My Hero Academia é uma franquia de mídia baseada no mangá de mesmo nome. Está relacionado com a história de Izuku Midoriyta, que teve azar ao nascer: ele não tinha superpoderes, então o menino não poderia se tornar um herói. Mas o lendário Ōrumaito o ajudou. Ele premiou Izuku com um presente único por sua bravura e dedicação. Além dos quadrinhos, a franquia de mídia inclui vários filmes de animação e uma série de videogames.
Significado e história
Mangás e animes com o mesmo nome foram criados em épocas diferentes. Primeiro vieram os quadrinhos japoneses My Hero Academia. Isso aconteceu em 2014, quando os leitores da revista semanal Weekly Shonen Jump conheceram Izuku Midoriyta. No momento, são mais de 30 volumes, e a publicação do mangá ainda está em andamento. A série animada de estreia My Hero Academia foi lançada em 2018, seguida por uma sequência, uma continuação da história original. Agora estão em andamento os trabalhos da terceira parte, que é um projeto conjunto de várias empresas cinematográficas.
A franquia de mídia não tem um logotipo comum – para cada produto, seja mangá ou anime, foi desenvolvido seu próprio sistema de identidade.
2014 – presente
Em 2014, os leitores viram o primeiro capítulo de um mangá japonês. Um pouco mais tarde, apareceu sua versão em inglês. Para as capas americanas, foi criado um logotipo com as palavras “MY HERO ACADEMIA” em vermelho brilhante. Devido à geometria específica, o texto parece inclinado para trás, como se estivesse em um plano diferente. A frase “MY HERO” ocupa a linha superior e é quase duas vezes maior que a palavra “ACADEMIA”, que está escrita na parte inferior. Cada letra é delineada em amarelo e possui um amplo halo preto. As sombras escuras são puxadas para baixo, o que cria um efeito tridimensional.
2016 – presente
Em 2016, a Funimation comprou os direitos da série de TV My Hero Academia, anunciada em 2015. O logotipo contém uma inscrição multicolorida de dois níveis. É baseado em caracteres japoneses – provavelmente o nome do anime no idioma original. Os símbolos são coloridos em um tom claro de amarelo e contornados em preto. A frase “MY HERO ACADEMIA” está inscrita no topo dentro de um polígono vermelho que se parece com um arco ou bumerangue. As letras são brancas, não há contornos.
Produtos relacionados à franquia de mídia têm seus próprios logotipos individuais. Eles variam em design, mas têm uma estrutura semelhante porque contêm apenas texto (em inglês ou japonês). O design não é tão simples como pode parecer à primeira vista. Os designers decidiram brincar com a percepção visual e, usando técnicas simples, transformaram inscrições bidimensionais em objetos 3D. Eles conseguiram isso com a ajuda de grandes sombras negras. Um certo papel também foi desempenhado pela assimetria – estreitamento e inclinação diferente das letras.
Fonte e cores do logotipo
Para o logo do anime My Hero Academia, foi escolhida uma fonte análoga à da fonte Futura Display. O original foi desenhado pelo tipógrafo alemão Paul Renner. Os criadores da marca nominativa mantiveram a forma característica de todas as letras, exceto “M”. Eles faziam com que parecesse um “W” invertido. A elegante fonte sans serif é exatamente o oposto da fonte usada no logotipo do mangá. As letras nas capas em inglês parecem pesadas devido às grandes serifas retangulares e muitos cantos. E isso se aplica apenas à palavra “ACADEMIA”, porque a frase “MEU HERÓI” se tornou grotesca.
O logotipo do mangá parece muito brilhante: os designers combinaram as cores vermelho, amarelo e preto em diferentes proporções. A marca de anime My Hero Academia também é colorida, mas seus tons são mais suaves. A base da paleta é o branco e o amarelo. Eles são usados para texto. Amarelo e preto servem como cores de fundo que criam contraste.