A Neon é uma jovem produtora e distribuidora de filmes dos Estados Unidos. Foi formado em janeiro de 2017. Seus fundadores são Tom Quinn (à esquerda em 2019) e Tim League (produtor, empresário e criador do Alamo Drafthouse Cinema). O estúdio faz parte do The Friedkin Group e já apresentou diversos filmes sensacionais. Entre eles estão “Parasita”, “Três Estranhos Idênticos”, “Eu, Tonya”, “Ingrid Goes West” e outros. A partir de 2020, ela tem doze indicações ao Oscar e é o primeiro filme em língua não inglesa a ganhar o maior prêmio de cinema.
Significado e história
Na quarta reunião da Cúpula Anual de Zurique, o produtor Tom Quinn anunciou que seria capaz de produzir filmes que atraem o público jovem com menos de 45 anos que não tem aversão à violência, não-ficção e língua estrangeira. Uma espécie de aposta terminou com o aparecimento da Neon, que se tornou parceira da Blumhouse Productions no outono de 2017 na criação e gestão da BH Tilt.
A atividade bem-sucedida levou ao fato de que, dois anos após o surgimento do novo estúdio de cinema, sua participação controladora foi comprada pela 30West, o braço de empreendimento de mídia do mundialmente famoso The Friedkin Group. Seu dono é um empresário até a medula dos ossos, então ele não investiria em um projeto sem esperança, e em Neon ele pressentiu uma perspectiva considerável.
A jovem organização vem desenvolvendo ativamente e em 2021 lançou um projeto conjunto Decal com Bleecker Street para promover e distribuir entretenimento doméstico. Embora seja propriedade de duas empresas, é independente delas, concentrando-se simplesmente na distribuição de direitos de conteúdo de entretenimento da Bleecker Street e da Neon.
A identidade da jovem empresa cinematográfica apareceu imediatamente no ano de sua abertura. Ele reflete as especificidades do nome: o logotipo parece tubos de néon ocos, prontos para acender e brilhar com a luz que foi originalmente destinada a ele. Ou seja, sua aura (estilo, opinião e percepção do público) depende dos filmes apresentados para locação. Portanto, o logotipo mostra apenas uma combinação minimalista de letras “lamp” em branco neutro.
Para sua apresentação para um público amplo, o estúdio escolheu uma marca de identidade visual simples e monocromática. Embora seja feito apenas em formato de texto, mas, paradoxalmente, contém detalhes gráficos. Ou seja, é, de fato, uma simbiose harmoniosa de elementos desenhados e verbais. O papel dos ícones (quatro ao mesmo tempo) é desempenhado por letras.
Os letreiros impressos parecem lâmpadas de néon torcidas figurativamente, prontas para brilhar com a luz para a qual estão sintonizadas funcionalmente. Ou seja, “tubos de vidro” transmitem a aura dos filmes oferecidos ao público. E esta jovem empresa já tem muitos filmes, aliás, nomeados para o maior prêmio de cinema. Em 2018, seu filme I, Tonya recebeu três indicações e uma vitória de Melhor Atriz Coadjuvante. No ano seguinte, “Border” recebeu o prêmio de Melhor Cabelo e Maquiagem. Mas o ano mais vencedor do Oscar para Neon foi 2020: então “Parasita” e “Honeyland” foram indicados para oito posições. E um dos filmes foi reconhecido como o melhor.
A inscrição no emblema é concisa, digitada em caixa alta. Os símbolos são grandes e largos, consistindo em duas linhas – interna e externa. Uma forma uma espécie de núcleo e a segunda forma os contornos das letras. Tal alegoria transmite a essência da posição profissional da empresa cinematográfica: fazer o que foi iniciado, não se desviar do planejado, implementar planos claros e apresentar obras integrais com um núcleo interno.
As letras são curvas em tubos ocos e parecem que estão prestes a explodir em uma convidativa luz de néon. Cada linha que forma os signos tem um começo e um fim que não estão conectados entre si. Além disso, não há cantos afiados – todas as juntas e transições são arredondadas.
Fonte e cores do logotipo
Para seu emblema, os criadores escolheram uma fonte mágica – com um enigma duplo. O fato é que a inscrição na verdade é formada por linhas internas – finas e inexpressivas, mas são cercadas por listras adicionais que formam letras grandes e cativantes. Há um amplo espaço oco entre os traços externos e internos.
O esquema de cores também tem seu próprio mistério, porque a luz de neon é realmente muito brilhante. Mas isso só acontece à noite, enquanto no resto do período essa inscrição realmente parece branca.