O clube de hóquei refletia sua afiliação geográfica em seu emblema. O logotipo simples, mas memorável do Minnesota Wild é altamente visível, artístico e fácil de ler, enfatizando a nitidez do caráter dos atletas e seu desejo de vencer.
Minnesota Wild é um time profissional de hóquei no gelo que joga na National Hockey League. Ela é membro da Conferência Oeste e concorre com a Divisão Central. O clube foi formado em 25 de junho de 1997 e tem sede em St. Paul, Minnesota, onde joga no estádio do Xcel Energy Center. É reconhecida como a primeira franquia NHL da região.
Significado e história
O que é Minnesota Wild?
Minnesota Wild é um clube de hóquei de nível profissional com sede em Saint Paul, Minnesota. Ele participa da NHL, representando a Conferência Oeste e participando da Divisão Central. A equipe realiza competições em casa no estádio Xcel Energy Center. Embora a franquia tenha sido fundada em 1997, ela começou a tocar mais tarde – apenas na temporada 2000-2001.
Apesar de esta equipa de hóquei ter surgido no final dos anos 90 do século passado, começou a competir muito mais tarde. Os atletas disputaram a primeira temporada em 2000, por isso é considerada a data do aparecimento oficial da equipe. Atualmente é propriedade de Craig Leipold e administrado por Bill Guerin. Os jogadores de hóquei são temporariamente treinados por Dean Evason.
Na verdade, desde o seu início, a franquia não se mudou para lugar nenhum e raramente revisou o conceito, o que se refletiu no simbolismo da marca. Ou seja, o emblema permaneceu quase inalterado, com raras exceções quando uma adaptação moderna a várias mídias foi necessária. Boa visibilidade, arte e facilidade de percepção são seus principais requisitos, refletidos na versão atual do logotipo. Em geral, durante todo o período de existência do clube, ele redesenhou apenas uma vez o logotipo.
2000 – 2013
Entre essas temporadas, a franquia usou uma versão de estreia. Como se chama “Selvagem” e Minnesota é rico em bosques, o emblema foi baseado em uma paisagem com coníferas. Abetos altos com silhuetas triangulares enfatizam a nitidez do caráter dos atletas e sua aspiração pela vitória.
O logotipo apresenta árvores entrelaçadas: verdes na parte inferior, vermelhas na parte superior. Eles são combinados de tal forma que constituem dois espaços de fundo: uma cordilheira carmesim e uma floresta verde selvagem. Embora os elementos não se fundam em cores, eles formam uma única imagem, onde tudo está intrinsecamente ligado um ao outro.
Na verdade, um logotipo é um desenho de paisagem que desempenha o papel de um engano visual, uma ilusão. Parece ser uma lua redonda amarela, mas na verdade é a orelha de uma besta. Uma estrela cadente brilhante é visível acima, mas parece que este é o olho de um animal. Você olha para o riacho correndo ao longe, mas percebe que é a boca escancarada de um predador.
A camuflagem está presente em tudo – até no contorno, já que o emblema mostra a cabeça de um enorme urso com debrum bege de largura média. Logo acima está a combinação de palavras “Minnesota Wild”, feita na forma de um arco.
2013 – presente
Em 2013, foi realizada a primeira e única reformulação do logotipo. Porque o clube de hóquei combina com tudo nele: mistério, originalidade, arte e duplo sentido. Este último significa a presença da diversidade no simbolismo da marca.
A primeira coisa que chama a atenção é a paisagem, como um reflexo da extensão da floresta de Minnesota. Mas o segundo é muito mais importante – um elemento de contorno na forma de um animal selvagem que é encontrado nas favelas locais. Tudo isso permaneceu inalterado após a revisão do logotipo. Apenas a inscrição no topo desapareceu, pois a equipe decidiu focar no desenho ampliando o símbolo principal – a cabeça de um urso furioso.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo apresenta uma bela fileira de árvores e a silhueta de um animal selvagem. O papel do olho é desempenhado pela Estrela do Norte, sempre brilhando intensamente no firmamento. Segundo os atletas, é uma homenagem ao clube de hóquei Minnesota North Stars, que se mudou de Minnesota para Dallas e passou a se chamar Dallas Stars. Além disso, a estrela no emblema reflete o lema dos atletas “L’Étoile du Nord”, que se traduz do francês como “A Estrela do Norte”. Ou seja, seu time é o único astro da região Norte.
Apesar do estilo e ostentação, os especialistas consideram o logotipo difícil e incompreensível para o esporte profissional norte-americano. Eles argumentam que por trás das árvores de ângulos agudos, uma lua redonda, uma estrela de cinco pontas com raios alongados e um riacho sinuoso, a insolência da equipe é pouco visível, transmitida nos contornos obscuros de uma fera de raça incompreensível.
Na versão moderna do logotipo, não há texto, pois o destaque principal está na imagem. Mas na versão anterior há uma inscrição. Foi executado em registro superior com um grotesco picado. Símbolos escritos adicionais podem ser de natureza diferente, incluindo manuscritos com uma ligeira inclinação.
As cores oficiais da franquia incluem quatro tons: amarelo, dourado (Minnesota Wheat e Harvest Gold), verde (Forest Green) e vermelho (Iron Range Red). Existe também o branco, que serve de fundo.
O logotipo do Minnesota Wild é um urso ou lobo?
A administração do clube não dá qualquer explicação sobre o assunto, enfatizando apenas que se trata de natureza selvagem. Mas de acordo com os contornos de uma orelha arredondada, um pescoço largo e uma parte frontal romba do focinho, os contornos não de um lobo ou representante de um felino podem ser traçados no logotipo, mas sim de um urso.
Qual é o logotipo do Minnesota Wild?
O logotipo do Minnesota Wild é o contorno da cabeça de um animal selvagem com a boca aberta (presumivelmente um urso). É composta por uma floresta de coníferas (lariços ou abetos), uma lua redonda, uma estrela cadente, um rio sinuoso e um pôr do sol vermelho. O ponto branco de feixe longo é a Estrela do Norte, uma homenagem ao Minnesota North Stars Club.
Que animal é o mascote do Minnesota Wild?
Mais recentemente, o mascote da equipe Minnesota Wild é o urso-guaxinim. Ele tem o nome de Nordy e foi lançado em 2008. É também chamado de urso-gato e panda pequeno, por isso há tanta polêmica sobre a identificação do animal em seu logotipo.
Quem desenhou o logotipo MN Wild?
O logotipo do time de hóquei MN Wild foi criado pelo designer gráfico Stephen O'Laughlin. Ele desenhou enquanto trabalhava na SME Branding de NY, que criou o logotipo.