Leroy Merlin é uma marca francesa de jardinagem e casa mundialmente famosa fundada em 1923. Possui 464 lojas que empregam 88 mil pessoas. Introduzido na América do Sul, Europa e África. Faz parte da empresa europeia ADEO, propriedade da família mais rica da França – Mulliez (85%).
Significado e história
Quem é Leroy Merlin?
Hipermercado de construção francês com escritórios em 13 países em três continentes. A sede está localizada em Lille. Propriedade da Associação da Família Mulliez.
Leroy Merlin é um projeto conjunto de um casal francês, que começou com uma pequena loja que Adolf, de 19 anos, herdou de seu pai. Comercializando materiais de construção e casas pré-fabricadas, o casal passou por vários altos e baixos. As crianças adicionaram escala ao seu negócio. Eles registraram L’enchanteur Leroy Merlin na década de 1950, equiparam a sede e criaram uma rede de lojas de bricolage operando nos subúrbios. Em 1981, a empresa, que consistia em 33 lojas, foi comprada pela maior empresa Auchan. Com a ajuda de um novo proprietário, expandiu-se para além da França, absorvendo 17 empresas. Este conglomerado, juntamente com as marcas Auchan, foi transformado no grupo ADEO.
O conhecido logotipo da empresa mudou três vezes. Cada uma das mudanças refletiu uma nova etapa no desenvolvimento da Leroy Merlin.
1923 – 1968
O logotipo deste período não foi preservado. Antes da Segunda Guerra Mundial, a Leroy Merlin era uma única pequena loja que vendia mercadorias para os moradores locais e, provavelmente, não tinha logotipo. Durante a Segunda Guerra Mundial, a saída fechou e seus bens foram confiscados para o esforço de guerra. E no final dos anos 40, o casal teve que recomeçar o negócio. Assim, o primeiro logotipo conhecido da empresa surgiu depois que os filhos de Adolf e Rosa, Bernard e Leonel, assumiram o negócio.
1968 – 1980
O primeiro sinal visual conhecido foi desenvolvido depois que os irmãos registraram a empresa Leroy Merlin Enchantment (mais tarde Leroy Merlin SA) e começaram a abrir massivamente futuros hipermercados de construção. Nos anos 50 e 60, esses estabelecimentos eram chamados de Do It Yourself (faça você mesmo).
O logotipo consistia no nome da antiga loja-mãe e da empresa atual: Leroy Merlin. O sinal divisor na forma de uma pequena linha vertical entre as duas partes do emblema indicava os dois nomes dos fundadores.
Para a inscrição, foram utilizadas letras maiúsculas, alongadas e agrupadas, que simbolizavam estreita cooperação e trabalho em equipe. No início, o casal Leroy, e depois seus filhos, trabalharam juntos para construir um negócio. Brigadas de carpinteiros, pedreiros, pintores também trabalham juntos. Apenas seu trabalho em equipe ajuda a criar uma casa.
Uma linha fina preta é desenhada acima do nome, criando a impressão de uma tábua ou haste de metal em cima. O design evocava uma sensação de peso pressionando as letras. Ao mesmo tempo, o logotipo permaneceu reto e inflexível, o que indicava a força especial dos produtos Leroy. E também na firmeza e confiabilidade da própria empresa.
A parte proeminente do logotipo era a letra “O” no sobrenome Leroy. É feito em forma de círculo, dentro do qual se inscreve de perfil a figura de uma pessoa, pintando a letra por dentro. Seus braços estão dobrados e levantados, e sua cabeça é desenhada em forma de pincel. O círculo está associado a tubos, cabeças de pregos e rolos – vários detalhes necessários para o mestre.
Apesar do logotipo não indicar diretamente a direção da empresa, todos os detalhes da imagem, desde o sinal divisor até a estatueta, formavam uma associação com o canteiro de obras, artesãos e materiais de construção.
1980 – 1996
No final dos anos 70, a empresa passou por dificuldades financeiras e no século 79, após a morte do fundador da empresa, Adolphe Leroy, a grande corporação francesa Auchan comprou 50% das ações. E no dia 81, após a morte de Bernard, ela comprou a empresa por completo. Com o advento do novo proprietário, a ideia do logotipo foi revisada.
De acordo com o novo conceito, o principal objetivo da marca é ajudar as pessoas a criarem a casa dos seus sonhos. Isto é o que diz o triângulo no centro da composição. É um símbolo do telhado da casa, o gramado verde à sua frente, bem como uma sugestão de progresso gradual em direção ao seu objetivo, até o topo – a casa ideal.
Os dois nomes dos fundadores são colocados nos lados do triângulo. Na metade esquerda de Leroy de baixo para cima. O arranjo primário e a escrita de baixo para cima indicavam o caminho percorrido pela família Leroy antes do surgimento da empresa (o pai de Adolf também estava envolvido na venda de materiais antes da Primeira Guerra Mundial). O sobrenome de Rosa, Merlin, é colocado no lado direito da figura e é direcionado de cima para baixo. Visualmente, parece maior e mais rico. Simboliza a prosperidade e o desenvolvimento que veio para a família ao fazer negócios juntos.
A composição é colocada em um retângulo com fundo esverdeado bem claro.
1996 – presente
Na década de 90, a empresa abriu filiais na Espanha, Polônia, Itália e Brasil, e começou a adquirir outras redes. O logotipo sofreu pequenas alterações para refletir a expansão.
As lojas de bricolage já eram chamadas de hipermercados e a insinuação da produção caseira de stencil foi embora. Portanto, a fonte foi alterada para uma mais uniforme, impressa, sem serifa.
O retângulo com o fundo verde claro foi retirado, como se ampliasse os horizontes da empresa, permitindo que ela se elevasse e se espalhasse mais amplamente. O triângulo central se iluminou, lembrando brotos jovens – um símbolo de novas lojas, jovens ramificações da empresa.
Fonte e cores do logotipo
As cores principais do logotipo são preto e verde.
- O verde é a cor da vida e da positividade, símbolo de renovação que vem com os reparos, indicação de produtos de jardinagem. A sombra mostra que, graças aos produtos da empresa, a casa se transforma em um lugar confortável e agradável para morar.
- Preto – um indicador de confiabilidade, perseverança, superação de dificuldades. O negócio da família Leroy entrou em declínio três vezes e reviveu três vezes.
O logotipo dos anos 80 usa a fonte Stencil Antiqua EF Rough. Era como se o nome tivesse sido escrito à mão sob um estêncil, o que era outra indicação de uma loja de bricolage. No emblema moderno, a fonte é semelhante ao ITC Eras Std Bold com uma letra R incomum.