Existem muitos canais de TV de esportes nos EUA, mas a Longhorn Network se destaca entre eles com seu conceito incomum. O fato é que ele cobre os eventos que acontecem na Universidade do Texas em Austin: quase todos os jogos de futebol, vôlei, softball, beisebol e basquete. Golfe, remo, tênis, atletismo e mergulho também não são esquecidos. E o conteúdo não se limita a isso, pois são transmitidos programas culturais e acadêmicos, shows em estúdio e séries originais.
Significado e história
Longhorn é uma joint venture entre a ESPN e a Learfield IMG College. Eles uniram forças para ajudar a UT Austin a atingir o potencial atlético de seus alunos e mostrar suas muitas realizações. A transmissão é realizada durante todo o ano, e ainda mais – 24 horas por dia. Operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, a rede está disponível em provedores de telecomunicações, cabo e satélite. Além disso, ela fez parceria com vários grandes serviços de streaming.
Todos os dias, os telespectadores podem ver alguns eventos exclusivos: por exemplo, shows com treinadores de equipes universitárias, coletivas de imprensa, palestrantes convidados e diversos eventos que acontecem no campus. O conteúdo é destinado a quem está interessado na vida de UT Austin ou simplesmente gosta de esportes.
A rede Longhorn foi lançada em agosto de 2011 e introduzida no início de abril. Ao mesmo tempo, os fãs descobriram como se chamava e qual era seu símbolo visual. O nome acabou por ser previsível: o projecto televisivo leva o nome das equipas desportivas da universidade. E esses, por sua vez, têm o nome de um touro de chifres longos que foi criado no Texas. Ele personifica força, poder e resistência.
A cabeça do animal é destaque no emblema oficial de atletismo do Texas Longhorns. Foi essa marca gráfica que serviu de base para o logotipo da Longhorn Network. Os designers simplesmente fizeram a silhueta branca e a moveram para o centro de um retângulo dividido em dois blocos: laranja escuro (esquerda) e preto (direita). O nome da marca escrito ao lado tem as mesmas cores. É fácil de ler e imediatamente impressionante graças às enormes letras sem serifa.
A rede não muda seu emblema desde 2011. Seu elemento central é a cabeça de touro, localizada na frente. É mostrado esquematicamente, sem detalhamento. Apenas os contornos externos são claramente delineados: orelhas, nariz, chifres largos são visíveis. A silhueta é formada por espaço negativo, ou seja, uma área vazia dentro dos retângulos de conexão. A cabeça é visualmente dividida em duas partes, porque os retângulos são pintados em cores diferentes. Ao mesmo tempo, ambos os lados são perfeitamente simétricos, como no logotipo das equipes esportivas do Texas Longhorns.
O animal impessoal demonstra o compromisso da marca com o minimalismo. Ao mesmo tempo, o formidável touro é um dos principais símbolos do estado onde a universidade está localizada, cuja vida é coberta pela Longhorn Network. O emblema é utilizado para diversos fins: é colocado na tela durante a transmissão do espetáculo e impresso em diversos materiais, inclusive souvenirs.
Fonte e cores do logotipo
Aparentemente, os criadores do logotipo decidiram experimentar a tipografia e desenvolveram glifos individuais para as letras. Ao mesmo tempo, a fonte é semelhante à Akkordeon Ten da Emtype Foundry. Em ambos os casos, as letras são em negrito e maciças, alongadas verticalmente. Apenas alguns detalhes diferem: por exemplo, a Longhorn Network tem uma abertura oval dentro do “R”, e a parte inferior do “G” parece ser mais suave devido ao corte no traço vertical. O tipo de letra ajuda a chamar a atenção dos espectadores para o nome da marca da TV porque ambas as palavras estão em maiúsculas. E o espaçamento estreito entre as letras não prejudica em nada a legibilidade do texto.
Burnt Orange (# BF5700) foi retirado da paleta de cores oficial da UT Austin Sports Division. Ele conecta a rede de televisão e os Texas Longhorns no nível de identidade. Essa sombra é aplicada à metade esquerda do retângulo e à primeira linha do rótulo. Todo o resto é pintado de preto, exceto a cabeça branca do touro, cuja silhueta é moldada pelo espaço negativo. Esse contraste faz com que o logotipo pareça nítido e elegante. Aqui, também, há um parentesco com as equipes universitárias: suas cores principais são o laranja e o branco, mas em alguns casos são usadas as cores do tigre.