O Oakland Raiders é um time de futebol profissional de Oakland, Califórnia. A franquia foi fundada em 1960 como membro fundador da American Football League. Depois que a American Football League se fundiu com a National Football League em 1970, ela compete na divisão Oeste da American Football Conference.
O empresário de Oakland Y. Charles (Chet) Soda foi o fundador e o primeiro proprietário da equipe. Mas antes desses eventos, em 1959, alguns meses após o estabelecimento da AFL, os proprietários da franquia sem nome com base em Minneapolis concordaram em se juntar à NFL. Então, Oakland começou a lutar pelo direito de substituir a equipe extinta. Como resultado, a cidade recebeu a franquia AFL em 30 de janeiro de 1960.
Desde 1961, a franquia era propriedade de duas pessoas – F. Wayne Valley e Ed McGah. Em 1966, o treinador principal da equipe e gerente geral Al Davis se juntou a eles, entrando em uma discussão sobre um novo acordo de parceria que o tornava o sócio-gerente geral e lhe dava controle quase total sobre todas as operações do clube. Indignado com o acordo ratificado por Ed McGah, F. Wayne Valley vendeu sua participação na franquia em 1976 para não mais participar da vida do clube.
Apesar das ações de Davis, a franquia ainda tinha uma parceria limitada com nove parceiros. Em 2005, Davis comprou a participação pertencente à família McGah para se tornar o proprietário majoritário. No entanto, no momento de sua morte, ele possuía apenas 67% das ações da equipe. Em 2011, o interesse de Davis passou para seu filho, Mark, e sua esposa, Carol Davis.
Os Raiders mudaram duas vezes sua cidade natal. O clube mudou-se de Oakland para Los Angeles em 1982, mas voltou para Oakland novamente em 1995. Mas de acordo com o acordo anterior, a franquia não permanecerá lá: o clube está programado para se mudar para Las Vegas, Nevada, em 2020.
A equipe foi inicialmente chamada de “Oakland Señors” em homenagem a um concurso do nome do time realizado pelo Oakland Tribune. Considerando que Oakland hospedava uma comunidade hispânica considerável, o nome parecia bastante adequado, embora os jogadores e a gerência preferissem a opção que ficou com o terceiro lugar. Assim, os Señors duraram apenas nove dias, sendo substituídos pelos Raiders. Houve duas razões para mudar o nome. Em primeiro lugar, Chet Soda queria que sua equipe levasse o nome de fogo e inspirasse tanto a equipe quanto seus apoiadores. Em segundo lugar, não existe a letra “ñ” no alfabeto inglês. Apesar da mudança de nome da equipe, Helen A. Davis, que venceu o concurso, ganhou o prêmio de uma viagem às Bahamas como recompensa.
Significado e História
O que é Oakland Raiders?
The Oakland Raiders é o antigo nome da equipe agora conhecida como Las Vegas Raiders. E de 1982 a 1994, ela tocou com o nome de Los Angeles Raiders. A franquia mudou-se para Las Vegas em 2020, mas foi sediada em Oakland durante a maior parte de sua história.
O elemento-chave do logotipo Raiders é a cabeça de um pirata. Por 60 anos, a icônica cabeça dos Raiders passou por pequenas modificações e permaneceu consistente com o design original. A franquia usou cinco logotipos ao longo de seu tempo na NFL, com três logotipos permanecendo quase os mesmos. Sua paleta de cores oficial inclui preto, cinza e branco.
1960 – 1962
O primeiro logotipo apareceu em 1960, quando Chet Soda, o fundador e o proprietário da primeira equipe, pediu a Gene Lawrence Perry, o Diretor de Relações Públicas, que encontrasse um artista para desenhar o novo logotipo do Oakland Raiders. Gene Lawrence Perry contratou um artista de Berkeley para criar um logotipo apresentando um pirata de queixo firme usando um capacete de futebol. A cabeça estava sobreposta a uma bola de futebol de ouro. O ator Randolph Scott, que era incrivelmente popular naquela época, é considerado o modelo do designer. Como resultado, a franquia ganhou um logotipo extremamente reconhecível: um raider de queixo firme com tapa-olho e capacete de futebol.
