Marvel é uma marca americana que abrange todo o universo de super-heróis e aventuras quentes. A empresa cinematográfica que ele representa se chama MCU (Marvel Cinematic Universe), que por sua vez pertence à Walt Disney Company.
Significado e história
A base primária para o mundo mágico foi a história em quadrinhos de mesmo nome, criada em 1939. Ele desenhou as imagens de super-heróis e as apresentou nas páginas de sua edição impressa – Marvel Comics. E nos anos 2000, uma companhia cinematográfica apareceu com o mesmo nome – Marvel Studios. Agora os quadrinhos e seus personagens ganharam vida no cinema. Além disso, houve uma transformação paralela dos logotipos do estúdio e da empresa resultante da fusão.
Logos de filmes
A marca de quadrinhos do filme da Marvel Studios passou por algumas pequenas mudanças. Ela apareceu principalmente nos créditos de filmes.
2000 – 2012
Após o lançamento do estúdio, ele não contava com logotipo próprio, então os desenvolvedores escolheram a versão existente dos quadrinhos, que estreou nas últimas partes dos X-Men.
2012 – 2014
Esta versão do logotipo apareceu pela primeira vez no filme de 2012 Os Vingadores. Foi então usado nos filmes Superman da Sony e na série de televisão MCU. É uma inscrição com letras brancas alongadas sobre fundo vermelho escuro.
2018 – presente
Este logotipo agora é apresentado em filmes da Columbia Pictures. Foi introduzido pela primeira vez no Venom em 2018. O logotipo existente acabou de adicionar a inscrição superior “Em associação com”.
Logotipos de estúdio de cinema
Ao mesmo tempo, o emblema da Marvel Cinematic Universe, uma empresa que unia todas as direções, estava mudando. Anos de ajuste de contas decorrem desde 2008.
1993 – 1996
A Marvel Film Corporation começou com um logotipo monumental. Além disso, “monumental” pode ser interpretado no sentido literal da palavra, porque o signo de identidade visual continha um “M” largo, maciço e muito grande. Foi declarado como base das fundações, o que foi enfatizado pelo emblema.
A carta era formada por um filme padrão com perfurações nas laterais. A parte central na parte inferior era formada por um elemento estreito e pontiagudo que substituiu um fragmento do símbolo impresso. Acima, a primeira palavra do nome – “Marvel”, parecia “crescer” a partir dele. Combinava com a cor do filme e tinha o mesmo brilho de aço. Os sinais eram retos, suaves, com uma borda facetada. No primeiro plano (na verdade, em cima de tudo) havia uma inscrição em itálico vermelho “Filmes”. Estava escrito à mão com uma caligrafia fluente.
1996 – 2002
Após o rebranding, a produtora mudou seu signo de identidade visual, usando a versão anterior como base. O fato é que ela recebeu um novo nome, que ela queria refletir exatamente com o mesmo logotipo de antes. Mas algumas mudanças ocorreram. Por exemplo, os desenvolvedores melhoraram a cor do grande “M” e das palavras “Marvel”. Isso acrescentou um pouco de leveza e um apelo visual, por causa da tonalidade do preto e aço ao cinza oliva com uma transição gradiente. “Filmes” foi substituído por “Estúdios”. Tinha o mesmo estilo do primeiro texto – manuscrito, cursivo, vermelho, com letras amarelas finas.
2002 – 2008
2002 foi um ponto de viragem na história da identidade da Marvel, porque a preocupação do filme mudou completamente para um retângulo vermelho com uma inscrição branca dentro. Para fazer isso, os designers removeram o enorme “M” feito de filme, iluminaram as letras e aumentaram seu tamanho. Assim, o emblema ganhou uma pegada incrível e amplo reconhecimento. Os sinais alongados para cima se tocaram, com exceção do “L”, que foi separado dos demais. Estava separado do primeiro fragmento do título por um espaço estreito.
2008 – 2011
Este período está associado ao lançamento do projeto Marvel Cinematic Universe. Em seguida, a palavra “Studios” apareceu no logotipo. Esta variante apareceu no primeiro filme do recém-formado estúdio Homem de Ferro e foi usada pela última vez no quinto filme do Capitão América. A inscrição é feita a branco e contornada por duas finas linhas paralelas.
2013 – 2016
Em 2013, os designers tiraram os Studios do logotipo principal e o colocaram na parte inferior.
2016 – presente
Na versão atual, a frase “Marvel Studios” é organizada sequencialmente, em uma linha. As palavras são separadas por cor e tipo de fundo. Esta versão estreou no filme Doctor Strange.
Fonte e cores do logotipo
Como marca pessoal, o MCU usa o mesmo logotipo que a revista teve desde o início. As modificações referem-se apenas a pequenos detalhes de especificação. A marca de base contém a inscrição “Marvel” original em um retângulo vermelho.
A fonte está próxima a Benton Sans Extra Comp Black. Seus autores são Cyrus Highsmith e Tobias Frere-Jones. O logotipo da Marvel sempre foi destaque em vermelho, que serve como um pano de fundo benéfico para as letras brancas.