Mothercare é uma franquia mundial de lojas de maternidade e bebê com sede no Reino Unido. Desde 2018, após a falência, a controladora Mothercare Plc é propriedade da Boots e seus produtos são vendidos na rede do novo proprietário. A representação estrangeira inclui 734 lojas em 40 países.
Significado e história
O que é Mothercare?
mães e filhos que existem no Reino Unido desde 1961. Franqueado em 40 países. Gerenciado pela Boots desde 2019.
O emigrante Selim Zilkhe, chegado à Inglaterra em 1960, logo viu um nicho livre no ramo de venda de mercadorias para gestantes. E em 1961, graças ao financiamento do bilionário James Goldsmith, abriu a primeira loja. Grande demanda permitiu durante 7 anos desenvolver uma rede de até 100 pontos de venda. Após a fusão com a Hobitat em 1982, Zilkhe vendeu sua participação e deixou a Inglaterra. Mas isso não afetou o destino da empresa. A marca passou por várias fusões importantes e, em 2000, assumiu uma posição de liderança entre seus parceiros, o que levou à renomeação da holding para Mothercare Plc.
O logotipo da marca foi atualizado três vezes, mas sempre com tons de azul e o nome da rede. Grandes atualizações foram associadas a fusões e expansões de empresas.
1945 – 1985
A ideia do primeiro logotipo acabou fazendo muito sucesso e atraiu imediatamente a atenção dos clientes, embora o negócio não fosse típico da Inglaterra – foi a primeira loja desse tipo.
Como emblema é utilizado o nome com a letra M estilizada.O próprio nome da empresa informa sobre a venda de mercadorias para crianças e gestantes. A tradução de Mothercare é “care for the mother”, e quando escrita separadamente, “materna care”. Portanto, não há outras assinaturas indicando a direção da atividade no logotipo.
A ideia de cuidado e proteção também se reflete na primeira letra maiúscula de Mazekey, estilizada como um “m” maiúsculo, com um homenzinho dentro de um de seus arcos. A imagem simboliza simultaneamente o bebê no útero e o recém-nascido nos braços da mãe. A criança está escondida de todas as adversidades, coberta com uma cúpula de amor materno.
Como um sinal de sua preocupação especial com as mães, a empresa começou a enviar mercadorias pelo correio um ano após a abertura da loja para ajudar as mulheres que têm dificuldade em sair para fazer compras.
1985 – 1994
Em 1982, a sociedade gestora fundiu-se com a grande cadeia de mobiliário Habitat (Habitat Mothercare plc). Isso ampliou as capacidades da Mazekey e a partir de 1984 a varejista começou a abrir filiais no exterior na forma de franquias.
O logotipo da marca foi simplificado, permitindo que os franqueados desenhassem as lojas ao seu gosto. O novo emblema visual consistia em uma inscrição simples: Mothercare em azul escuro. A tradução do nome dizia aos consumidores que tipo de mercadorias a loja oferecia. A falta de imagens e recursos tornou a marca visual pobre e desinteressante. O único toque agradável é o arredondamento suave nas extremidades das letras. Eles adicionaram suavidade e simpatia.
1994 – 2009
Storehouse, uma empresa formada a partir da fusão da Habitat Mothercare plc com a British Home Stores plc, foi reagrupada em três divisões lideradas por David Dworkin. Ele vendeu algumas das marcas, incluindo Hobitat. E para a Mazekeya, que se tornou a marca central de sua divisão de Varejo Especializado, ele realizou um rebranding.
O novo logotipo parecia rico e refletia a expansão internacional da empresa. Pela primeira vez na história, o emblema recebeu um fundo: um oval com bordas afiladas. Simbolizou o globo. A forma arredondada e suave complementava o nome, lembrando um abraço carinhoso.
Ao contrário do tom azul usual, o emblema atualizado é apresentado em Viridian Green (verde com azul). A cor da onda do mar criava uma sensação de calma, era um símbolo do nascimento de uma nova vida.
As letras do nome e a orla, colocadas a alguma distância da orla, receberam a cor branca. Sua pureza é a personificação da inocência, um recém-nascido, bons pensamentos, o início de uma jornada, além de uma dica de estratégia da empresa atualizada.
2009 – presente
Em 2009, a empresa tornou-se dona da rede de Internet para gestantes Gurgle com 100.000 usuários. A marca precisava da imagem de um especialista, capaz de dar conselhos competentes e responder às necessidades dos jovens pais. Portanto, o logotipo moderno voltou às suas raízes e emprestou um elemento de segurança do primeiro emblema – um bebê no arco da letra “m”. Isso proporcionou à empresa uma imagem visual mais amigável. Focou na experiência, na longa história e garantiu a memorização da marca. O pequeno pictograma no logotipo moderno não faz parte do nome, mas é separado em uma imagem separada colocada sob a inscrição Mothercar. Ajuda a marcar as publicações da marca na Internet, proporcionando reconhecimento.
A partir de 2017, o número de lojas na Inglaterra diminuiu e, em 2019, a empresa faliu e foi adquirida pela Boots por 10 anos. Todas as lojas fecharam. As mercadorias são vendidas através dos pontos Boots. No entanto, a venda de franquias Mothercare para outros países continua.
Fonte e cores do logotipo
Vários tons de azul são usados para todos os logotipos da empresa:
- Azul delicado “infantil” – apareceu na primeira versão do emblema. Esta é a cor da infância, do devaneio.
- Azul escuro – comunica a experiência da empresa, inspira confiança.
- A cor da onda do mar – reflete a profundidade e tranquilidade. O mar é o berço da vida. A combinação de azul (sonhos) e verde (vida) indica a personificação de desejos e aspirações.
- Azul astronômico – a cor do emblema moderno. Reflete calma, ordem, escala global e equilíbrio.
A fonte do logotipo corresponde à DIN Neuzeit Grotesk Pro.