Motley Crue é uma banda de hard rock, heavy metal e glam metal dos Estados Unidos. Ela tem mais de 100 milhões de compilações vendidas, 7 discos de platina e multi-platina, 9 posições no top 10 da Billboard 200, 6 singles pop no top 40 e 22 hits de rock no top 20 do mundo. Os fundadores da equipe são Vince Neil (vocalista), Mick Mars (guitarrista), Tommy Lee (baterista), Nikki Sixx (baixista). Essa composição foi atualizada várias vezes, mudando significativamente nas décadas de 1990 e 2000. O local original de origem da equipe é a cidade de Los Angeles, Califórnia. Seu ano de origem é 1981.
Significado e história
Esta banda impressiona com shows de fogo cuidadosamente planejados com guitarras lança-chamas, kits de bateria flamejantes e muita pirotecnia, incluindo um baixista “em chamas”. Assim, os músicos tentam mergulhar completamente na atmosfera de tempestades que refletem o clima de suas composições, porque não são apenas barulhentas, mas também brilhantes. A carreira dos roqueiros foi interrompida em 2016, após o concerto final em 31 de dezembro de 2015. Mas após 2,5 anos, a equipe se recuperou novamente, anunciando um novo avanço na atividade musical.
Em 1981, quando os quatro talentos decidiram se unir e fundar uma fraternidade criativa, não procuraram por muito tempo um nome. Abandonando a variante de Natal do Sixx, os caras levianos de Mick Mars se tornaram o Mötley Crüe. Lembrou-se que este era o nome da banda White Horse com a qual tocava. Para adicionar originalidade, os roqueiros alteraram ligeiramente a ortografia gramatical das palavras e adicionaram símbolos diacríticos a elas – dois pontos acima das vogais. Supõe-se que seja uma homenagem à cerveja alemã Löwenbräu, que estavam bebendo naquele momento. Foi a versão transformada da inscrição, apresentada em vários estilos, que aos poucos inundou todos os álbuns da equipe, tornando-se não apenas uma decoração, mas também um logotipo. São dez no total.
1981 – 1983
O álbum de estreia apresenta um grande retângulo preto. O nome do grupo musical está escrito nele em vermelho. A fonte em itálico é puxada para cima. Os caracteres são grandes, com ângulos agudos ou retos. Acima do “O” e do “U” estão os pontos. Eles estão localizados exatamente em frente às linhas que formam as letras.
1983 – 1985
O segundo álbum de compilação do Motley Crue tem uma capa com um título endireitado e suavizado. As letras altas têm cantos arredondados e os pontos são unidos e movidos para o meio. O fundo escuro desapareceu – resta apenas um espaço branco neutro.
1985 – 1987
Nesse período, o texto tem um desenho gótico: caracteres pretos alongados “fluindo” para baixo, pequenos pontos, como as pupilas dos olhos, e letras “gritantes”. O grito é veiculado em fendas internas ampliadas, retratando uma boca escancarada de horror. Nesse sentido, destacam-se “O” e “E”. “C” parece dentes cerrados, enquanto “M” e “R” têm pernas salientes em forma de espinhos. Em quase todos os lugares há serifas afiadas.
1987 – 1989
A capa do álbum apresentava uma inscrição vermelha em fonte manuscrita. Ao contrário das versões anteriores, esta versão parece mística. E tudo devido ao substrato preto em forma de retângulo que lembra um caixão. Além disso, parece que o texto está escrito com sangue – os designers escolheram uma cor tão brilhante.
1989 – 1994
O tema da morte e do horror continuou no logotipo seguinte, que adornou a coleção de música de 1989. O retângulo ficou mais estreito, as letras ficaram retas e contornadas. Mas, ao mesmo tempo, eles mantiveram o estilo manuscrito. Caveiras brancas e ossos cruzados espreitam à direita e à esquerda (nas curvas “M” e “E”). A inscrição “Motley Crue” é minúscula, exceto as primeiras letras.
1994 – 1997
Em 1994, houve uma mudança radical no logotipo. Na capa do próximo álbum, uma impressão sangrenta do nome do grupo musical apareceu novamente. Os caracteres são grandes, maiúsculos, largos. A superfície das letras é vaga, como se fossem envelhecidas ou surradas. O texto é dividido em duas linhas, com a inferior correndo sobre a superior, ocultando as extremidades dos caracteres. Ao redor e dentro há listras horizontais e pontilhadas da mesma cor das letras. O fundo é um retângulo preto.
1997 – 1999
O emblema mostra a inscrição antiga, mas de forma modificada. Os designers removeram a forma geométrica e esticaram o texto em uma linha. As letras agora são lineares, mas diferentes em tamanho e posição nas palavras – algumas são mais altas, outras são mais baixas. A borda dos caracteres é irregular, como se estivesse rasgada. “C” tem um espessamento, que se assemelha a um crescente.
2000 – 2008
A capa do próximo álbum da banda, Motley Crue, apresenta letras em estilo japonês. Cada letra parece um hieróglifo com uma ponta afiada na parte inferior.
2008 – 2011
Agora a capa da coleção é decorada com caracteres do alfabeto inglês antigo. Existem espessamentos, pontas, cachos e outros elementos encaracolados nos símbolos. Algumas letras (especialmente “t”, “l”, “u”) parecem setas para baixo, e o “C” maiúsculo tomou a forma de uma lâmina de machado. Palavras brancas são colocadas em um fundo contrastante – preto com fragmentos vermelhos de rostos e ornamentos.
2012 – presente
A versão atual do logotipo consiste em uma inscrição geométrica estrita, atrás da qual estão os membros do Motley Crue. Para a capa, foram utilizadas fotografias reais combinadas com elementos desenhados à mão. O nome do grupo está localizado na diagonal e direcionado para cima. As marcas diacríticas acima do “U” e do “O” parecem ordens nos figurinos dos músicos. O fundo é um retângulo cinza largo com um gradiente e pequenos pontos escuros.
Fonte e cores do logotipo
O nome estilizado da famosa banda de rock-glam americana não apenas enfeitou seus álbuns. Eles o usaram em shows e em turnês que aconteceram durante o período marcado. Naturalmente, o design necessariamente ecoava o conteúdo das composições e refletia seu significado oculto. Mas além dos listados, há outra versão do logotipo – na forma de um pentagrama invertido. Anteriormente, este sinal era interpretado como um símbolo de Cristo, mas depois foi dotado de uma aura de satanismo. A estrela de cinco pontas é circulada em vermelho e coberta com letras pretas. Todas as letras são altas e finas.
Cada álbum é um mundo único com seu próprio estilo, então as fontes são diferentes. Segundo os próprios músicos, em 1985 foi utilizada a fonte Midnight Moon no desenho gótico, em 1987 itálico com ênfase no grafite. Em 1989 eles escolheram uma fonte caligráfica com itálico, em 1994 uma fonte estêncil com traços desleixados e em 1997 uma fonte de revista. A fonte na capa da compilação de 2000 era hieroglífica para enfatizar a atmosfera asiática. Em 2008, a inscrição no logotipo foi feita em letras complexas do inglês antigo e, em 2012 – impressa, com efeito cromado.
A paleta de logotipos musicais do Motley Crue está bastante alinhada com o hard rock e o heavy metal. Consiste em cores fatais e é uma combinação clássica de preto e vermelho. Em alguns casos, eles são diluídos com branco. Mais variado na cor é o último emblema, onde, para além da gama tradicional, existem também discretos tons de aço misturados com azul frio e cinza.