Os Montreal Canadiens são a equipe mais antiga em operação contínua da NHL. Os canadenses conquistaram mais títulos da Stanley Cup do que qualquer outro time (24 troféus sem precedentes), sendo a franquia de maior sucesso na história da liga. A equipe venceu a rodada final 34 vezes em sua ilustre história para vencer 24 e perder 9 delas. O seu rival mais próximo, o Toronto Maple Leafs, venceu 13 Copas e chegou a 21 finais.
A Les Canadiens de Montreal (fr.) Foi fundada em Montreal, Quebec, em 1909. Anterior à NHL, formada oito anos depois, em 1917.
Os Montreal Canadiens foram estabelecidos por John Ambrose O’Brien, fundador da National Hockey Association, precursor da NHL. Em 1909, ele decidiu organizar um clube completamente francês na maior cidade de Quebec. Naqueles anos, a população francófona de Montreal pertencia principalmente aos estratos mais baixos da sociedade; portanto, os jogadores dos times de hóquei locais eram burgueses de língua inglesa. O’Brien tentou capturar o interesse dos francófonos monofonistas no hóquei no gelo, então apenas jogadores de língua francesa foram aceitos no time. Além disso, ele prometeu entregar o clube aos proprietários locais assim que houvesse. O nome da equipe não foi escolhido por acaso. Pelo contrário, tinha um certo significado. A grafia francesa da palavra “Canadiens” sugeria que a equipe pertencia à classe trabalhadora de Montreal. “Montreal” foi concebido como verdadeiro francês desde o início. A temporada inaugural da equipe não foi um sucesso; portanto, foi vendido ao promotor esportivo George Kennedy.
Há outra versão do motivo pelo qual George Kennedy era o novo proprietário da equipe. Sendo o proprietário do Le Club Athletique Canadien, ele reivindicou seus direitos sobre o nome da equipe “Canadiens”. A disputa foi resolvida com a compra da equipe da John Ambrose O’Brien por US $ 7.500. Os canadenses ingressaram no clube de Kennedy e adotaram oficialmente seu nome. Foi então que um novo logotipo apareceu: simples “C” com “A” dentro para representar o Club Athletique.
Com a fundação da nova liga em 1917, os jogadores de hóquei se separaram do Club Athletique e ficaram conhecidos como Club de Hockey Canadien. Essa é a história toda sobre a formação da marca no principal clube de hóquei no gelo do Quebec. O nome oficial da equipe ainda é Le Club de Hockey Canadien, embora, sem exceção, fãs, jornalistas e autoridades chamam os ídolos de canadenses.
A franquia tem outros apelidos, como Le Bleu-Blanc-Rouge, La Sainte-Flanelle, Le Tricolore e Les Habitants (ou Habs), que é provavelmente o mais famoso. Les Habitants é o nome informal dado no século XVII aos colonos franceses pela população anglófona do Canadá. O logotipo Montreal Canadiens apresenta letras latinas “C” e “H”, que representam “Canadiens” e “Hockey” (Club de Hockey Canadien), respectivamente. Em 1924, Tex Rickard, proprietário do New York Rangers, aparentemente mencionou na entrevista que o “H” no logotipo das camisas dos Montreal Canadiens representava “habitantes”, o que não era verdade. Portanto, o apelido “Habs” foi resultado de um equívoco. No entanto, é o apelido do time mais famoso.
Quanto à história adicional das camisetas e logotipos da Montreal Canadiens, eles não sofreram alterações significativas ao longo dos anos. As alterações incluíram estreitamento e expansão das listras no peito e nas mangas e o esquema de cores do logotipo (a versão atual do logotipo C-embrulhado em volta de H foi finalmente resolvida em 1925). O logotipo dos Montreal Canadiens apareceu ou desapareceu nas mangas.
Depois de vencer o campeonato da Stanley Cup de 1924, o Habs lançou um conceito de camisa completamente novo para jogar na temporada 1924-25. As camisas continham a imagem do globo no peito, o que implicava que a equipe era campeã mundial. Mas, no ano seguinte, o logotipo “CH” tomou o lugar habitual para não deixar mais. As alterações posteriores foram bastante leves e não causaram protestos do público conservador. Até hoje, as camisas clássicas do Canadiens continuam sendo um dos uniformes de maior prestígio no hóquei.
Embora a equipe tenha sido fundada há quase 100 anos, os Canadiens não tinham mascote até a temporada de 2004 da NHL, quando designaram Youppi! como seu mascote oficial. Youppi é o único mascote da NHL a mudar o tipo de esporte. Youppi foi o mascote do time de beisebol Montreal Expos.
Significado e História
O que é Montreal Canadiens?
O Montreal Canadiens é o clube da NHL mais premiado, com 24 Copas Stanley. Ele fala pela Conferência Leste, onde representa a Divisão do Atlântico. A equipe está sediada na cidade canadense de Montreal, na província de Quebec. A época de sua formação é 1909º ano.
O Les Canadiens de Montreal é a primeira equipe de hóquei no gelo da história desse esporte a aparecer em Montreal, Quebec, em 1909. Variedade e consistência são o que distinguem os quatorze logotipos do Montreal Canadiens. Por um lado, são muitos, mas, por outro, são iguais. Eles quase não foram afetados pelo rebranding, bem como por outras mudanças. A letra “C” ainda é o elemento central e único. As diferenças residem apenas nos pequenos detalhes do desenho, que não afetam a imagem geral ou o conceito. O icônico logotipo Canadiens surgiu em 1918. Apresentava apenas duas letras latinas – “C” e “H”. Este logotipo esteve envolvido em muitos momentos históricos da NHL para ser ignorado. A letra “H” no logotipo representa “Hóquei”, não “Habs”, um equívoco comum. O logotipo Canadiens C-wrap-around-H é o mais antigo e um dos mais conhecidos e celebrados da história da NHL.
