MTV é um canal de música americano lançado em agosto de 1981. Nos primeiros anos era cabo e depois tornou-se terrestre. A rede é propriedade da ViacomCBS Domestic Media Networks e é especializada em videoclipes, faixas contemporâneas e canções de uma variedade de gêneros. A sede está localizada em Nova York.
Significado e história
Antes de se tornar MTV, o canal se chamava The Music Channel e usava um logotipo diferente. A única coisa que os une é um grande “M”, formado a partir da palavra “música” com uma designação específica ao lado. No começo era uma nota, agora é um ícone de “tv”. Autor do conceito – agência Manhattan Design.
1977 – 1981
Primeiro, a Warner Cable iniciou um canal chamado Sight on Sound. Ele era experimental e se preocupava com tudo relacionado à música. Foi com base nisso que a agora famosa MTV foi criada posteriormente. Ele tinha seu próprio distintivo, que correspondia exatamente ao nome. Era um olho improvisado, portanto tinha uma forma redonda e a frase “Visão no Som” estava compactamente inscrita nele e ocupava três fileiras – cada uma com uma palavra.
As linhas foram alinhadas em dois lados. À direita, as pernas “n” e “d” foram conectadas para formar uma única linha sólida. À esquerda, ambos maiúsculos “S” e “g” repousavam contra a parede do semicírculo. As inscrições eram onduladas, com letras em negrito e transições suaves. O “o” minúsculo parecia um microfone de gravação invertido pendurado em um pedestal.
1981 – 1994
Após renomear o canal especializado, o estúdio Manhattan Design trabalhou em sua identidade. Em particular, Patty Rogoff (seu representante) desenhou o monumental “M”, que todos conhecem agora, e Frank Olinsky (o designer da mesma agência) desenhou a abreviatura “TV”. O processo foi liderado por Fred Seibert, que supervisionou a reformulação da marca de vários canais. A letra de fundo tinha a forma de um cubo e era tridimensional, apesar de consistir em apenas um contorno. A inscrição sobreposta a ele foi executada em uma linha fina “trêmula”. Na parte inferior estava a frase preta “Music Television”. Em estilo, era estrito e considerado uma decodificação da designação superior.
1994 – 2010
De 01/08/1981 a 18/03/2009 a frase “Música Televisão” estava localizada abaixo do emblema. Sua versão abreviada estava no “M” do lado direito. A abreviatura branca em um fundo escuro parecia impressionante, a parte direita do “v” ia além da inscrição e era contornada com uma linha preta. A letra em si é maciça, larga e, graças à projeção geométrica, também é tridimensional. Devido ao design exclusivo do logotipo, o canal de música rapidamente ganhou amplo reconhecimento.
2010 – 2021
Em 2008, na abertura da FNMTV, o estúdio usou um logotipo revisado e truncado que apareceu no ar na maioria dos programas de televisão. E já a partir do ano que vem, a placa atualizada passou a ser o símbolo oficial da MTV, estreando no dia 18 de março de 2009 no site oficial do canal.
A inscrição inferior “Music Television” desapareceu do logótipo, porque já era reconhecível e já não necessitava de elementos de marketing. Além disso, a rede mudou para um formato de transmissão diferente, reduzindo drasticamente o número de programas, focando apenas na música multiformato. Essa mudança de ênfase começou mais cedo e atingiu seu ponto final na forma de uma pequena mudança no logotipo. A segunda opção foi desenvolvida por funcionários da MTV de forma independente.
A versão atual se parece com o “M” cortado do formato anterior. Ela é atarracada, com pernas curtas e nenhuma parte saliente na letra “v”. Agora tem muito mais espaço, o que era necessário para transformar visualmente o sinal em outros logotipos personalizados, porque a rede tem várias direções diferentes. Então ela simplesmente muda o logotipo de acordo com o contexto visual necessário, porque a tendência de identidade de design flexível é muito relevante agora.
A letra “M” é mais um gráfico do que uma legenda de texto. Ele tem uma fonte sans serif personalizada. O sinal “tv” contrasta com ele, pois é escrito à mão em itálico. O esquema de cores do emblema é simples: uma combinação de preto e branco, onde atuam como um fundo um para o outro e criam tridimensionalidade.
2021 – presente
O novo logotipo começou a aparecer oficialmente em meados de setembro de 2021 e foi usado pela primeira vez no Video Music Awards. Seu desenvolvedor é o estúdio Loyalkaspar. O ponto mais importante na modernização da identidade é a rejeição do efeito tridimensional. A letra “M” agora está exatamente, literalmente, na vista frontal. Isso é para a conveniência de dimensionar o logotipo para fins publicitários de forma que fique claramente visível em todos os tipos de mídia. Ao mesmo tempo, os designers ofereceram uma fonte personalizada diferente. Todas as facetas do símbolo são uniformes, claras e na perna direita no espaço negativo, a designação “TV” é claramente visível. Foi mantido o mesmo.
Fonte e cores do logotipo
Durante a modificação do logotipo, vários tipos de fontes foram usados nele: Helvetica Black (posteriormente transformada em Helvetica Neue Black), Kabel Black e Gravity Grotesk (versão atual). O esquema de cores permaneceu estável e consistia em uma combinação de preto e branco. O primeiro era o grande “M”, o segundo era a abreviatura “TV”.