Significado e história
O logotipo de um fabricante de máquinas da Alemanha não obteve amplo reconhecimento imediatamente. Para isso, a empresa primeiro teve que trabalhar muito, aumentando a qualidade dos produtos, pois é a ela que está associada esta placa pesada, pesada e volumosa. Desde 1949, a marca alemã teve apenas um emblema em duas versões. Eles apareceram sequencialmente, um após o outro, como resultado do redesenho. Agora, esse símbolo, assim como os carros que ele decora, é conhecido pelos consumidores em muitos países do mundo.
Logotipo antigo
O Grupo Liebherr entrou no mercado em 1949. No mesmo ano, lançou seu logotipo de estreia: a inscrição simples e democrática da Liebherr. A palavra é executada em uma fonte austera, que lembra vagamente Bottle Kaps (de Alex Kaczun) ou semelhante a Koloss SB (desenvolvido por Jakob Erbar).
Letras sem serifa, em negrito e largas. Por isso, parece que o nome do fabricante é “pesado”. Os designers tentaram criar essa impressão para se concentrar nos produtos da empresa, sua durabilidade e confiabilidade.
Novo logotipo
O emblema de estreia era monocromático: as letras pretas tinham um fundo totalmente branco. Posteriormente, os desenvolvedores corrigiram essa omissão, oferecendo muitas versões com novas paletas. Por exemplo, eles repintaram uma palavra de azul usando vários tons de uma vez. O gradiente suave permitiu uma percepção tridimensional. Também havia variantes com um “Liebherr” preto dentro de um retângulo amarelo brilhante.
Quanto à evolução do tipo de letra, ela passou despercebida. Inicialmente, o espaçamento das letras era médio. Então, os tipógrafos mudaram as letras e a inscrição tornou-se bastante compacta. Mas os experimentadores não pararam por aí e reduziram tanto as lacunas entre os sinais que complicaram a percepção visual do logotipo.
No entanto, isso pode ser considerado um diferencial do Grupo Liebherr. Este efeito torna o emblema muito reconhecível. Alguém acha que até simboliza a alta qualidade da tecnologia de marca.
Fonte e cores do logotipo
Confiabilidade, estabilidade, solidez, praticidade – esses são os princípios fundamentais que a gestão Liebherr reflete em sua logomarca. A empresa escolheu uma marca nominativa para expressar o conceito. Embora não haja nenhum gráfico nele, seu papel é desempenhado pelo texto, então cada letra é percebida como um elemento separado desenhado que mais se assemelha a uma figura geométrica.
Os símbolos são tão largos que seus lados parecem retângulos verticais, não as pernas de letras. Mas, apesar da maciça, as lacunas internas são claramente visíveis, pois os designers escolheram um fundo contrastante. Isso pode ser visto especialmente bem na versão atual, onde os sinais são arredondados e aerodinâmicos.
O emblema usa uma fonte única que não tem análogos, embora externamente se assemelhe a dois tipos de fontes ao mesmo tempo. Assemelha-se a Bottle Kaps em tamanho de lados e Koloss SB em estilo. Ou seja, desde a primeira versão possui largura e maciez, e da segunda – rigor e uniformidade. Ambos os conceitos são refletidos no logotipo.
A paleta de letras é sempre escura. Principalmente preto é usado em um fundo branco. O azul com transição gradiente é raro e depende principalmente da tonalidade dos elementos vizinhos.