Michaels é uma cadeia americana de 1.252 lojas que oferece suprimentos de arte. Atende clientes por meio de pontos de venda em 49 estados dos EUA e Canadá, aplicativo e site. A Michaels Companies é propriedade da Apollo Global Management desde 2021.
Significado e história
O que é Michaels?
Lojas e plataforma online de produtos artesanais na América do Norte. Fundada em 1973. Oferece produtos para costura, tricô, bordado, feltragem, ikebana, origami, decoração, pintura, escultura, etc. Propriedade da Apollo Global Management.
Quando Michael Dupy começou a vender suprimentos de arte, ele deu à loja seu nome, Michaels. A loja foi um sucesso e nos 9 anos seguintes, mais 10 lojas foram abertas. Dupy vendeu o negócio em 1982 por um bom preço e abriu outro negócio. O novo proprietário, o milionário e experiente empresário Sam Wiley, ajudou a empresa a atingir grandes alturas: trouxe a empresa para a bolsa de valores, organizou a aquisição de concorrentes, o que aumentou constantemente o número de lojas. Em 2006, os investidores privados prestaram atenção ao “pequeno”, que compraram a empresa e continuaram a desenvolver a marca.
O logotipo da empresa foi atualizado três vezes. Cada rebranding foi associado ao próximo estágio de crescimento. Ao mesmo tempo, motivos pretos e vermelhos se substituíam alternadamente.
1973 – 1993
O apelo do primeiro logotipo foi construído sobre o contraste do branco e do preto. O fundo retangular preto lembrava uma placa com o título e o autor ao lado das obras da exposição. No emblema, a inscrição consistia na palavra Michaels. A mercadoria da loja formará a base de muitos produtos, e Michaels é, em certa medida, seu autor. A primeira e a última letra da palavra foram distinguidas por cachos criativos. A perna do M maiúsculo continuava sob a palavra, como se abraçasse a inscrição. O nome era autossustentável e coeso, aludindo ao tipo de loja de bricolage.
1993 – 2009
Após começar a vender ações na bolsa de valores (1984), Michaels usou o capital para comprar concorrentes. Isso aumentou gradativamente o número de lojas de 16 para 450. Para garantir que os clientes dos novos estados entendessem imediatamente o que a marca oferece, a logomarca foi alterada para dar mais clareza a ela. O nome recebeu uma cor vermelha romântica, brilhante, atraente e criativa. O sublinhado arqueado foi removido. Em vez disso, uma inscrição apareceu na parte inferior entre M e S, indicando a direção da atividade: lojas de artes e ofícios (lojas de artesanato).
2009 – 2014
A abertura da milésima loja em 2008 foi comemorada com um rebranding. A fonte original foi usada para o logotipo atualizado. Parece que as letras são feitas de fios. Este sentimento é especialmente reforçado pela letra maiúscula M e pelo laço da letra L. A composição é complementada pela inscrição Where Creativity Happens (Onde a criatividade acontece). Em geral, a imagem criada corresponde com bastante precisão à direção das lojas. A impressão geral é complementada pela cor preta da inscrição, que reflete o motivo dos espaços em branco, rascunhos, detalhes que exigem desenho, corte e coloração.
2014 – presente
A partir de 2014, todas as marcas detidas pela empresa (Artistree, Aaron Brothers Custom Framing, Recollections, Studio Décor e outras) foram fundidas sob a nova entidade The Michaels Companies. Isso implicou a atualização da identidade visual.
O novo logotipo refletia a posição de liderança central de Michaels entre as outras marcas da holding. Isso é indicado alterando a cor do nome para vermelho. A mudança na tonalidade deu ao logotipo um toque de cor, refletindo o fogo criativo que os produtos da Michaels acendem nos compradores. Ao mesmo tempo, a singularidade da fonte artesanal, marca registrada das lojas, foi preservada. Embora alguns ajustes tenham sido feitos. A letra maiúscula M já foi feita, as caudas das letras que estão muito salientes para baixo foram removidas. Isso deu às letras uma aparência mais limpa e compacta, adicionando suavidade e redondeza, uma sensação de completude e harmonia.
Fonte e cores do logotipo
A história “colorida” de Michaels é uma combinação de vermelho, preto e branco. A combinação de opostos, contrastes tornam o logotipo brilhante, enfatizam a arte, originalidade e criatividade da marca.
- Branco – novidade, novas ideias, espaços em branco, produção a partir do zero.
- Preto – o poder da empresa (a marca absorveu a maioria dos concorrentes).
- Vermelho – impulso criativo, emoções, inspiração, detalhes brilhantes.
A fonte não tem análogo exato. Mas perto de Rose Colored Regular e Bostroom Regular.