A empresa estatal NBN Co Limited está desenvolvendo uma rede nacional de telecomunicações na Austrália em nome do Governo Federal. Seu projeto é chamado de Rede Nacional de Banda Larga. O nome abreviado da empresa é decifrado da mesma forma. O provedor de banda larga oferece alta largura de banda. Graças à excelente velocidade de download, dezenas de assinantes da rede telefônica e da Internet podem usar os serviços NBN simultaneamente.
Significado e história
As pré-condições para a criação da Rede Nacional de Banda Larga surgiram em 2006, quando o projeto de infraestrutura era apenas as promessas pré-eleitorais de um dos partidos. Força política O Partido Trabalhista anunciou que, se vencer, substituirá o antigo sistema telefônico por cabo de cobre e aumentará a velocidade da conexão com fio à Internet. Depois de vencer as eleições federais, os políticos decidiram cumprir sua promessa e realmente começaram a construir uma rede usando a tecnologia FTTN.
Para implementar o projeto, foi criada a corporação NBN Co Limited, posteriormente denominada nbn. Esse mini-rebranding refletiu-se em tudo o que se relaciona com a identidade visual da empresa.
2007 – 2015
O provedor de banda larga australiano surgiu em 2009. Foi registrado pela primeira vez com o número exclusivo de nove dígitos “A.C.N. 136 533 741 Limited ”, e apenas alguns meses depois recebeu o nome de NBN Co Limited. O nome da empresa tornou-se a base para a marca nominativa. Os designers usaram dois tipos de fontes sans serif para seu design: negrito e regular. O fato é que “NBN” e “Co” foram escritos juntos, portanto, foram separados visualmente apenas por uma fonte diferente.
Acima das letras cinza escuro no canto superior direito, havia uma imagem abstrata da National Broadband Network: linhas largas e multicoloridas que pareciam girar em torno de uma bola invisível. Aparentemente, a bola não é simples, mas terrena, porque o sinal gráfico deveria mostrar a natureza global da infraestrutura de telecomunicações. Para chamar a atenção, os designers combinaram dois tons brilhantes (azul e laranja), fazendo uma transição gradiente entre eles.
2015 – presente
Em 26 de abril de 2015, a empresa foi renomeada: o nome de duas partes “NBN Co” foi substituído pelo simples “nbn”. Por causa disso, ela teve que redesenhar pela primeira vez para combinar o logotipo com o novo nome. Mas os líderes decidiram não se limitar a letras minúsculas e mudaram a fonte para uma rodada sans serif sem cantos.
Além disso, a nova versão usa uma abstração completamente diferente em vez de listras curvas multicoloridas. Agora, os artistas descreveram a conexão na forma de círculos azuis. O maior está no meio, e todos os outros – os pequenos – formam anéis concêntricos ao seu redor. Conforme você se afasta do centro, a intensidade da cor muda – de azul escuro para azul.
Fonte e cores do logotipo
O símbolo gráfico representa o serviço National Broadband Network. Pode ser interpretado tanto como uma seção transversal de um fio de fibra óptica, quanto como um ponto de conexão (um grande círculo no meio), a partir do qual os sinais irradiam em todas as direções (anéis concêntricos). Portanto, o emblema da NBN simboliza a rede nacional baseada em FTTP, satélite e tecnologias sem fio.
Mas também houve quem criticasse o novo design. Segundo eles, o governo australiano gastou 20 mil dólares no logotipo porque não conseguiu cumprir suas promessas eleitorais e terminar a tempo a criação da infraestrutura nacional de telecomunicações. Eles viram isso como uma tentativa de desviar a atenção dos problemas reais da NBN.
Após a reformulação da marca, a fonte mudou: o nome da empresa foi escrito em letras minúsculas em negrito com lados arredondados. Este desenho de texto foi escolhido pelo designer Sven Vill-Itlüd. Ele também sugeriu usar o azul como cor base. Não há mais gradiente como antes. Mas os tons ainda mudam: cada anel seguinte é mais claro que o anterior.