1910
O logotipo dos Montreal Canadiens para a temporada inaugural foi extremamente simples. Era um “C” com script azul para significar canadenses. Foi explorado apenas para a temporada 1909-1910.
1911
Para sua segunda temporada, a equipe adotou um novo logotipo Montreal Canadiens, com uma folha de bordo verde com um inglês antigo estilizado “C”, que significava Canadiens.
1912
Um ano depois, o logotipo do clube foi alterado novamente. Dessa vez, o logotipo incluía a mesma letra em inglês antigo “C” que a anterior, mas estava vermelha com um fino contorno azul.
1913
O quarto logotipo da equipe lembrava o logotipo de 1911. Era uma folha de bordo branca com uma guarnição vermelha e fina, com a inscrição “CAC” com o nome azul, que significava Club Athletique Canadien.
1914 – 1917
O logotipo de 1914 foi o primeiro semelhante ao que vemos hoje. Apresentava a letra vermelha “A” dentro do alongado “C” com um contorno azul. Na verdade, havia três letras no logotipo: A e C duplo, que representavam Athletique, Club e Canadiens, respectivamente.
1918 – 1919
Em 1918, o H branco para Hockey substituiu a letra A. A mudança estava ligada à compra da equipe pelo Club de Hockey Canadien, administrado por George Kennedy. O contorno azul externo da letra vermelha “C” foi removido, mas o interno permaneceu.
1920 – 1921
O logotipo de 1920 parecia ser o mais experimental da história da franquia. O vermelho brilhante foi alterado para um tom mais escuro. As letras “C” e “H” foram escritas sem contornos, o que acabou tornando o logotipo mais simétrico.
1922
A temporada de 1922 foi marcada pela sétima mudança do logotipo. Desta vez, era quase idêntico ao logotipo de 1918. Houve um crescimento no canto superior direito do “C”. O contorno azul arredondava a letra interna.
1923 – 1925
Em 1923, os canadenses voltaram ao branco “H” e ao “C” vermelho do logotipo de 1918.
1926 – 1932
O décimo logotipo do aniversário apresentava novamente um fino contorno azul ao redor de todo o emblema de Montreal Canadiens. O restante permaneceu o mesmo do logotipo de 1923.
1933 – 1947
O próximo ajuste no logotipo ocorreu em 1933. O fino contorno azul estava mais espesso em todo o logotipo. Além disso, o logotipo inteiro de Montreal Canadiens parecia visualmente mais amplo; assim, a letra “H” parecia menor. O emblema de Montreal Canadiens durou 12 anos antes de uma mudança de nome.
1948 – 1956
As modificações incluíram melhorias visuais nos gráficos e no contraste de cores. Uma grossa guarnição azul ainda contornava as letras, no entanto, as serifas foram trocadas.
1957 – 1999
Os canadenses atualizaram o logotipo em 1957. Durou quase meio século. O lado de abertura da letra “C” foi fechado com um contorno azul grosso para formar um oval alongado com “H” no interior.
2000 – presente
O emblema de hoje é uma continuação de todos os anteriores. Apresenta um sinal “C” oval vermelho fechado. As partes superior e inferior são conectadas e simetricamente côncavas. Grande “C” e pequeno “H” são fundidos. Tudo é delineado por uma linha de contorno azul espessa.
Fonte e cores do logotipo
A versão inicial é a mais simples. Ele representa um único “C”, que então os designers transformaram muitas vezes até que chegaram a uma versão em forma de ferradura – uma letra alongada horizontalmente. No início, significava “Club Athletique Canadien”, depois “Canadien Athletic”, e só muito mais tarde começou a simbolizar “Montreal Canadiens”.
Em 1911-1913, o emblema recebeu o estilo inglês antigo e a folha de bordo, símbolo do Canadá. Em 1914, no meio do “C”, havia a placa “A”, que, com o passar do tempo, a gerência mudou para “H” devido ao aparecimento de um nome diferente. Em 1918, a serifa superior foi adicionada à letra. Durante o resto do período, houve uma fusão gradual das extremidades superior e inferior do “C”.
Não há inscrição completa no emblema – há apenas uma abreviatura fragmentária (em 1913) e uma única letra. Se antes os símbolos eram picados, então, desde 1918, o “C” tem uma serifa, que ainda está presente.
As cores principais e invariáveis do logotipo são branco, azul PMS 2758 C, vermelho PMS 187 C com tonalidades. Em 1911, o verde ainda era usado para a folha de bordo.
O que significa o H no logotipo do Montreal Canadiens?
O H no logotipo desta equipe tem vários significados: Habs (de Habitantes) e Hóquei. A última palavra é provavelmente porque o emblema de texto gráfico significa hóquei canadense. Esta carta apareceu pela primeira vez na identidade na temporada 1918-1919.
Por que eles os chamam de Habs?
Habs é o apelido do time Montreal Canadiens, derivado de Les Habitantes (Habitantes), que foram os primeiros fazendeiros de Quebec a hospedar o clube de hóquei.
O que significa o logotipo de Montreal?
O logotipo de Montreal é um símbolo heráldico que consiste em quatro pétalas formando um V e um M. As letras são criadas a partir da interseção de linhas que formam a frase Ville de Montreal. Eles estão conectados no centro, personificando a cidade como a interseção de comunicações.
Quais são as cores do Montreal Canadiens?
A equipe do Montreal Canadiens tem três cores oficiais, todas refletidas no logotipo: vermelho escuro (letra C), azul (linhas de contorno) e branco (H em espaço negativo).