Looney Tunes é um dos estúdios da Warner Bros. Entretenimento Inc. Consiste em curtas-metragens de animação que apareceram pela primeira vez em 1930 e ainda estão em produção hoje. Ao contrário da série afiliada Merrie Melodies baseada nas músicas mais populares, Looney Tunes tem sido baseado em histórias desde seus primeiros dias. Mas então a linha entre os dois projetos foi apagada, o que foi facilitado pela transição para o filme colorido.
Significado e história
Os primeiros desenhos animados eram em preto e branco e foram criados para promover a música que pertencia à Warner Bros. Supunha-se que os espectadores depois de assistir aos curtas-metragens começariam a comprar discos e partituras. A primeira estrela de Looney Tunes foi o personagem de desenho animado Bosko. Ele falou das telas a famosa frase “Isso é tudo, pessoal!” no final de cada episódio. Então os animadores se demitiram e levaram Bosko com eles como detentores dos direitos autorais. Isso levou a empresa a adicionar muitos personagens à história, incluindo Porky Pig (estreado em 1935), Bugs Bunny (1940), Tweety (1942) e Sylvester (1945), o gato perseguidor.
Nos anos 1970 piadas racistas e suicidas, acrobacias perigosas, cenas de fumo e bebida foram removidas dos desenhos animados. Tudo foi feito para aumentar a popularidade da série animada entre um grande público. Ao mesmo tempo, novos curtas-metragens não foram lançados até 1987. Sua produção foi retomada quando os criadores perceberam que uma nova geração de espectadores precisava de novos conteúdos.
O nome Looney Tunes é inspirado na Silly Symphony, uma compilação de filmes musicais animados. Muitos estão convencidos de que a famosa marca era anteriormente conhecida como Looney Toons, e se perguntam em que ponto ela foi renomeada. Esse equívoco está associado ao Efeito Mandela, onde um grande grupo de pessoas se lembra de algo que nunca aconteceu. Na verdade, a palavra “Tunes” sempre foi escrita com “u” e “e”. Isso é comprovado pelos inúmeros logotipos em que o nome da série apareceu.
1930 – 1934
O primeiro emblema fazia parte de desenhos animados em preto e branco, então parece a parte. Os episódios usaram uma versão animada, e todas as imagens estáticas são quadros separados retirados dos créditos. Por exemplo, no vídeo final, Bosko e seu cachorro pularam de trás de uma placa de madeira na estrada com as palavras “A LOONEY TUNE”. O personagem abriu os braços para os lados e pronunciou sua famosa frase “Isso é tudo, pessoal!”. Neste momento, o cão estava do lado esquerdo dele e latiu alto.
O logotipo captura o momento em que o menino coloca as mãos atrás da cabeça e sorri amplamente. Abaixo está a frase “HUGH HARMAN-RUDOLF ISING SOUND CARTOON” escrita em letras maiúsculas brancas. Bosko foi criado graças aos esforços da equipe de animação, que incluía Rudolf Ising e Hugh Harman. No início da década de 1930. foi o primeiro e único personagem de Looney Tunes. Ele desapareceu das telas em 1933, quando seus proprietários se aposentaram da Warner Bros. devido a salários insuficientemente elevados. Assim terminou a era dos créditos com Bosko.
1942 – 1964
Na década de 1940. o estúdio de cinema começou a produzir os primeiros curtas-metragens coloridos. Sua produção faseada começou em 1942. A nova série tinha logotipos coloridos na forma de círculos concêntricos. O design era variável. Por exemplo, na série com Porky Pig, a versão com anéis azul-azulados e um centro vermelho era mais usada. Para desenhos que apresentavam personagens temporários ou Patolino, um emblema verde-amarelado foi criado com o mesmo centro vermelho.
Um logotipo laranja e rosa com um círculo azul no meio pode ser visto nos créditos da animação do artista de animação Friz Freleng. E antes de Freleng introduzir Pernalonga na trama, os anéis eram vermelhos com um gradiente preto.
