One Piece é a franquia de mídia de maior bilheteria baseada em mangá japonês. Seu criador é Eiichiro Oda, autor de textos e desenhos. Ele apareceu pela primeira vez em 1997 na Shueisha’s Weekly Shōnen Jump. Além de 98 volumes de tankobons (coleção de mangás), a franquia consiste em um filme dirigido pela Production IG e uma série de anime apresentada pela Toei Animation em 1999. Há também 14 desenhos animados completos, 13 programas de TV, 1 vídeo de animação, muitos videogames e até jogos de cartas. O mangá está licenciado para transmissão em inglês no Reino Unido, Austrália e América do Norte. A sua tiragem já ultrapassa 480 milhões de exemplares em 43 países, o que lhe permite entrar no Livro dos Recordes do Guinness.
Significado e história
Eiichiro Oda começou a escrever One Piece em 1996 com uma paixão pela aventura e pela escrita de contos de fadas. A primeira história da próxima franquia de mídia apareceu na revista Akamaru Jump, a segunda na Weekly Shōnen Jump. Mas, como observa o escritor, enquanto ele alcançava a publicação, a redação o recusou três vezes. O mangá ainda está em construção agora. Em janeiro de 2021, ela se aproximou do milésimo capítulo.
O enredo é construído em torno das aventuras de um menino chamado Monkey D. Luffy. Depois de comer acidentalmente a Akuma no Mi, seu corpo se tornou flexível e viscoso como borracha. Acompanhado por uma equipe de piratas chamados de Piratas do Chapéu de Palha, o protagonista explora a Grand Line. Seu objetivo é encontrar o tesouro de One Piece e se tornar o rei pirata. Este enredo foi muito apreciado por leitores e críticos. Eles favoreciam o estilo de narrativa, caracterização, humor e meios linguísticos de descrição. O mangá é reunido em vários volumes, o que bateu o recorde da publicação: tem a maior circulação entre os livros publicados no Japão. E em 2018, foi reconhecido como o mais popular dos últimos 11 anos.
Monkey D. Luffy foi inspirado por seu ídolo, o pirata “Red Haired” Shanks. Tentando formar sua própria equipe, o jovem parte em uma jornada e encontra muitos personagens pelo caminho: um navegador-ladrão, um atirador-mentiroso, um cozinheiro. Eles compram o navio Going Merry e lutam contra outra tripulação pirata, East Blue. Mas, além deles, o mundo está cheio de criaturas diferentes, incluindo gnomos, gigantes, gente-peixe, uma raça de humanóides com características de animais.
O próprio universo é coberto por dois oceanos, separados por uma única faixa de terra. No total, são quatro mares com travessias perigosas, e a Terra circunda todo o planeta. Além disso, frutas especiais crescem lá e há superpoderes com os quais personagens e criaturas são dotados. O único logotipo de One Piece captura a característica central do mundo Monkey D. Luffy. O sinal pessoal apareceu em 1999.
O símbolo de identidade visual do jogo de quadrinhos é uma combinação harmoniosa de gráficos e texto. Ou seja, os elementos desenhados são usados de forma otimizada nas inscrições – eles são apresentados em um estilo semi-amoroso. Possui dois detalhes principais: o ícone à esquerda e o nome do jogo à direita.
A primeira letra do nome também serve como um detalhe gráfico. Em seu lúmen, há uma caveira branca segurando uma corda torcida entre os dentes. Ele está usando um chapéu amarelo com uma listra vermelha. As órbitas oculares e a boca do nariz vazias – são pintadas de preto e têm formato redondo. Os ossos cruzados são visíveis atrás da caveira – um sinal tradicional dos piratas. A corda enrola-se ao longo da linha inferior (há outra no topo) e termina na âncora, que está localizada lateralmente – na forma de uma letra maiúscula “E”. Os outros dois “E” parecem normais e têm serifas alargadas. Em vez de “eu”, há um homem vermelho com um chapéu (provavelmente o personagem principal).
Fonte e cores do logotipo
A fonte do logotipo é individual. Algumas letras são substituídas por elementos do mangá: uma caveira, um homem e uma âncora. Outros signos têm a grafia usual e são complementados com pontas agudas nas pontas. As extensões se assemelham a serifas.
A paleta do logotipo corporativo consiste em azul com transições gradientes. Ele fez a inscrição e as linhas de limite. Também contém amarelo (chapéu), vermelho (listra, figura humana), preto (debrum, pequenos traços na corda), marrom (corda) e branco (crânio, ossos, fundo).