Significado e história
O emblema foi desenhado pela associação dentária sindical e introduzido em 1965. A versão de estreia contém o bastão Asclepio – um atributo do antigo deus romano e grego da medicina. Ele estava cercado por uma cobra – uma criatura que os habitantes da Grécia Antiga costumavam usar para fins medicinais.
Além disso, a imagem de um réptil é freqüentemente mencionada no Antigo Testamento, onde também serve como um símbolo de saúde. Na parte inferior do logotipo existem 32 folhas e 20 bagas, que representam, respectivamente, o número de dentes permanentes e de leite.
O esquema de cores era atualizado com frequência, embora não fosse muito diverso. Na versão de estreia, o fundo lilás prevaleceu por muito tempo – a cor oficial da odontologia. A Asociacion Nacional de Facultades Dentales incorporou-o ao seu emblema em 1897.
Dependendo da variante, a cobra é pintada de branco, amarelo, bege ou cinza. Ela também estava listrada. A varinha Asclepio tinha um tom marrom e depois dourado, assim como a moldura ao redor.
Fonte e cores do logotipo
O sinal original é colocado em dois quadros. O primeiro é feito na forma de um triângulo, que na verdade é a letra Delta do alfabeto grego. Significa odontologia. A segunda moldura é redonda, ligada à letra Omicron, que está associada à palavra Odont, que significa “dente” em grego.
Com o passar dos anos, os gráficos mudaram muitas vezes, mas as imagens centrais da varinha e da cobra sempre estiveram presentes. Mas a palavra Odontologia apareceu e desapareceu. Ele está localizado na parte inferior do emblema. Escrito em tipo sans serif grande e fácil de ler. Em algumas versões, o logotipo estava em itálico.