Todas as variantes foram unidas por um elemento comum – a inscrição “LOONEY TUNES”. O nome da marca consistia em letras maiúsculas em negrito que rastejavam umas sobre as outras e estavam alinhadas em um arco. Eles projetavam sombras, cuja cor dependia do fundo.
1964 – 1969
Na década de 1960. a era dos curtas animados estava chegando ao fim, mas a popularidade de Looney Tunes não diminuiu. Naquela época, o estúdio de animação Warner Bros. fechado, então a DePatie-Freleng Enterprises, Inc. Ela decidiu usar as manchetes de abertura desenhadas por Chuck Jones para os logotipos. Foi assim que surgiu a palavra estilizada “LOONEY TUNES” com letras saltitantes. Ele usava uma fonte sem serifa personalizada. Todas as linhas nas letras eram tão diferentes que até os dois “E” eram diferentes um do outro.
Esse emblema de texto persistiu até o final da década de 1960, quando a produção de curtas-metragens retornou à Warner Bros. Animação. Muitos se lembravam dela como um símbolo de declínio, porque naquela época o estúdio tinha problemas financeiros e personagens populares sumiram das telas.
1985 – 2009
Após um longo hiato, a Warner Bros. decidiu restaurar Looney Tunes e começou a lançar novos episódios. Seu logotipo apresentava a cabeça do Bugs Bunny, que estava no centro do alvo. O coelho parecia o mesmo dos desenhos animados: ele sorriu alegremente, mostrando os dentes grandes. A cabeça do personagem estava dentro de um círculo preto com uma moldura de três anéis laranjas separados por linhas finas. A metade inferior foi traçada por uma letra arqueada de LOONEY TUNES em letras amarelo-pretas irregulares. Abaixo dele havia um escudo com a abreviatura “WB” na mesma cor. O nome da marca, tanto na forma quanto no estilo, lembrava um elemento semelhante do emblema de 1942-1964.
2009 – presente
Após o redesenho, o design do logotipo mudou. Agora o coelho cinza se projeta do círculo preto, como se fosse de um buraco. Ele estendeu as mãos enluvadas para os lados, como se estivesse prestes a proferir a famosa frase “Isso é tudo, pessoal!”. Os anéis ficaram rosa escuro, com o número aumentando para quatro. Escudo de assinatura da Warner Bros. e as letras LOONEY TUNES estão quase inalteradas, exceto por um leve clareamento da cor amarela. O símbolo de marca registrada “TM” apareceu no canto inferior direito.
Fonte e cores do logotipo
A estrela do logotipo Looney Tunes é o Pernalonga, um personagem-chave em muitos curtas-metragens animados. Esta é uma lebre antropomórfica encantadora, famosa por seu caráter despreocupado e atitude despreocupada em relação à vida. Ele é merecidamente considerado um símbolo cultural da América e é um dos dez personagens de desenhos animados mais retratados no mundo.
As letras arqueadas usam a mesma fonte de meio século atrás. Mais precisamente, é um conjunto de glifos individuais que imitam uma ousada geometria sem serifa. Os designers apenas modificaram ligeiramente as letras para fazê-las parecer volumosas. Isto foi conseguido através de contornos internos e sombras externas. Um pouco mais tarde, os entusiastas criaram uma fonte gratuita baseada no logotipo chamado Looney Tunes Tilt BT.
Bugs Bunny, como nos desenhos animados, é desenhado usando duas cores primárias: branco e cinza. Ao mesmo tempo, o interior de suas orelhas é rosa claro, sua boca é vermelha e suas pupilas são pretas. Para os anéis, foi escolhido um tom próximo ao Deep Carmine Pink (# F02F34) e para as letras – um análogo do amarelo Sunglow (# FFD236). O círculo central, escudo, sombras e contornos são pretos.