Kohl’s é uma cadeia de lojas de departamentos de varejo dos Estados Unidos, administrada pela corporação de mesmo nome. Começou a partir de uma modesta esquina vendendo mantimentos. A primeira localização da loja é a cidade de Milwaukee (Wisconsin). Agora sua sede está localizada em Menomonee Falls do mesmo estado, e a rede possui cerca de 1160 pontos de venda. O fundador desta maior empresa americana é Maxwell Kohl, um migrante com raízes polacas. Ele construiu seu primeiro supermercado em 1946.
Significado e história
Apesar de 1946 ser considerado o ano oficial do surgimento da cadeia de lojas de departamentos de alimentos, suas origens são muito mais profundas – em 1927. Foi então que o polonês criou um ponto de venda onde vendia vários produtos alimentícios e utensílios domésticos padrão. Mas ele não parou por aí e passou a se tornar mais bem sucedido. Após o surgimento do supermercado em 1946, o empresário focou na consolidação e em 1962 tornou-se dono de uma extensa rede.
Em 1972, a British American Tobacco assumiu o controle, mas a família Kohl ainda estava no comando. No final dos anos 70 do século passado, a trading foi adquirida pela BATUS Corporation. Em 1992, um grupo de investidores assumiu a cadeia pública da Kohl. Durante todo esse tempo, a empresa vem se desenvolvendo ativamente, abrindo novas lojas e expandindo a gama. Em 1986, ela tinha 40 lojas de departamento e, em dois anos, adicionaram mais 27 lojas. Durante os anos 2000, a rede cobriu 49 estados.
Além disso, a marca introduziu tecnologias progressivas. Por exemplo, ela lançou seu próprio sistema de cartões, pagamentos por código QR e Apple Pay. Sua gama de produtos também se expandiu: incluía não apenas produtos alimentícios, mas também produtos alimentícios, além de joias, roupas e assim por diante. A Kohl’s dá muita atenção à identidade visual. Para fortalecer sua posição no mercado, a marca contratou a agência de publicidade DeVito/Verdi, de Nova York, que elaborou sua imagem nos mínimos detalhes. Ao longo de toda a existência das lojas de departamento, elas receberam quatro tipos diferentes de emblemas, que também serviram como letreiros.
1946 – 1962
Apesar do fato de a empresa se chamar Kohl’s Food Stores, apenas uma palavra foi representada no logotipo – “kohl’s”. Ao mesmo tempo, a conexão do emblema com a família dos fundadores foi preservada no futuro, apesar da mudança de status e do proprietário das lojas de departamento. A inscrição estava em negrito, minúscula. O único elemento fino era o traço superior direito “k”. Entre o “l” e o “s” havia um grande apóstrofo fora do padrão. Parecia um trapézio vertical, ligeiramente virado na diagonal. A última letra ficava a uma distância do resto, então a distância entre ela e outros caracteres era maior.
1962 – 1979
Após a mudança de proprietários, a marca passou pelo primeiro redesenho, após o qual seu simbolismo mudou radicalmente seu estilo. A primeira letra da inscrição foi alterada para maiúscula, enquanto o restante, de acordo com a ortografia inglesa, permaneceu em minúscula. Todos os sinais receberam serifas e “K” e “s” – também cachos. A inscrição era inclinada, quase inteiramente coerente, pois as letras estavam conectadas. O espaço foi preservado apenas entre “o” e “h”.
O último caractere da palavra “Kohl’s” saiu do fundo e ocupava duas linhas. Sob o nome principal da marca, apareceu sua segunda parte – “Department Stores”. A frase estava localizada na parte inferior e escrita em letras miúdas finas. O apóstrofo tornou-se clássico e distinto. Todo o texto era branco. O fundo era um retângulo preto.
1979 – 1983
A próxima atualização de identidade trouxe um logotipo intrincado. Em vez de caracteres impressos, apareciam nele manuscritos, mas sem itálico, pois o traço era estritamente vertical. A palavra “Kohl’s” recebeu a aparência de uma assinatura pessoal para dar a impressão de que a cadeia de lojas era personificada e de propriedade de um indivíduo, e não de um grupo de empresários. Assim, os compradores passaram a ter mais confiança nas lojas e a empresa passou para um estágio mais alto de desenvolvimento.
As letras no logotipo eram finas, grandes, sem serifas. A ênfase principal foi colocada no estilo de escrita do tipo loop: todos os caracteres tinham loops, com exceção do “s”. “K” era maiúsculo e o maior – ia além do fundo da linha. Na parte inferior estava a segunda parte do nome da marca, impressa em tipo. Os desenvolvedores removeram o fundo escuro, então eles repintaram o texto em preto para que contrastasse bem com o espaço em branco.
1983 – 1987
As mudanças em 1985 foram significativas. Como resultado, a gestão da cadeia de lojas aprovou um emblema radicalmente diferente. A frase “Department Stores” desapareceu dele, pois a marca se tornou amplamente reconhecível. Isso permitiu que os proprietários encurtassem a inscrição e tornassem o logotipo universal – para designar não apenas a marca, mas também a empresa. Agora o emblema era representado por letras largas impressas, sem preenchimento sólido, com contorno em negrito.
1987 – presente
O novo logotipo da Kohl, ou seja, as letras, recebeu um preenchimento sólido na cor cereja corporativa em vez do contorno. Agora é usado em todos os lugares – em marketing, em placas, em rótulos e em documentos comerciais. A palavra “Kohl’s” é digitada em caracteres de impressão largos com o mesmo espaçamento de letras entre todos os caracteres. O apóstrofo não se parece com uma vírgula, mas como um ponto em negrito com um pequeno traço na parte inferior.
Fonte e cores do logotipo
A identidade da rede de negociação evoluiu de uma forma simples para… simples. Ela tinha o visual mais complexo entre sua estréia e o logotipo atual. Isso se deve ao nome composto, que continha várias palavras.
Se nas primeiras versões do emblema era usada uma fonte fina, a versão atual é feita em uma fonte muito ousada e atarracada da família Helvetica. Atualmente, a paleta de logotipos da Kohl consiste em uma combinação de branco e bordô #800033. Pela primeira vez foi aplicado em 1985, e até então prevalecia o monocromático preto e branco.