Little Caesars é o nome curto para a cadeia de pizza americana Little Caesar Enterprises Inc., de propriedade da Ilitch Holdings. De acordo com as estatísticas obtidas para 2020, tornou-se o terceiro maior em termos de vendas nos Estados Unidos, perdendo apenas para fast foods conhecidos como Pizza Hut e Domino’s Pizza. Os fundadores dos restaurantes de fast food são os cônjuges de Ilitch – Mike e Marian. Eles administram uma empresa que evoluiu ao longo do tempo para uma franquia com escritórios independentes na América Latina, Caribe, Oriente Médio e Ásia. A rede também é amplamente desenvolvida no Canadá, onde possui muitos escritórios. A primeira pizzaria surgiu na primavera de 1959 em Detroit, Michigan. Atualmente, sua sede está localizada lá, localizada no prédio do Fox Theatre.
Significado e história
Certa vez, Mike Ilitch e sua esposa Marian Ilitch abriram uma mini-pizzaria nos subúrbios de Detroit, equipando-a no shopping Garden City, em Michigan. Foi nomeado Little Caesar’s Pizza Treat, tornando-se a base de uma cadeia de catering em grande escala. Essa loja funcionou por um tempo incrivelmente longo, fechando no outono de 2018.
No início, a empresa atraiu a atenção dos visitantes com um slogan publicitário que incluía a palavra “pizza” duas vezes. Isso se deve ao fato de a empresa oferecer duas pizzas combinadas pelo preço de uma. Então ela lutou com os concorrentes. No início, os assados eram servidos em papelão ondulado em formato quadrado. O pacote foi preso com grampos. Mas então a gestão mudou para caixas padrão, porque as anteriores acabaram sendo muito complicadas.
Esta marca é famosa pelo fato de que em 1998 completou o maior pedido e assou 13.386 pizzas para um cliente. O pedido veio de Greensboro, Carolina do Norte, da VF Corporation. Ela também é conhecida por ser a primeira a usar um forno transportador inovador em seu trabalho, onde você pode cozinhar pizza rapidamente. Mas além dela, a rede de catering também serviu peixe, camarão, frango e cachorro-quente.
Desde 2014, a empresa vem expandindo ativamente seus sites com a construção de novas instalações. A abertura da Little Caesars Arena atrasou um pouco e aconteceu apenas em 2017. Paralelamente, ela redesenhou o logotipo para representá-lo no lançamento do centro. As mudanças diziam respeito principalmente aos detalhes, e não ao conceito do emblema. Os desenvolvedores deixaram o peito de César sem pelos, atualizaram a coroa em sua cabeça e mudaram o ornamento na toga para que o monograma “LC” para “Little Caesars” fique claramente visível no padrão. Além disso, a empresa utilizou uma imagem atualizada na publicidade, substituindo-a por um personagem de desenho animado. No total, são quatro logotipos em sua história.
1959 – 1971
O emblema de estreia não foi muito criativo. Era uma moldura retangular, dentro da qual o então nome da pizzaria estava escrito em um fundo branco – “Little Caesars Pizza Treat”. A longa frase ocupava duas linhas. O texto no topo parecia uma caligrafia e estava ligeiramente inclinado para a direita. Tinha muitos cachos e linhas arredondadas. As letras “tt” foram conectadas por um traço horizontal, e o “L” ficou sozinho e não se fundiu com o restante dos caracteres. A inscrição na parte inferior foi digitada em bloco com espaçamento entre letras largo (em comparação com a primeira metade do título).
1971 – 2000
Depois de aumentar o número de pizzarias e abranger novas áreas de serviço, o estabelecimento de restauração passou por um grande rebranding. Abandonou o nome antigo e longo, escolhendo um nome curto para si – Little Caesars. O emblema representava exatamente o que é indicado no nome – pequeno César.
O homem estava em uma toga pendurada no ombro e segurando um pedaço de pizza que estava prestes a comer. Isso foi evidenciado por um sorriso satisfeito no rosto, boca aberta e olhos fechados, como se o personagem estivesse gostando de comer uma deliciosa refeição. Na mão direita ele segurava uma lança com uma pizza redonda colocada em uma lança, da qual um pedaço triangular foi cortado.
A imagem estava em um fundo branco dentro de um anel fino. Abaixo havia uma inscrição feita em letras estilizadas em minúsculas. Apenas “L” e “C”, que estavam no início da palavra, permaneceram em maiúscula. Todos os sinais tinham serifas em forma de espinhos que ecoavam a ponta da lança. As vogais “a” e “e” diferiam no desenho original: tinham lacunas em miniatura em linhas sólidas.
2000 – 2017
As mudanças que ocorreram afetaram principalmente a cor, deslocamento e dimensionamento dos elementos. O nome da rede foi movido para a direita pelos designers e pintado em laranja, complementado por um traço preto. César eles ampliaram usando apenas um fragmento da imagem anterior. Os desenvolvedores também inclinaram a pessoa para a esquerda (na diagonal) e circularam o quadro na forma de uma janela de emissão de pedidos, que são encontrados em estabelecimentos de alimentação.
2017 – presente
Embora as correções feitas não sejam marcantes, elas são fundamentais e desempenham um papel importante na identidade da marca. Por exemplo, na bainha da toga, os autores retrataram um ornamento na forma da abreviatura “LC”, que significa o nome abreviado da empresa. As letras são finas, não se cruzam, localizadas uma dentro da outra. Outra mudança afetou a guirlanda: graças ao desenho distinto das folhas, tornou-se muito mais perceptível.
Os artistas tiraram os pelos do peito, moveram os olhos do homem levemente para a direita e os ampliaram, acrescentando expressividade à imagem. Além disso, agora o personagem estende não dois, mas três dedos, o que é mais verdadeiro. Esse gesto fala do prazer com que César coloca um saboroso pedaço de pizza na boca, antecipando seu bom gosto. Os designers usaram o lettering antigo, devolvendo a versão de 1971 e acrescentando a palavra “Pizza”.
Fonte e cores do logotipo
A gestão da rede de fast food, dez anos após sua abertura, abandonou o logotipo inexpressivo, que era usado principalmente como sinal. Eles tiraram a imagem básica do nome, representando um César em miniatura, famoso por sua capacidade de fazer tudo, ao mesmo tempo, muito e perfeitamente. Ele apareceu em 1971 e foi posteriormente ligeiramente corrigido.
A fonte no logotipo do Little Caesars é personalizada e baseada nas fontes Sharkshock. A paleta corporativa inclui vários tons correspondentes à cor da pizza torrada. Laranja é dominante, preto e branco são adicionais. O primeiro forma os contornos, o segundo – o fundo.