotipo
As primeiras letras no logotipo da Paramount Pictures estavam no mesmo estilo que a marca da palavra Paramount-Artcraft Motion Pictures. O tipo cursivo cursivo era considerado muito na moda naquela época. Mas o tempo passou e ele evoluiu gradualmente até adquirir feições reconhecíveis.
O logotipo é feito na técnica de filmagem: parece que este é um quadro de um filme da década de 1930. O esquema de cores é uma reminiscência da cinematografia clássica em preto e branco.