Marshalls é uma cadeia americana de lojas de roupas e calçados que oferece itens de marca a um preço de 20 a 60% abaixo do preço de mercado. Difere na atualização semanal do sortimento. Inclui 1.230 lojas nos EUA e Canadá. Existem dois tipos de tomadas – Marshalls regulares e Mega Marshalls. Desde 1995, é propriedade da TJX Corporation.
Significado e história
O que é Marshall?
Marca de loja de departamentos de moda para toda a família, popular nos EUA e Canadá. De propriedade da TJX Corporation, uma das 100 maiores da lista Fortuna.
A empresa recebeu o nome de seu fundador, Alfred Marshall. Sua ideia era oferecer marcas reais aos clientes a um preço mais baixo. Ele realizou a ideia com três pessoas afins, abrindo a primeira loja em um subúrbio de Boston em 1956. Em 1976, os sócios já tinham 36 filiais, que venderam com sucesso para a corporação de calçados Melville, na qual continuaram a se desenvolver ativamente até que a gigante fosse reorganizada. Em 1995, 496 lojas Mashalls passaram a fazer parte da TJX Corporation.
Como reflexo da moda em rápida mudança, o emblema dos Marshalls foi atualizado com frequência – 5 vezes em sua curta vida. Isso ajudou a marca a acompanhar os tempos, mostrou o dinamismo da rede e sempre uma nova gama de produtos.
1956 – 1970
O primeiro logotipo parecia uma etiqueta, um adesivo colocado em itens de marca – um retângulo preto com inscrições brancas. O nome da loja foi colocado no centro e escrito em itálico branco, letras bem-feitas. A inclinação indicava o desejo de desenvolvimento, movimento seguindo a moda.
A imagem foi distinguida por uma letra M incomum, criada a partir de uma fita ou cinto torcido. Ela acrescentou estilo ao logotipo e indicou a venda de roupas.
Ao redor da palavra Marshalls estão várias inscrições que apresentaram o cliente à empresa. Um pouco abaixo do nome está a essência da proposta – lojas de departamentos (department store). Na parte superior, uma mensagem de preço baixo impressa em tela: preço baixo-baixo diário. Abaixo, à direita, está o endereço da loja.
1970 – 1974
O número de pontos de venda cresceu, então a apresentação visual foi revisada. Para facilitar a percepção, as cores dos emblemas foram trocadas. O fundo ficou branco. Apresentava o título em letras pretas minúsculas retas e arredondadas. Isso aliviou o sinal visual de luto e peso, e concentrou-se no nome. A primeira letra minúscula indicava roupas casuais sem pretensão e extravagância, coisas confortáveis e práticas que predominavam no sortimento.
1974 – 1980
A marca continua a acompanhar as tendências e, tendo em conta as tendências, atualiza o logótipo com a fonte Yagi, que ganhou particular popularidade nos anos 70.
As letras Marshalls receberam uma cor azul tóxica com listras finas brancas no centro, o que deu volume ao lettering. Graças a este design, o logotipo adquiriu uma semelhança com os letreiros de néon. Ao mesmo tempo, as bordas das letras pareciam cortadas, reforçando a associação com tubos luminosos.
O design tornou o emblema elegante e moderno, o que atraiu compradores. A imagem brilhante correspondia totalmente à ideia principal das lojas – o tema da surpresa e da caça ao tesouro. Toda vez que os clientes vinham à loja, algo novo os esperava, graças à chegada semanal de mercadorias.
O apóstrofo foi removido do nome, simplificando a ortografia e separando a empresa da marca acústica de Marshall.
Junto com o logotipo azul, foi utilizada a mesma variante em preto.
1980 – 1989
Em 1976, a Marshalls foi comprada pela Melville Corporation, o que contribuiu para a expansão das lojas de departamento. Nos 10 anos seguintes, eles abriram em 42 estados dos EUA. A expansão e surgimento de muitas novas lojas foi marcada na logomarca por cores claras, simbolizando novidade. Os tubos brancos são mais grossos e a cor azul é menos venenosa. Mudanças semelhantes também afetaram a versão preta do emblema.
1989 – 2004
Nos anos 90, Melville estava à beira de uma reorganização devido a muitas marcas diversas. Em 1989, 6% das ações da corporação foram distribuídas entre os funcionários e pequenas mudanças foram feitas na administração. Marshalls passou por um rebranding, que incluiu a atualização do logotipo.
Nos anos 90, o jeans entrou na moda. Calças, saias, jaquetas, macacões foram costurados com jeans claro. Portanto, as lojas onde você poderia comprar itens de jeans atraíram muitos compradores. O logotipo Marshalls foi feito para combinar com a nova moda. O sinal visual manteve a tendência de volume, mas a semelhança com os sinais de néon desapareceu. A cor azul foi alterada para um azul agradável e as linhas brancas foram deslocadas do centro. Agora eles retratavam destaques em letras tridimensionais. As extremidades cortadas são lisas e afiladas. Eles sugeriram roupas e leggings justas – outro toque da moda dos anos 90.
Um destaque especial foi a inscrição da letra “M”. Suas linhas finas e pontiagudas lembravam os saltos agulha e as pernas esbeltas de modelos durante um desfile de moda na passarela.
O nome foi sublinhado por uma linha vermelha como símbolo de desenvolvimento, alto nível de vendas, ofertas de moda e descontos quentes. Às vezes, o logotipo era usado sem sublinhado, mas com letras maiúsculas que tinham a mesma conotação.
2004 – presente
Em 1995, as lojas de departamento foram compradas pela TJX Corporation, que possui os principais concorrentes Marshalls. No entanto, isso não levou a um grande rebranding. As mudanças ocorreram em 2004 com a promoção da ideia de supermercados paralelos na corporação. Marshall’s e T. J. Maxx foram fundidos no Grupo Marmaxx, mas mantiveram suas identidades. Os logotipos das marcas são brilhantes. Para os Marshalls, eles escolheram azul, e T. J. Maxx foi apresentado em vermelho.
O nome azul escuro sobre fundo branco evocava uma sensação de calma, confiança e estilo. Era um símbolo de praticidade, conveniência e durabilidade.
Fonte e cores do logotipo
O esquema de cores do logotipo foi representado pelo clássico preto, branco e vários tons de azul.
- O preto é a cor do poder, da confiança, símbolo das etiquetas pretas e das etiquetas das roupas.
- Branco – indicador da constante atualização do sortimento e abertura de novas lojas.
- Os tons de azul variavam de um rico e ácido azul persa a zimbro e azul turquesa. O logotipo atualmente tem uma cor esmeralda safira. A paleta azul está associada à estabilidade, equilíbrio, senso de estilo, descontos.
Fonte de logotipo moderna da família Tabac.