1963
Al Davis, o próximo proprietário do time, decidiu abandonar a cor dourada e preta, optando por preto e branco com um tom prateado. O logotipo dos Raiders de 1963 apresentava a cabeça do pirata com duas espadas cruzadas atrás dele dentro do escudo preto e prata. “THE OAKLAND” em letras menores do que a marca “RAIDERS” acima da cabeça do invasor em uma fonte de estilo bloco.
1964 – 1981
Durante esses períodos, o logotipo do Oakland Raiders permaneceu intocado com a cabeça de seu famoso raider e espadas cruzadas dentro de um escudo preto com uma marca branca. O rosto está localizado à vista de todos, o olho esquerdo está semicerrado e o direito está coberto com uma tapa-olho preta. O nome escrito em branco da franquia – “RAIDERS” – é colocado acima da cabeça do pirata e espadas cruzadas. Está escrito em letras maiúsculas. A fonte negrito sans-serif all-cap parece sólida. Os elementos principais são pintados em uma cor clara, enquanto o fundo é escuro.
1982 – 1994 e 1995 – 2019
Apesar da mudança para Los Angeles, a franquia permaneceu fiel ao seu logotipo inicial. A diferença estava no texto: a marca “The Oakland” foi removida. Além disso, o novo logotipo do Oakland Raiders incluía as cores branco, preto e cinza. Por exemplo, o capacete foi pintado de cinza com uma faixa escura no meio. As espadas foram encurtadas, o escudo era preto e as características faciais do pirata eram rígidas.
2020 – presente
Fonte e cores do logotipo
A imagem principal do emblema dos Oakland Raiders é uma cabeça de pirata. É o resultado de uma colaboração criativa entre o artista e ator de Berkeley Randolph Scott, cujo rosto está retratado no logotipo do time de futebol. Assim, a imagem não representa um personagem sem nome, mas sim uma pessoa real e incrivelmente popular em meados do século XX.
A ordem de Chet Soda desenhou o emblema sob o olhar atento de Gene Lawrence Perry. O designer criou uma imagem reconhecível do raider com um tapa-olho roxo e um capacete de futebol cobrindo a maior parte da cabeça. Rosto expressivo: uma ênfase especial é colocada no queixo de temperamento forte. Duas espadas cruzadas são desenhadas nas costas, o que enfatiza a ocupação do personagem. A palavra “RAIDERS” está localizada logo acima. Todos os elementos estão no fundo de um escudo heráldico preto.
As letras no emblema parecem padrão, embora os designers tenham adaptado a fonte especificamente para os Oakland Raiders. O tipo de letra sans serif em negrito é uma reminiscência do Twentieth Century MT Ultrabold. As cores foram escolhidas de acordo com a paleta oficial da equipe. As espadas, o rosto e a palavra “RAIDERS” são brancos; o capacete de futebol é cinza claro, o escudo, a braçadeira e os pequenos detalhes são pretos.
Quem é o cara no logotipo do Raiders?
A logomarca dessa equipe retrata um invasor, ou seja, um pirata. Há rumores de que o rosto do homem foi copiado do ator americano Randolph Scott.
O que o logotipo do Oakland Raiders representa?
O logotipo do Oakland Raiders Football Club (desde 2020 - Las Vegas Raiders) representa seu nome. Este é um pirata com um capacete e uma venda nos olhos. Ele é retratado contra o fundo de dois sabres cruzados dentro de um escudo heráldico de forma triangular.
Os Raiders vão mudar seu logotipo?
Os Raiders não mudaram seu logotipo quando se mudaram de Oakland para Las Vegas em 2020. Se mais atualizações de identidade estão planejadas, ainda não se sabe.
Por que o logotipo do Raiders é um pirata?
O logotipo dos Raiders sempre representou um pirata, mas não um clássico, mas com um capacete de futebol americano e o rosto do ator de cinema Randolph Scott. Reflete o nome da equipe, porque invasão significa captura.