O clube de hóquei Los Angeles Kings, cujo logotipo combina visualização esportiva clássica e tendências modernas, demonstra seu status real. Seu emblema heráldico enfatiza a nobreza e a contenção inerentes às “pessoas tituladas”.
O Los Angeles Kings joga na National Hockey League desde 1967, mas sua história começou ainda mais cedo – em 1966, quando o empresário canadense-americano Jack Kent Cooke recebeu a franquia da NHL para o Los Angeles. O proprietário escolheu o nome Kings e um esquema de cores roxas douradas para destacar o alto status da equipe.
Significado e história
O que é Los Angeles Kings?
Este é um time de hóquei que faz parte da Conferência Oeste. Ela joga na NHL, onde representa a Divisão do Pacífico. O Los Angeles Kings foi formado em 1967 e é um dos seis clubes que começaram a jogar como parte da expansão da National Hockey League. Seu estádio é o Staples Center.
Os Los Angeles Kings têm uma abordagem padrão para o design do logotipo. Envolve colocar o nome completo da cidade ou suas iniciais sobre a coroa, que podem ser rastreados em quase todas as versões da placa do clube. A única exceção foi a versão 2002-2011, quando os desenvolvedores removeram todas as inscrições dela.
1967 – 1975
A equipe estreou na temporada 1967-1968. As camisas de hóquei em roxo e dourado foram decoradas com um emblema em forma de escudo retangular com uma base afiada. Dentro do brasão, foi desenhada uma coroa, composta por muitos pequenos detalhes: círculos, ovais, cruzes e linhas. Acima do símbolo do poder real estava a palavra “REIS”, e ainda mais alto – “LOS ANGELES”. O apelido do clube foi escrito em tipo serifa, com a linha diagonal inferior “K” curvando-se suavemente. A cidade foi nomeada em uma fonte cortada padrão.
1975 – 1987
Oito temporadas após um início bem-sucedido, a equipe atualizou o logotipo pela primeira vez. As principais alterações foram feitas na palavra “KINGS”: os designers a ampliaram, moveram para o centro, colocaram as letras em itálico e rodearam por muitos traços horizontais para criar uma sensação de movimento. Eles também trabalharam no tipo de letra para a frase “Los Angeles”, reduziram a coroa e engrossaram o contorno do escudo – amarelo (interno) e roxo (externo).
1987 – 1988
Na vigésima primeira temporada, o clube de hóquei apresentou um emblema completamente novo. Este evento coincidiu com a aquisição de Wayne Gretzky. Os designers mudaram a paleta do logotipo para combinar com o esquema de cores da outra equipe da NHL, o Los Angeles Raiders. Como resultado, o escudo ficou cinza escuro e as inscrições e contornos pretos. Apenas a coroa não foi afetada pela modernização: ela permaneceu a mesma roxa-amarela de antes.
1988 – 1998
A coroa amarelo-púrpura não durou muito – um ano depois foi feita em preto e branco. As mudanças também afetaram o escudo: os desenvolvedores escolheram um tom de cinza mais claro e adicionaram uma ampla linha branca ao longo de todo o contorno. Além disso, eles expandiram o escudo no meio, dando-lhe uma forma cruciforme para que a palavra “REIS” não ficasse no espaço vazio.
1998 – 2002
Dez anos depois, o time recebeu um emblema com escudo triangular e uma nova coroa, que ocupava o canto superior esquerdo. No canto direito estava o sol: um círculo com raios de diferentes comprimentos. Abaixo estava um leão com um taco de hóquei. Mais dois porretes cruzaram o escudo. Acima e abaixo, dentro de dois trapézios invertidos, estavam as palavras “LA” e “REIS”. Em comparação com os anos anteriores, há menos cinza e muito mais preto e azul.
2002 – 2011
Em 2002, o logotipo mudou radicalmente. A principal marca registrada do Los Angeles Kings era uma grande coroa com duas maças cruzadas em um topo afiado. O escudo, inscrições e outros elementos desapareceram.
2011 – 2019
Em 2011, o escudo tradicional, que o clube originalmente possuía, voltou. Os designers a dividiram em duas partes: a abreviatura do nome da cidade foi colocada na parte superior e a coroa foi colocada na parte inferior. Desta vez, eles dispensaram a cor azul, com foco no preto, cinza e branco.
2019 – presente
Na versão mais recente do emblema, as cores foram ligeiramente alteradas: o preto está mais saturado e um contorno prateado adicional foi adicionado ao redor do perímetro do escudo. Ao expandir a borda, os elementos são ligeiramente reduzidos em tamanho.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo Los Angeles Kings evoluiu significativamente ao longo de meio século, embora os designers tenham tentado manter o conceito clássico. Conservaram um escudo quadrangular de base e coroa pontiagudas, embora de forma modernizada. E também levaram em conta a disposição dos elementos: a inscrição tradicionalmente está no topo, enquanto o símbolo da monarquia ocorre na metade inferior do emblema.
Na versão moderna do logotipo, apenas a abreviatura “LA” permanece da frase “Los Angeles Kings”. É escrito em uma fonte incomum, que foi introduzida na temporada 1998-1999, o que o torna perceptível e autossuficiente. As letras têm um design original: a falta de serifas compensa as bordas pontiagudas e alargadas.
A paleta original inclui ouro e roxo. Preto e cinza foram adicionados a essas cores em 1987 e totalmente substituídos em 1988. Mas a combinação de tons escolhida tornou-se associada à cultura gangster, então em 1998 foi complementada com azul escuro. No entanto, o redesenho de 2011 restaurou a paleta preta prateada de costume.
Qual é o logotipo Los Angeles Kings?
O logotipo Los Angeles Kings é um escudo pentagonal com fundo preto e contorno triplo. Ele é dividido em dois e parece uma seta apontando para baixo. No interior existem duas letras grandes (L e A, que indicam a localização da equipa), assim como a coroa imperial do estilo clássico.
Os LA Kings mudaram seu logotipo?
Sim, LA Kings mudou seu logotipo várias vezes. Os últimos ajustes foram feitos em 2019. Diziam respeito apenas às molduras, que agora consistem em três listras: branca, violeta-prateada e preta. Mas as mudanças mais dramáticas ocorreram em 2011, quando ocorreu a transição para um design minimalista com escudo, coroa e abreviatura.
De onde os LA Kings tiraram seu nome?
O nome foi escolhido por Cooke após um concurso realizado entre a torcida do time. Ele se esforçou para garantir que seu clube recebesse status real.
Por que os LA Kings estão vestindo roxo?
O logotipo do LA Kings usa cores nobres e discretas que confirmam o status real do clube, incluindo a tonalidade Forum Blue. É por isso que os jogadores de hóquei estão vestidos com uniformes roxos claros.