Olive Garden é uma cadeia de restaurantes informais dos Estados Unidos, com foco na culinária americano-italiana. Serve bifes, saladas, massas, bem como baguetes, aos quais associa o menu principal. Além disso, a empresa é uma subsidiária da Darden Restaurants, com sede em Orange County, Flórida, e opera 900 estabelecimentos de food service em todo o mundo. Seus estabelecimentos de marca estão localizados não apenas nos Estados Unidos e na Itália, mas também no Canadá, Brasil, México, Kuwait, Equador, Eslováquia, Filipinas e outras partes do mundo. A instituição foi formada no final de 1982 por iniciativa do empresário Bill Darden.
Significado e história
Olive Garden era originalmente uma divisão da General Mills. Sua primeira localização surgiu na cidade de Orlando em 1982. Em 1989 já era uma rede com 145 estabelecimentos de restauração. Isso a tornou a que mais cresceu de todas as submarcas, e é por isso que ela acabou sendo desmembrada como uma marca por direito próprio. A popularidade da empresa aumentou a cada mês e, gradualmente, seu volume de vendas atingiu os indicadores de uma estrutura concorrente – Red Lobster. Assim, tornou-se líder entre as cadeias de restaurantes de serviço completo dos EUA. A cozinha italiana sempre foi sua especialidade básica.
Após vários anos de declínio ocorridos no início do milénio (anos 2000), o Olival ressurgiu e recuperou. Ela abriu novos locais, associou-se a outra divisão, organizou promoções com grandes negócios, se divulgou ativamente e, como resultado, recuperou sua antiga popularidade. Eles começaram a visitá-la com mais frequência, a conhecer mais e até mencionaram na faixa da música (intérprete Taylor Swift).
Quanto à identidade, os donos de restaurantes usam o antigo letreiro, aprovado logo no início do surgimento dos estabelecimentos de alimentação. Para um redesenho, eles simplesmente mudam seu estilo, mantendo a estrutura familiar. Em geral, a marca possui quatro logotipos.
1982 – 1989
O trabalho da empresa começou com um logotipo de texto. Era uma letra manuscrita semi-coerente, com apenas as primeiras letras das palavras “Olive” e “Jardim” a uma distância mínima. O resto teve transições apertadas, mas suaves. O artigo “the” estava na linha superior, o nome principal da cadeia de restaurantes estava na linha inferior. Os símbolos eram grossos, descuidados, como se escritos em um ataque de emoção – no entanto, como convém a uma maneira puramente italiana.
1989 – 1998
O próximo logotipo permaneceu semelhante ao floreio individual, mas foi recolorido de verde para preto. Na parte inferior, os desenvolvedores desta vez adicionaram um esclarecimento – “Restaurante Italiano” para mostrar aos visitantes o status de um estabelecimento de catering. Os designers dividiram a frase em duas partes, colocando uma sob a inscrição “Olive” e a segunda – sob “Jardim”. As letras do novo texto eram pequenas, mas em maiúsculas, digitadas em bloco serifado.
1998 – 2014
Em 1998, a empresa mudou ligeiramente de nome, retirando o artigo “the”. É claro que isso se refletiu no emblema, mas não de forma dramática, pois ainda restavam duas linhas, que eram ocupadas pela frase “Olive Garden”, dividida em duas partes. O estilo da inscrição também foi preservado – uma imitação de caligrafia descuidada com um pequeno itálico. Ao mesmo tempo, os autores corrigiram o “O” maiúsculo e o “v” minúsculo, pintaram o nome na cor verde-oliva, retiraram as serifas de “Restaurante Italiano” e desenharam um pincel de uva. Era para simbolizar a Itália (país produtor de vinho). O cacho ficava no canto superior direito e era decorado com uma videira com folhas esculpidas em miniatura.
2014 – presente
A versão atual do logotipo foi completamente alterada – tanto no estilo quanto no número de elementos. O emblema agora contém dois ramos de uma oliveira com frutos entrelaçados à direita da palavra “Olive”. Abaixo está a segunda parte do nome da empresa – “Jardim”. E abaixo está a frase “Cozinha Italiana”, esclarecendo o cardápio da rede de restaurantes. Os designers clarearam a cor verde, arredondaram e endireitaram a fonte.
Fonte e cores do logotipo
O histórico de modificações no logotipo do Olive Garden é, na verdade, um refinamento do alcance visual nele apresentado. No decorrer da evolução, os elementos foram melhorando, mudando para o tema italiano: primeiro foi enfatizado pela caligrafia “emocional”, depois por um pincel de uva e no final por um ramo de oliveira. Tudo foi feito para transmitir com precisão o nome da rede, pois foi criticada pela atmosfera artificial do espírito italiano. A base para a marca de identificação atualizada foi o trabalho gráfico do estúdio Lippincott, que criou logotipos para várias marcas conhecidas: Coca-Cola, Pizza Hut, Dell, Walmart, Delta Air Lines, Sprint e outras.
O logotipo atualmente usa a fonte Eldwin da The Northern Block. Nas primeiras versões, a inscrição era feita em uma fonte individual – itálico suave, imitando a caligrafia.
A paleta original reflete a cor indicada no nome da marca – azeitona. Em momentos diferentes era escuro ou claro. Os logotipos também apresentam preto, roxo e branco.