La Poste é a maior operadora postal da França e um monopólio no mercado interno. Legalmente, tem o estatuto de sociedade por quotas, pertence à Caisse des Dépôts et Consignations e ao Estado. A organização também se concentra em serviços bancários, seguros, comunicações móveis, e-commerce e serviços digitais. Além disso, tem raízes muito antigas, visto que o ano do seu aparecimento é 1576, altura em que, por decreto do rei D. Luís XI, foi criado um serviço especializado, que se tornou o progenitor do moderno sistema postal francês.
Significado e história
O empreendimento atual é o resultado da evolução das casas postais estabelecidas pela corte real em 1477 para entregar as mensagens imperiais. Em 1576, eles também foram autorizados a se envolver na distribuição de correspondência privada. Em 1879, os correios entraram na estrutura geral junto com o telégrafo e o telefone. O novo serviço é denominado PTT.
As principais etapas do desenvolvimento da empresa postal francesa refletiram-se naturalmente na sua identidade, que remonta à primeira metade do século XX. A história do logotipo da La Poste remonta a 1900. Desde então, o serviço mudou nove personagens de identificação pessoal.
1900 – 1930
O logotipo parece um monograma feito de linhas finas e letras entrelaçadas. Entre os símbolos, destaca-se claramente um “P” alongado, localizado no centro do emblema. As linhas do monograma são suaves e aerodinâmicas, com curvas. Uma exceção é a perna “P” com uma ponta afiada na extremidade devido ao corte oblíquo. Todos os elementos são coloridos em preto.
1930 – 1934
Nesta versão, a inscrição tornou-se mais distinguível: não só “P” é visível, mas também dois “T” distintos sobrepostos um ao outro. Cada carta denota o tipo de serviço prestado e a direção do trabalho: correio, telefone, telégrafo. O monograma está localizado em um oval alto e branco com uma moldura preta. A inscrição é escura, o que corresponde aos emblemas monocromáticos da época. As pernas das placas impressas têm extensões na parte inferior e formam uma espécie de ramificação, simbolizando três serviços paralelos.
1934 – 1953
A abreviatura permanece a mesma – “PTT”, onde cada símbolo indica o tipo de atividade da empresa. Mas a forma das molduras, assim como o estilo das letras, mudou drasticamente. Desta vez, os desenvolvedores usaram uma fonte angular e massiva com linhas largas. Nesta versão, o “P” ocupa todo o espaço do logotipo, enfatizando que o correio é básico. Considerando que os dois “T” s são menores e estão abaixo dele. Cada letra é seguida por um grande ponto quadrado. A inscrição está localizada em forma oval horizontal com pontas recortadas.
1953 – 1960
Em meados do século 20, os designers propuseram um logotipo em forma de etiqueta redonda para o serviço postal. Dentro do ícone estão um “P” e dois “T”. Mas desta vez eles são do mesmo tamanho, o que transmite sua equivalência.
1960 – 1978
O autor do novo logotipo é o artista Guy Georget. Com base no conceito, o ícone representa um pássaro voando rapidamente para a frente (provavelmente uma andorinha). O corpo é feito em forma de flecha com cauda bifurcada e as asas são listras trapezoidais (duas de cada lado). Há também uma inscrição indicando que este é o emblema dos serviços postais e de telecomunicações. As cores primárias são amarelo e azul.
1978 – 1984
Os desenvolvedores viraram o pássaro de perfil, removendo a segunda extremidade da cauda e pintando as asas dobradas na posição superior. Isso deu ao logotipo uma sensação dinâmica porque as asas agora são alongadas e o corpo é mais afiado.
1984 – 2005
À versão existente, os designers adicionaram um retângulo diagonal amarelo e a inscrição “La Poste”. A imagem de um pássaro voando foi usada como ícone, movida para o final da inscrição.
2005 – 2012
Outro redesenho trouxe algumas pequenas alterações. Um oval com um pássaro direcionado para a frente apareceu no logotipo. É colocado no fundo de uma estreita faixa cinza com o nome do serviço postal. No lado esquerdo, um reflexo é visível, como de um sol forte.
2012 – 2018
Em 2012, surgiu a necessidade de um novo emblema que atendesse aos modernos requisitos técnicos. Portanto, a administração aprovou uma placa amarela oval com um pássaro azul e destaques sutis que a tornam tridimensional. Abaixo, sobre um fundo branco, está escrito “La Poste”.
2018 – presente
O logotipo atual é quase exatamente igual à versão anterior. As diferenças dizem respeito apenas à falta de tridimensionalidade, brilho e sombras. Além disso, há um gradiente distinto do amarelo escuro ao claro. A fonte da inscrição também foi alterada.
Fonte e cores do logotipo
Se nas primeiras décadas o emblema parecia mais um monograma monocromático, agora é um sinal distintivo completo com sua própria autenticidade. O elemento principal é um pássaro azul, localizado de lado com as asas dobradas para cima, como se estivesse batendo as asas. O corpo é feito na forma de uma seta truncada apontando para a direita. O segundo detalhe mais importante é o oval amarelo. Saiu em 2005.
Os primeiros foram os monogramas ornamentados no antigo estilo inglês. Uma variação da fonte Harrison Serif Pro Medium Italic foi então aplicada. Em seguida, a inscrição passou a ser executada na fonte Niemeyer Medium Italic. O logotipo moderno usa uma versão que mais se assemelha a Adrianna Extended Demibold e Days Sans Bold. A paleta de assinatura inclui amarelo quente e azul marinho.