Led Zeppelin é uma banda lendária formada em 1968 no Reino Unido. É o mais influente e inovador da história do hard rock, lançando as bases para o conceito de “álbum rock”. Era formado por quatro músicos que combinavam vários estilos: folk rock, heavy metal, blues rock e hard rock. Eles ainda estão rodeados de atenção, fama, reconhecimento e prêmios, um dos quais foi recebido bem recentemente – em maio de 2006.
Significado e história
O emblema clássico do grupo musical surgiu cinco anos após sua fundação – em 1973. O atraso decorre da mudança do nome da banda de New Yardbirds para Led Zeppelin. Então, uma etiqueta em preto e branco na forma de letras estilizadas começou a piscar em muitos álbuns e rapidamente ganhou fama. Os membros da banda e seu logotipo agora são apresentados no Rock and Roll Hall of Fame.
Fonte e cores do logotipo
A principal variante da identificação visual dos roqueiros britânicos é o nome artisticamente desenhado da banda. Letras pretas finas de formato irregular estão localizadas em um fundo branco. Em estilo, eles se aproximam dos sinais místicos que foram escritos em pedras e runas. Símbolos de tamanhos diferentes são combinados de forma compacta entre si e, para que as palavras “Led” e “Zeppelin” não se fundam, colocam um travessão entre elas.
Existem também logotipos individuais para cada membro do grupo. São pequenos signos em forma de combinação de diferentes formas geométricas e outros elementos em uma interpretação livre. John Paul Jones e John Bonham retiraram-nos do Livro dos Sinais de Rudolf Koch. Robert Plant desenhou seu próprio emblema, inspirando-se na suposta civilização Mu. E Page nunca deu uma explicação para a marca pessoal, embora ele mesmo a tenha criado. Todas as quatro opções apareceram na capa do quarto álbum de estúdio.
Durante sua longa existência, Led Zeppelin teve muitos elementos de identidade visual. Um deles é Ícaro. Ele apareceu em 1974 na gravadora Swan Song. O design foi baseado na arte de William Rimmer. Este símbolo é considerado o mais icônico.
O logotipo dos músicos britânicos foi personalizado desde o início. Todas as letras têm formas e tamanhos diferentes. A única coisa que os une é o estilo. Eles são mantidos em um desenho geométrico rigoroso, complementado por serifas claras e linhas alongadas. Por exemplo, “E”, “Z”, “P” são alongados e o lado direito da letra “N” é chanfrado para baixo e se estende além da borda comum. Além disso, os músicos tentaram garantir que nenhum símbolo idêntico aparecesse em seu emblema.
Mas com a cor, tudo é muito mais simples: para o logotipo, a banda de rock escolheu uma combinação clássica de contraste de preto e branco. Enquanto as capas de seus álbuns são ricas em paleta.