Mais de 490 lojas em diferentes cidades do Reino Unido, mais de 120 anos de experiência no setor de varejo e cerca de 110.000 funcionários – tudo isso caracteriza Morrisons no seu melhor. Conseguiu ultrapassar outras redes de supermercados: concorre até com grandes lojas de descontos como Asda, Aldi e Lidl. E tudo graças a uma campanha de marketing bem pensada que envolve atrair compradores através da redução de preços.
Significado e história
O que é Morrisons?
É a quarta maior rede de varejo do Reino Unido, com 497 supermercados (em 2021). Foi formada em 1899 por William Morrison, que deu à empresa seu sobrenome.
Para resistir à pressão da concorrência crescente, a rede de varejo toma todas as medidas. Isso é evidenciado por seu desejo de rebranding, especialmente nos últimos anos. E se até meados do século 20 ela não mudou seu estilo, agora os designers só fazem o que inventam com novos logotipos para Morrisons. Afinal, a principal forma de se tornar um líder é chamar a atenção dos clientes.
1899 – 1961
No início, a empresa usava um emblema com as palavras “MORRISON’S”. Ela podia ser vista acima das entradas das lojas. A fonte com serifa fina e reta estava de acordo com a moda da época, porque formas de letras semelhantes eram freqüentemente encontradas em placas de rua.
1961 – 1979
Em 1961, um logotipo mais complexo apareceu. Estava dividido em duas partes desproporcionais: à esquerda havia uma elipse com um grande “M” e à direita um retângulo com uma inscrição de duas linhas “MORRISONS SUPERMERCADOS”. Uma fina linha preta corria ao longo do contorno do quadrilátero. Ao mesmo tempo, o texto também era preto e parecia contrastar com o fundo de formas geométricas rosa escuro.
1979 – 1985
Após o redesenho, a aparência geral do emblema mudou, embora os elementos principais permaneçam os mesmos. Uma moldura retangular preta corria ao longo da borda. Dentro dele, bem no fundo, estava a palavra “MORRISONS” sem serifa. O resto do espaço era ocupado por um quadrado preto com um oval laranja e um grande “M”.
1985 – 2007
Uma tentativa de diversificar o design não deu em nada. O oval passou de laranja para amarelo, e o nome da rede de supermercados passou a ser escrito em serifa compacta. Devido à nova fonte, o tamanho da moldura retangular diminuiu ligeiramente.
2007 – 2016
Os proprietários da Morrisons perceberam que o desenvolvimento da identidade estava paralisado, o que poderia dificultar a atração de clientes de diferentes nacionalidades. Eles precisavam fazer algo com urgência, então recorreram à agência de branding Landor para obter ajuda. Os especialistas decidiram manter a identidade corporativa, mas remover alguns dos elementos. Assim apareceu o emblema com a letra “M” verde dentro de um oval amarelo e com a mesma inscrição verde “MORRISONS” na parte inferior. Tudo isso estava em um fundo branco e vazio.
É importante notar que os compradores não gostaram dessas experiências. A adição de um novo logotipo às placas das lojas, uniformes dos funcionários e vitrines das lojas de elite sempre foi acompanhada por reações negativas. Portanto, em 2016, a gestão foi forçada a cancelar o projeto selecionado.
2016 – presente
Diante do conservadorismo dos clientes, os donos da rede varejista decidiram prepará-los com antecedência para o próximo rebranding. Os primeiros rumores de uma mudança de identidade corporativa começaram em 2015, quando a empresa registrou o novo logotipo como propriedade intelectual. No mesmo ano, o distintivo apareceu em um supermercado: o Merrion Centre, em Leeds, tornou-se um local de teste. E só então o chefe de David Potts anunciou o próximo “plano de transformação”.
O redesenho fazia parte do programa Fresh Look. Previa uma redução brusca de preços e uma renovação da identidade corporativa em todas as lojas, que deveria ser concluída até 2019. Isso uniria toda a rede em um único conjunto e atrairia clientes de outras grandes lojas de descontos.
O plano deu certo, embora os proprietários de Morrisons estivessem profundamente temerosos das reações negativas dos clientes. A empresa parou de trabalhar no prejuízo e até saiu vitoriosa: sua receita não para de crescer a cada ano. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais a rede varejista não tem pressa em mudar novamente a logomarca para não chocar o público despreparado.
Fonte e cores do logotipo
Os designers encontraram um meio-termo – uma opção que satisfez a maioria dos clientes. Não possui formas geométricas, como nos emblemas anteriores, mas apresenta um padrão de folhas alaranjadas. Eles se parecem com a coroa de uma árvore, e a letra “i” da palavra “Morrisons” serve como tronco. Abaixo está a inscrição “Desde 1899”. Esta frase não apenas lembra o passado histórico da empresa, mas também destaca seus muitos anos de experiência. Em geral, o estilo é semelhante ao britânico – parece luxuoso e confiante.
A atualização do logotipo permitiu ao varejista aumentar o conhecimento da marca. A fonte mudou completamente: as serifas desapareceram e todas as letras, exceto o primeiro “M”, tornaram-se minúsculas. A única coisa que agora lembra o design antigo é o esquema de cores verde-amarelo. Mas os designers se afastaram dos clássicos, optando por tons mais escuros: Mikado Yellow (# FFC20E) para o padrão de folhas e Castleton Green (# 00563F) para o nome da rede.
O que significa o logotipo da Morrisons?
O logotipo Morrisons significa abundância universal. Para fazer isso, ele representa a copa de uma árvore crescendo a partir da letra i. Está totalmente coberto por finas folhas e moedas douradas.
Qual fonte é o logotipo da Morrisons?
Anteriormente, o nome da rede de supermercados Morrisons no logotipo era escrito em uma fonte próxima a Rockwell Regular. A versão moderna usa um grotesco ousado - suave, aerodinâmico, simétrico.
Quem é o dono do supermercado Morrisons?
Esta rede de supermercados é propriedade de uma empresa privada de investimentos norte-americana chamada CD&R (Clayton, Dubilier & Rice). Ela o comprou por cerca de US $ 1 bilhão 360 mil. A aquisição ocorreu em outubro de 2021.
Quando Morrisons foi fundado?
William Morrison fundou a Morrisons Company em Bradford em 1899 para comercializar ovos e manteiga. A rede continuou sendo um negócio familiar por muito tempo, até que suas ações foram vendidas.